Adsense

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Alimentos saudáveis e Alimentos NÃO Saudáveis

Atividades para o Projeto Alimentação Saudável naEducação Infantil


Um dos grandes dilemas das crianças é a alimentação...
Nunca provou um alimento mas já vai avisando que não gosta!!!
E que quais as consequências? Observe o quadro abaixo:
A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida  saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável.

- Só ofereça alimentação saudável. Tenha sempre frutas em casa, e legumes e verduras à mesa. 

- Incentive seu aluno a fazer esporte. 

- Em casa, aconselhe que não pule refeições ao longo do dia. Assim, ele não vai exagerar na hora de sentar e comer. 

- Crie opções saudáveis para o lanche da escola, incluindo pão integral, queijo branco e frutas de que ele goste. 

- Estimule a criança a beber água ao longo do dia. Criança esquece disso!


A escola tem extrema importância na formação dos hábitos alimentares de seus alunos, e a partir de aulas de culinária o professor pode apresentar vários alimentos às crianças. Com receitas que envolvam alimentos saudáveis, professores e alunos podem provar vários pratos que eles mesmos prepararam. Dessa forma, além de despertar o espírito de equipe nas crianças, ainda desperta sua curiosidade para provar alimentos novos.  

 Respeito: Não forçar a criança e nem castigá-la no caso de recusar se alimentar. É melhor deixar que ela não coma do que tornar a ocasião um momento de desentendimento e insatisfação para filho e pais. Respeite a decisão da criança, mais tarde ela irá  procurar procurar você para se alimentar. Nessa hora ofereça sempre refeições saudáveis.
São pequenas atitudes e escolhas dos pais que fazem a diferença na formação de um bom hábito alimentar pelos seus filhos. Aprendendo desde cedo o conceito de saúde e nutrição a criança cresce com maior consciência e, uma vez, realizada a educação alimentar de seus filhos, previne de mais tarde viver um processo de reeducação alimentar, principalmente relacionado a uma patologia.


Nenhum comentário: