Adsense

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Projeto Sistema Solar para Educação Infantil

Sistema Solar para Educação Infantil
15 sugestões de atividades para serem realizadas durante o 
Projeto Sistema Solar para Educação Infantil
As atividades sobre Sistema Solar abaixo,
você pode adaptar para a turma que desejar:
Maternal ou Pré

1. Peça para que seus alunos observem o céu e façam desenhos sobre as observações realizadas.

2. Peça para que elas escrevam uma lista de coisas que acreditam que exista no céu (trabalhando nessa etapa o letramento).
3. Observem as diferenças entre o dia e a noite.

4. Explique os movimentos de rotação e translação. Para o entendimento do assunto, além do vídeo, usar uma lanterna e uma laranja para a explicação de rotação. Para o movimento de translação, brincar com os alunos. Dois deles participam da explicação representando o Sol e a Terra. Com movimentos corporais, representarão os dois conceitos.


5. A partir dos conhecimentos de rotação e translação da Terra, estudar sobre os movimentos lunares e os consequentes eclipses.






6. Estude e converse, informalmente, sobre astronautas, para para coleta de informações sobre o assunto.



7. Converse sobre a visita à Lua e conhecimento da identidade dos astronautas que estiveram lá. Faça uma apresentação em PowerPoint sobre o assunto.

8. Confeccione um astronauta em papel laminado a partir da técnica de dobradura completando com a ilustração do espaço sideral.

9. Monte um Sistema Solar em disco de vinil ou móbile.








10. Leia com os alunos o livro O Planeta Lilás, do Ziraldo. (abaixo algumas capas de livros que você pode usar durante o projeto)

Livro: Dia e Noite de Giselle Vargas



Livro: Dia e Noite de Mary França


Livro: O Planeta Lilás de Ziraldo

11. Converse sobre as características do bichinho de O Planeta Lilás e, em seguida, cada aluno deverá desenhá-lo escolhendo um nome para ele.

12. Faça uma brincadeira de forca de duplas. Cada dupla deverá sortear da caixa espacial uma palavra e preparar no quadro negro o jogo da forca para os demais colegas. Repita a atividade até que todas as duplas tenham sorteado pelo menos uma palavra ou enquanto houver o interesse do grupo.

13. Monte um acróstico em papel pardo a partir da palavra "foguete". Você também pode usar a imagem de um foguete para fazer um quebra cabeça.

14. Construa um foguete com a turma a partir de rolinho de papel.



15. Colorir, recortar e colar os Planetas confeccionando um painel






Revista Guia Prático Infantil 

Nenhum comentário: