Adsense

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Plano de Aula - Quem sou eu? - Educação Infantil


PROJETO:  QUEM SOU EU?!
  Fase II 

JUSTIFICATIVA: Este projeto foi idealizado por sentir a necessidade de proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio-histórico, e também conhecer a função da escola dentro da sociedade, os alunos ingressam na escola sem saber qual a razão porque estão sendo levados à escola, sendo que muitas vezes os pais passam a ideia de que ir à escola para “ganhar” comida, lanche, e também para brincar com outras crianças. Percebemos a necessidade de levar não só as crianças bem como as famílias a perceber que ir a escola é uma das formas de adquirir ou rever o conhecimento que cada criança traz consigo.

OBJETIVOS: - Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade. - Conhecer a história e o significado de seu nome; - Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e os órgãos dos sentidos; - Construção de outros valores de vida. - Aquisição de novas formas de relações. 

CONCEITUAIS: * Identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar. 

PROCEDIMENTAIS : * Participação em pesquisas. * Exploração de retratos. * Compartilhar experiências vividas. 

ATITUDINAIS: * Integração com os colegas e adultos no ambiente escolar. * Respeito e valorização de si próprio e com os colegas. 

JANELAS : Linguagem Oral e Escrita: - Rodas de conversas, - Leitura e escrita do nome, - Parlendas, - Advinhas, - Trava – língua, - Histórias. Matemática: - Seqüência numérica, - Contagem, - Função dos números, - Grafia de números, - Leitura de números. &n bsp; Artes: - Desenho, - Pintura, - Recorte e colagem, - Modelagem, - Apreciação. Natureza e sociedade: - Esquema corporal, - Órgãos dos sentidos, - Animais de estimação. Movimento: - Circuitos, - Brincadeiras, - Psicomotricidade. Música: - Interpretar músicas infantis, - Ouvir músicas clássicas e populares. 

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS: - Preparar o material para a Dinâmica de iniciação, “Tesouro”. - Providenciar fotos dos alunos para as atividades de auto -retrato. - Providencias material para os alunos Desenharem seus auto – retratos. - Elaborar pesquisas sobre a história dos nomes dos alunos. - Juntar revistas para serem usadas nas pesquisas em classe pelos alunos. - Confeccionar material de pesquisa e observação para uso dos alunos referentes as diferentes características físicas dos seres humanos.(pessoas altas, baixas, gordas, magras, brancas, negras, etc.). - Pesquisar os significados dos nomes da turma. - Prepara material necessário para desenvolver as seqüências de atividade a serem trabalhadas durante o projeto. (anexas ao projeto).

ETAPAS: - Em roda aplicar a dinâmica “Tesouro”. - Incentivar a observação das igualdades e diferenças no grupo, (cor dos olhos, cabelos, altura, etc.). - Propor o agrupamento de acordo com as igualdades presentes no grupo, (comprimento do cabelo, altura, meninos e meninas, etc.). - Iniciar as seqüências de atividades pela ordem proposta a baixo. 

SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES: 
1- Auto – Retrato. 
2- História do Nome. 
3- Atividades com nomes. 
4- Esquema corporal. 
5- Altura e peso. 
6- Órgãos dos sentidos. 
7- Número do sapato. 
8- Animais de estimação.

PRODUTO FINAL: Álbum Individual e mural coletivo.

Nenhum comentário: