segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Plano Identidade

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe".
Jean Piaget
Para trabalhar identidade juntei um pouco de cá e outro tanto de lá.... Pesquisei em vários Blogs e fui "tirando" o que achei mais legal.

http://blog.orolix.com.br/blog/brincandoeducando

http://jacirinha.blogspot.com/2007_09_01_archive.html

http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/aconstrucaodaidentidade.htm

http://www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net/index_arquivos/Page345.htm

http://blog.orolix.com.br/blog/brincandoeducando/

Estas sugestões foram utilizadas no início de 2008 e deram muito certo! Nosso objetivo era trabalhar identidade falando do corpo humano, pensando que é a partir da exploração do seu próprio corpo e dos amigos que iniciam as construções dos conhecimentos e habilidades principais.
Identidade
Identificar os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos. Esse processo de autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da vida, é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente. A escola, assim, tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada aluno, onde os indivíduos estão mais disponíveis à aprendizagem, ao se identificar com o modelo de ser humano que lhe é apresentado. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade tem a função de distinguir, marcar as diferenças, sejam elas, físicas, emocionais e comportamentais, dos indivíduos. Sendo assim, de nada adianta prepararmos planejamentos especiais para trabalhar a identidade, se não é respeitado o ritmo de cada criança em sala de aula. Estratégias - Na roda, conversaremos de forma informal sobre cada parte do corpo: boca, nariz, orelhas, braços, mãos, tronco, pernas, pés... Para que servem? – O professor deve provocar as crianças com esta pergunta para cada parte do corpo que for citada. - Vamos cantar e dançar a música: Cabeça, ombro, joelho e pé... - Confeccionaremos um Mural de alturas, pintado por eles e com uma foto para identificar a criança.
- Vamos fazer a brincadeira: Canoa Virou. Colocando o nome das crianças na música; - Vamos carimbar nossas mãos nas sacolinhas de atividades; - Vamos fazer um auto-retrato usando prato descartável; - Conversaremos sobre o corpo, quais as diferenças entre eu e meu amigo. Ex. cabelo, cor da pele, altura, mostrando para as crianças que cada um é único, diferente e especial. - Levarei para sala um espelho dentro de uma caixinha, sempre dizendo que dentro dela tem um tesouro, esta caixa passara por todos os amigos, esta é a regra da brincadeira: Manter segredo, quem ver não poderá contar, somente depois que todos verem. - Para uma melhor comunicação entre escola e família, enviaremos para casa uma entrevista para ser preenchida pelos pais, as crianças deverão saber do que se trata e para que servirá as informações registradas; Quem sou eu? Meu nome é: ________________________________________ Tenho ____ anos. Nasci no dia ___/___/___. Meu endereço é: ____________________________________________________________________________________________________ Meu telefone é: ______________. O nome da minha mãe é:________________________________ O nome do meu pai é: __________________________________ Na minha família também tem: _____________________ que eu gosto muito e cuida de mim. Minha altura:__________. Meu peso: ____________. Cor dos olhos: _________________. Cor dos cabelos:________________. - Desenhar no bolo o número de velinhas referente à sua idade
- Cada criança deitará sobre uma folha de papel para que possa desenhar a silhueta dela. Recortaremos o contorno, e vamos escrever o nome da criança e entregar a ela para completar o desenho com olhos, mãos, joelhos etc. Nesse momento, incentivar a criança a observar o próprio corpo. - Vamos trabalhar os órgãos dos sentidos, para perceberem o tato, levarei um livrinho com alguns produtos previamente bem colados para que descubram de olhos vendados no que estão tocando. Ex. Macarrão, botão, lã, lixa, palito de fósforo, algodão, esponja. - Faremos uma pesquisa com a família de quais os cheiros e gostos que mais gosto, colando rótulos. - Para trabalhar a audição, confeccionaremos um livro com as histórias que mais gosto de ouvir. - Vamos experimentar sabores diferentes. Ex. Açúcar, chocolate em pó, leite em pó, sal. Cada amigo deverá provar algum deles e adivinhar o que provou. - Faremos em papel Canson o desenho do que mais eles gostam de comer. - Faremos quebra-cabeça do corpo humano - Para finalizar o projeto sugerimos a criação de um boneco do tamanho das crianças feito de sucata – Nomeá-lo, listar suas características de personalidade e caráter, cada parte do corpo que for sendo criada o professor aproveita para revisar tudo que já trabalharam.
Dinâmicas: Idéias da Amiga Edimara 1) Eu sou... e você, quem é? Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar. O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?" A dinâmica pode ser feita com o grupo sentado sem a roda girar. 2) Apresentante: Material Necessário: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.) Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa. Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da vontade de cada um. 3) Alô, alô! Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a auto-estima. 4) Abraçando amigos formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo." É importante que o educador esteja atento para que todos participem.

