segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Brincadeiras para os bebês que ainda ficam deitados


Brincadeiras para Berçário porque Brincar é essencial!!!!

Com cerca de três ou quatro meses, é importante deixar os bebês deitados durante alguns minutos, de costas no chão, com brinquedos à sua volta. Eles precisam ficar numa posição que facilite o movimento das pernas e braços. É natural que agarrem os brinquedos e leve-os à boca. É a fase oral.


  • Estimular a mexer braços e pernas: móbiles coloridos, sonoros, que se movimentam encantam os bebês, que se envolvem, prestando atenção e evidenciando prazer pelo movimento dos braços e pernas. O móbile acessível ao bebê e ao seu toque deve ter uma estrutura resistente, que não desmonte ou quebre. Esse tipo de brinquedo estimula visão, tato e audição. 



  • Brincar com as pessoas: o primeiro brinquedo interativo de um bebê é o contato físico, o olhar, o toque e o movimento. “Desde que nasce, ele sente a mãe e a encontra por meio do tato", conta a professora Matilde. Por isso, brincar de fazer carinho e olhar para o bebê, deixá-lo responder com o olhar, aninhá-lo no colo e  fazer movimentos ritmados ou balançar para a frente e para trás criam oportunidades para  que ele experimente sensações diferentes e estabelece vínculos afetivos, que favorecem a segurança e a tranquilidade do bebê. Mas lembre-se: faça movimentos suaves, em local seguro (numa rede ou colcha, por exemplo), com a ajuda de outro adulto.



  • Seguir o brinquedo: com o bebê recostado em cima das pernas, pode-se fazer inúmeras brincadeiras. Por exemplo, quando perceber que ele já consegue seguir um brinquedo com os olhos, mova-o lentamente diante do rosto dele para que aprenda a acompanhar com o olhar. 



  • Produzir sons: emita sons com objetos, do lado esquerdo e direito do bebê, e faça pequenos comentários, para observar se ele presta atenção e se vira a cabeça em sua direção.



  • Conversar com o bebê: diga frases curtas, deixando que ele responda com um olhar, sorriso ou balbucio. Cante o nome do bebê ou use a palavra cantada para conversar com ele. Brinque, também, com sons que a criança emite, imitando-os. "A audição é o sentido mais desenvolvido do bebê, pois vem amadurecendo desde a barriga da mãe. A partir do quinto mês de gravidez, ele começa a ouvir os batimentos cardíacos da mãe e o sangue circulando. Com poucos dias de vida, ele reconhece a voz materna, por isso é importante conversar", diz Matilde. 



  • Desafios com obstáculos: quando o bebê já consegue sustentar a cabeça e deitar de bruços, desafie-o a pegar um brinquedo colocado do outro lado de uma almofada ou estrutura de espuma. Isso estimula a coordenação motora.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...