Adsense

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Ideias variadas para brincar de Corda!



Olá pessoal! 
Que saudade... quando era bem pequena passávamos o recreio todo
brincando de corda ou de roda... era uma festa!
Hoje o interesse das crianças é outro... o mundo é outro, tudo muito moderno e eletrônico!
Mas depende de nós, levar nem que seja apenas em alguns momentos estas brincadeiras antigas que dão
tanto resultado na aprendizagem!

Brincar de corda é um excelente exercício para equilíbrio, coordenação motora
grossa e fina sem contar, favorece a desinibição, ajuda na alfabetização, no entendimento das rimas, enriquece o vocabulário e, sobretudo, estimula o trabalho da memória e do foco de atenção. 

Vamos Pular?

1. Pular cobrinha: segure a corda pela ponta e faça ondulações horizontalmente no chão, começando com ondas pequenas e aumentando o tamanho gradativamente, sempre desafiando as crianças a saltar sem deixar que a corda as toque.

2. Aumenta, aumenta: segure com um aluno as extremidades da corda e desafie as crianças a pular. A corda inicialmente estará tocando o chão, mas deverá ser erguida toda vez que o grupo todo conseguir saltá-la.


3. Reloginho: forme uma roda com as crianças e fique no centro segurando a corda pelas duas pontas. Vá girando e arrastando uma das pontas pelo chão como se fosse o ponteiro de um relógio. As crianças devem saltar o ponteiro sem deixar que ele toque seus pés.

4. Zerinho: gire a corda com mais um aluno enquanto as outras crianças devem tentar atravessar para o outro lado passando por baixo da corda correndo, sem saltá-la.

Confira também as sugestões da historiadora Maria das Graças Brandão Soares para cantar com as crianças enquanto brincam:

1. Um homem bateu em minha porta: Um homem bateu em minha porta e eu abri. Senhoras e senhores, ponham a mão no chão (a criança que está pulando deve tentar encostar a mão no chão enquanto pula). Senhoras e senhores, pulem de um pé só (a criança que estiver pulando deve tentar pular com apenas um pé). Senhoras e senhores, deem uma rodadinha (a criança roda, ficando do lado oposto). E vão pro meio da rua. (a criança sai para outra entrar na brincadeira e começar tudo de novo).

2. Roda, Valete e Rei: duas crianças seguram a corda e cantam: um, dois, três. Enquanto isso, quem está no meio pula, intercalando os números. Todos continuam cantando: roda, valete, rei, e quem está pulando tem que tomar cuidado para não se enroscar. Prosseguem cantando: quatro, cinco, seis e depois o verso roda, valete, rei novamente. Seguem contando os números sempre de três em três intercalando com o verso, até alguém errar.


3. Foguinho: duas crianças devem segurar a corda enquanto uma pula. A brincadeira consiste em acelerar a velocidade quando falam a palavra "foguinho". Duas pessoas giram a corda enquanto as crianças cantam: Salada, saladinha Bem temperadinha Com sal, pimenta, fogo e foguinho!

4. Seu namorado: as crianças entram com a corda em movimento sem tocála e vão cantando as perguntas: Qual a cor do seu namorado (a)? Negro, branco, louro ou moreno? Qual a cor dos olhos dele (a)? Verde, azul, castanho ou preto? Quantos anos ele (a) tem? É dado o início da contagem: um, dois, três etc. até o jogador errar, isto é, tocar a corda em movimento.

5. O padeiro: duas crianças seguram uma corda, cada uma de um lado, enquanto outra pula no meio (se a corda for grande mais crianças podem pular) e começam todos a cantar: Quem é? / É o padeiro. O que quer? / Dinheiro. Pode entrar que eu vou buscar o seu dinheiro, lá debaixo do travesseiro na cama de solteiro. As crianças que estão segurando a corda devem começar a bater mais forte, enquanto contam o número de vezes que giram a corda até alguém errar ou tocar a corda em movimento.

Créditos: Revista Guia Prático da Educação Infantil

Nenhum comentário: