segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Projeto Água para Maternal II

PROJETO ÁGUA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
TEMA: Água nossa de cada dia!
TURMA: Maternal II

PROBLEMATIZAÇÃO/TEMA CENTRAL: 
Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável. o trabalho com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água.

JUSTIFICATIVA: 
A Educação Ambiental é um processo de aprendizado que busca formar uma consciência sobre a postura do homem em relação ao meio ambiente. Tem como objetivo informar e sensibilizar as pessoas sobre os problemas ambientais e suas possíveis soluções, buscando transformar os indivíduos em participantes das decisões de sua comunidade. Daí a importância de trabalhar desde cedo a Educação Ambiental no ensino formal, sendo integrada ao currículo de forma a promover uma melhor aprendizagem e despertar a sensibilização do alunado, contextualizando com a sua realidade na formação do cidadão crítico e participativo.


OBJETIVOS:
Valorizar atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente
Conhecer os fenômenos  da natureza referentes à água (rios, chuvas, etc.).
Conscientizar- se do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares.
Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.

ESTRATÉGIAS:

Importância da água:  Usando uma cartolina e canetinha, fazer uma lista de coisas que não podemos fazer sem água! Pedir as crianças que narrem e o professor será o escriba.

Onde encontramos água?
Água no nosso corpo - Para explicar aos pequenos que em nosso corpo também tem água, coloque uma cartolina no chão, desenhe o contorno de uma das crianças, agora junto com a turminha ponte apenas 70 % do corpo, exemplificando a quantidade de água presente no nosso organismo:

 A água nas frutas e verduras - A água também está presentes em alimentos saudáveis como frutas e verduras, você pode fazer uma lista com as frutas ou construir um gráfico com a fruta preferida da turma. 
Vamos colorir e dar nome a algumas frutas:
Agora, faça com a turma uma culinária com frutas, sempre explique a necessidade de experimentar, se nunca experimentarmos não vamos saber se é bom ou não!!

Suco de fruta natural 
 Fruta no espeto:
 Sorvete de frutas - neste caso, é sorvete de brincadeirinha! Corte pequenas fatias de melancia e coloque o palito de picolé, pronto! Este é o sorvete de melancia!  - Se você optar por sorvete gelado mesmo, poderá conversar com as crianças sobre os estados físicos da água

Precisamos da água todo dia, o tempo todo! Peça que as crianças levem bonecas, brinquedos à escola para tomar banho!

Água na natureza: Jardim - Na natureza encontramos muita água, mas é preciso cuidar! As flores também precisam da água para continuarem vivas. Num primeiro momento você pode fazer flores no papel, use recorte e colagens:

 (teacherpreschool.org)
 Você também pode plantar flores junto com a turma em: pneus (aproveite e explique a necessidade de reciclar)


Fazer um vaso antidengue! (Explique que o mosquito adora a água parada para se reproduzir)
Passo a passo do vaso antidengue 
Ou plante flores junto com a galera, em pequenos vasos, vai ficar lindo! Mas não esqueça de explicar a turma que a flor não vai nascer se não regada todos os dias e que ela também precisa da luz do sol para nascer e dar flores lindas!

Música Sementinha: - vídeo para professora: clique aqui
 Uma sementinha plantada no chão
         Dormia um sono sossegado e bom
         Veio a chuva...
         O sol brilhou
         E a sementinha mexeu, mexeu, mexeu e acordou!
         Esticou os braços, estava muito apertada
         Levantou os galhos e ficou agitada
         Cresceu, cresceu,  subiu no varal
         E cheinha de flores alegrou o quintal!

                   Música- Eu vou crescer, eu vou crescer
                   Crescer, crescer, crescer para Jesus
                   E quando eu estiver deste tamanho assim
                   Eu quero trabalhar pra meu Jesus sem fim!
                            Trá lá lá lá, trá lá lá

Poesia Sementinha:
  A água do Mar - Na roda de conversa discutir com a turma sobre como é a água do mar, porque ela tem um gosto diferente da água da sua casa. Fazer junto com as crianças uma lista de animais que vivem no mar e precisam da água salgada para sobreviver.
Cante com a turma músicas que falem de água como: PEIXE VIVO!
Vamos fazer um peixe? Use recorte, pintura com os dedos e alinhavo
Se preferir, monte um painel com as crianças com peixes variados: 
Fazer um mini aquário com a turma, você vai precisar de: garrafa pet, fitas, botões variados e coloridos, etc. Use na roda de conversa, cante usando como instrumento, mexendo devagar, rápido, em, cima, embaixo, etc
Alguns animais vivem no gelo como os pinguins, conversar sobre que tipo de animal é o pinguim, o que ele come, como ele vive, fazer um pinguim usando garrafa pet, papel, algodão e penas:
No mar, a tartaruga sofre com a poluição, algumas especies estão em extinção, converse sobre o tema depois você pode fazer com a turma as tartarugas sem nenhum lixo no mar!





Vamos fazer um boneco ecológico? Pegue uma meia calça, corte, coloque alpiste no fundo e depois pó de serragem dentro da meia formando uma bola. Amarre bem, faça a caretinha como desejar (olhos, nariz e boca). Pronto! Agora é só molhar bem, todos os dias que o alpiste vai  nascer e formar o cabelo!
Como acontece a chuva? Faça junto com as crianças em forma de cartaz ou livro:


(feito pela Sandra)

O que precisamos no dia que chove? Trazer para escola objetos que precisamos no dia de chuva e fazer um passeio pela escola

Lição de casa: Imagens de ambientes poluídos
 O que temos feito para ajudar o meio ambiente? Peça imagens à turma, converse sobre o tema e monte um painel!

 Agora, para finalizar o projeto, uma atividade bem legal! Peça que as crianças tragam para escola: 1 balde, 1 peça de roupa. Vamos lavar roupa? É claro que a discussão de economizar água, cuidar da água, usar com consciência não termina... Após lavar as roupas e estende-las num varal(montado pela professora) convide as crianças a lavar a calçada com a água que lavaram as roupas!
 (foto: ColMagno)

11 comentários:

Rosana Maria disse...

Maravilhoso !!! Parabéns.

bruno henrique da silva henrique disse...

muito bom seu projeto.

Thuany Moraes disse...

Amei!

Rafaela Paes disse...

Adorei!!!!!

Josi Nascimento disse...

Show.... Parabéns

Arte Elis Inácio disse...

Adorei a proposta do trabalho com a água. Muito interessante, contextualizado e dinâmico.

Anônimo disse...

Parabéns, gostei muito de suas ideias.

michelle kelly labre disse...

Eu amei. Me ajudou muito,parabéns!

michelle kelly labre disse...

Eu amei. Me ajudou muito,parabéns!

Cassandra Oliveira disse...

muito interessante e amei as fotos. Parabens!

Waltemberg Bomfim disse...

Muito bom!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...