Adsense

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Mais atividades para o Projeto Circo na Educação Infantil

Mais coisinhas de Circo...


Gravata feita de cartolina e papel crepom ... 

  Chapéu também feito de cartolina e papel crepom...

Atividades para o Projeto Circo na Educação Infantil

O CIRCO CHEGOU!!!!
Mais uma vez juntando tudo que achei montei meu planejamento sobre circo... Coloquei aqui apenas sugestões de atividades. Estes foram os blogs ou sites que visitei e tirei idéias:
ESTRATÉGIAS-
Início de conversa: Na roda de conversa, faremos as devidas apresentações, cada aluno deverá falar seu nome, o que mais gosta de comer, onde mais gosta de passear, quantos anos tem, etc. Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais. A partir deste ponto começaremos a conversar sobre o circo, pedirei às crianças que contem como ele é... o que tem lá... porque as pessoas vão ao circo... quem trabalha no circo... depois de uma boa conversa faremos o registro das informações. -Mostrarei imagens de profissionais que trabalham no circo, para serem reconhecidas pelas crianças, depois montaremos um mural colocando a imagem e o nome do personagem. -
 Vamos ouvir música referente ao tema, cantar e dançar. -Confeccionaremos circo usando papel sulfite.
-Faremos a releitura da obra Palhaço de Romero Brito.
- Faremos relação quantidade e numeral de diversas formas. -> O palhaço tem nome? Tem sim Senhor!!! E você? Cada criança escreverá seu nome de diversas formas. ->Faremos uma pesquisa com a classe, perguntando: Quem já foi ao circo e quem nunca foi, vamos colher as informações, e registrá-las através de gráfico.
- Conversaremos sobre o que é circo, fazendo o registro de cada resposta dada pelas crianças. Mostrarei às crianças uma imagem da tela Palhacinhos na gangorra de Candido Portinari.
-Confeccionaremos: chapéu do palhaço e gravata. ->Faremos maquiagem de palhaço, depois vamos brincar de fazer palhaçadas. Em um colchão vamos virar cambalhotas. Faremos móbile de palhaço, estimulando a coordenação motora.
-Se eu fosse um mágico tiraria da cartola??? Faremos desenho através deste tema? ->Vamos conversar sobre os alimentos que são vendidos no circo. 
-Na culinária vamos estourar pipoca. ->Vamos confeccionar desenhos de animais que vivem no circo. -Faremos atividades enfatizando as vogais “A” e “I”. 
-Contarei as crianças a história da contagem, como e para que surgiram os números, depois faremos contagem das bolinhas do malabarista.
-Confeccionaremos o chapéu do mágico.
-Na quadra, vamos brincar de espetáculo: -Com o desenho de uma linha no chão vamos brincar de equilibrar, fazendo de conta que estamos lá no alto. Usando Bambolê, todos os amigos deverão passar por dentro dele. Usando bolas da piscina de bolinhas, vamos imitar os malabaristas. Vamos ouvir músicas sobre o tema, cantar e dançar. Vamos fazer o rosto do malabarista. Vamos ouvir a música Bailarina, registrar através de desenho. Vamos confeccionar um cartaz explicando o que cada amigo pensa sobre o que é circo.


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Presentinho!!

Selinho do Espaço Educativo Vivendo e Aprendendo Este presentinho ganhei da amiga Leila Bambino do espaço Educativo Vivendo e Aprendendo!

Foi criado para presentear as amigas comprometidas com Educação de um modo geral. Gostaria que as indicadas abaixo levassem consigo este selinho, criado com muito carinho.

Muitos beijos e sucesso sempre!!

São elas:

http://algodaodocebiscuit.blogspot.com/ http://blog-artssi.blogspot.com/ http://brincandoeducando2.blogspot.com/ http://marciliacampos.blogspot.com/ http://magicainfantil.blogspot.com/ Atenção as regras: 1-Escolher no mínimo 3 blog's, não há limite máximo (pode ser quantos vc desejar); 2 - A regra é que o blog homenageado deve ser educativo ou relacionado a educação; 3- Os blog's escolhidos devem ser ativos com postagens atuais; 4- Link quem te ofereceu o selinho e deixe o link dos homenageados.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Candido Portinari e Fernando Bottero

Incentivo a uma alimentação de qualidade!!
Adoro trabalhar usando obras de arte...
Durante o projeto de educação Nutricional apliquei uma idéia dada pela minha professora na faculdade. Usando as Obras:
 Família Botero Retirantes
Fizemos uma comparação entre elas
observando as diferenças, cada criança falava o que entendia da obra e eu fui escrevendo. Procurei enfatizar o que fez a diferença entre as famílias...
O que será que eles comem??? Como e do que se alimentam???
Será que comem frutas e verduras??? Quantas vezes por dia eles alimentam-se... Será que vivem só bebendo refrigerante??? Será que a família de Retirantes tem o que comer???

Vaso antidengue!

Fiz este vaso com minha turminha do maternal...

http://reciclagem-artesanato.blogspot.com/2008/10/como-fazer-um-vaso-antidengue.html Revista Professor Sassá http://www.professorsassa.com.br/
Cortar a garrafa pelo meio...
Não esqueça de fazer um furo na tampa da garrafa para sair a água!
Cada aluno deixou o vasinho na sua cor preferida! Plantamos sementes de flor...
Fiz plaquinhas de papel sulfite e palito de sorvete com o nome das crianças...
Eles mesmo colocaram o nome no vasinho antidengue!

Quantidade X Numeral

Na porta da sala coloquei sacos plásticos em cada saquinho coloquei um número ... de 0 a 9 Junto com as crianças contei a história de uma fazenda... e conforme ia contando... falando sobre os animais... fui colocando cada bichinho em seu lugar...
1 hipopótamo... 2 patinhos... 3 galinhas... 4 porquinhos... 5 sapinhos... 6 pássaros...
... e assim por diante...

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Decoração para sala de aula - Tema: Fundo do Mar

Decoração para Sala de Aula - Fundo do Mar!!!



O bebedouro ganhou uma carinha nova com o mesmo tema!!!
Cantinho da leitura... 

Mural do tempo
Este calendário deu uma mão-de-obra!!!! 


 Usei um estilete para fazer pequenos cortes onde deverão ser trocadas as informações a cada dia... Coloquei clipes para fixar os meses e os dias...

Mural de Aniversário
Para encapar as latas usei retalhos...


 
A amiga Daiane aproveitou revistinhas do Sesinho antigas e encapou as caixas que serão usadas durante o ano na sala da professora Silvia...
Aproveitou e encapou o armário com o mesmo material..
 


Moldes