16 comentários:

Criando e Copiando Sempre disse...

Oi Ju! Passei pra agradecer a sua visitinha e conhecer o seu cantinho. Parabéns!!! Tomei a liberdade de colocar o seu link no meu blog.
Beijos e fique com Deus
Celia

disse...

Ju

Gostei bastante de seu plano. Vou indicar seu blog para as minhas amigas da Ed. Infantil ta?

Beijinhos,
Dê.

Bruna Vaz disse...

oie tem um desafio para vc no meu acantinho.
bjinhuxxx

Naurelita Maia disse...

Que lindo o seu blog.
Adorei as idéias.
Sou orientadora e coordenadora.
Irei passá-la para as minhas colegas.Quero ser sua seguidora!
Beijocas

jaque-umei disse...

oi Juce, muito bom seu projeto identidade, também estou na educ.infantil, agora na vice-direção, e não quero perder o contato com a pratica, bjs

Ritiiiiinha disse...

Oi!
Espreite o meu Baú, tem lá um presentinho.
Beijinhos

Professora Maria José disse...

Olá!
Obrigada pela sua visita no meu blog!

Adorei também o seu blog e fiquei sua seguidora!

Bom fim de semana!

Lizzy e Zandrinha disse...

Oi querida!!!
Estou passando para te parabenizar pelo blog e para dizer que deixei um presentinho lá no meu blog para ti... Dá uma passadinha por lá...
Beijinhos... Lizzy

Carine disse...

Olá, gostei muito das suas idéias, vou adaptá-los para minha turminha de maternal de 2 aninhos.
A sua turminha tbém é de maternal?
Bjs!!!!

Carine disse...

Olá, gostei muito das suas idéias, vou adaptá-los para minha turminha de maternal de 2 aninhos.
A sua turminha tbém é de maternal?
Bjs!!!!

Angelita disse...

Gostei muito de suas idéias, vou adaptar algumas e aplica-las com minha turma, pois estou trabalhando com o Projeto Identidade.
Um abraço!
Ange,Dourados/MS

Anônimo disse...

Nossa! Amei o trabalho com identidade estou trabalhando com uma turma de 3 anos e vai me ajudar demais, amei, amei, amei... Admiro quem tem um blog, não tenho tempo e nem jeito pra fazer, que bom que existem pessoas como vcs.
Obrigada pelas dicas.
Prof Fê

Dany disse...

Ei.. gostei muito do seu blog,tem idéias legais e muito criativas, achei um máximo..sou educadora e trabalho com maternal de 3 anos super bjo!

andresa disse...

adorei seu cantinho vai me ajudar muito

Jacqueline Oliveira disse...

Lindo seu trabalho! Estou realizando meu primeiro sorteio em meu blog, passa por lá depois para ler as regrinhas, participar e me dar uma forcinha! Abraços! http://jacquelineamaeducar.blogspot.com/2011/09/sorteio-no-blog-jacqueline-ama-educar.html

Anônimo disse...

Adorei suas atividades! Vou salvá-las
para trabalhar com as crianças.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...