Adsense

sexta-feira, 20 de março de 2015

Projeto Estações do ano para Educação Infantil



PROJETO ESTAÇÕES DO ANO
EDUCAÇÃO INFANTIL
JUSTIFICATIVA
O futuro está em nossas mãos! Pensando assim é necessário despertar nas crianças a conscientização pela natureza, criar na criança o senso de preservação da natureza, diferenciar as estações do ano suas características e sua visibilidade para a vida do homem e animais.

OBJETIVOS
Compreender fenômenos da natureza
Entender a diferença entre lugares frios e quentes
A importância do sol
Conhecer os Estados da água.
Saber identificar o tipo de vestuário e alimentação adequado às estações;
Desenvolver a linguagem oral;
Estimular a criatividade;
Desenvolver a atenção e o raciocínio
Identificar as estações do ano;
Desenvolver as características das estações do ano;
Incentivo à leitura e a escrita;
Desenvolver a coordenação motora, a percepção auditiva e visual;
Levar a criança a conhecer e diferenciar as estações do ano despertando a importância de cada uma para nossa vida além de embelezar a natureza.

DESENVOLVIMENTO
* Conversa sobre o tema, o que é inverno, verão, outono e primavera? Montar cartaz explicando:

* A primeira estação será a Primavera!
* Vamos confeccionar um painel da primavera, com flores, árvores floridas, um lindo lado cheio de cisnes!
Achei aqui

* Cada parte da flor tem um nome correto, vamos nomeá-las?  Explicar a importância do sol para as plantas em geral.
No caderno ou no papel A4 colorido.
(com a turma do Maternal, a professora deverá escrever os nomes, já com o Pré II - 5 anos, as crianças poderão escrever, copiando do quadro)


* Poesia: 
LEILÃO DE JARDIM
QUEM ME COMPRA UM JARDIM  COM FLORES?
BORBOLETAS DE MUITAS CORES,
LAVADEIRAS E PASSARINHOS,
OVOS VERDES E AZUIS 
NOS NINHOS?
QUEM ME COMPRA ESTE CARACOL?
QUEM ME COMPRA UM RAIO DE SOL?
UM LAGARTO ENTRE O MURO E A HERA,
UMA ESTÁTUA DA PRIMAVERA?
QUEM ME COMPRA ESTE FORMIGUEIRO?
E ESTE SAPO, QUE É JARDINEIRO?
E A CIGARRA E A SUA CANÇÃO?
E O GRILINHO DENTRO DO CHÃO?
(ESTE É MEU LEILÃO!)

* Flor feita com massinha de modelar - maternal:
* Colagem - tulipas com colagem de retalhos de papel - As crianças deverão:
- recortar a flor, cortar os pedacinhos de papel, colar na flor:
(teacherpreschool.blogspot.com)

* Matemática - vamos fazer uma eleição da flor mais bonita:
 
(colmagno.com)

* Vamos contar?


 * Verão - Vamos aprender sobre o verão... como ficam as temperaturas, o que mais as pessoas fazem nesta época?

* Verão... Sol.... Calor...Como já sabemos as principais características do verão, vamos fazer um belo sol com prato de papel! Cada amigo irá pintar o prato e recortar papel nas cores amarelo e laranja para fazer os raios!

* Poesia Sol: Cada amigo irá ilustrar a poesia e escrever a palavra SOL onde se fizer necessário:


(colmagno.com)

* O sol pode trazer benefícios para nosso corpo, como suas vitaminas mas o excesso de sol pode fazer mal a nossa pele, assistir o filme (20 minutos):

Na história, com duração de 20 minutos, Mônica e Magali se esbaldam na piscina e acabam ficando vermelhas e com a pele ardida. Franjinha, então, dá uma aula às amigas explicando que, apesar de o sol fazer bem à saúde, em excesso pode trazer vários problemas, como ardor, envelhecimento precoce e até câncer.
O personagem acrescenta que se a queimadura chegar a provocar bolhas ou ardor excessivo, o ideal é procurar um médico dermatologista para avaliar o caso.
A animação também menciona os horários ideais para aproveitar o sol: até 10h ou depois das 16h. E ainda ensina um macete que ajuda a avaliar se o horário é seguro ou não. Quando a sombra da pessoa é menor que sua própria altura, o sol deve ser evitado. Já quando a sombra é maior do que a altura, o sol é seguro.

* Desenhar roupas que usamos no verão!

* Quando chove o que fazemos? Pega o guarda-chuva pra se esconder!

* No verão as chuvas são constantes, como acontece a chuva? Vamos aprender sobre o ciclo da água:


(esta atividade encontrei a algum tempo e por esquecimento não marquei o autor. Se você é dono das imagens, avise-me e darei os créditos)


* Com o calor do verão para nos refrescar que tal um sorvete? Na Oficina Culinária, vamos fazer um belo sorvete de frutas:


* Jogo da memória com sorvetes:

* Matemática com formas geométricas - colar as bolas do sorvete conforme o numeral:


*Depois de aprender que a água pode mudar de estado, vamos fazer uma maquete do Ciclo da Água:
(esta atividade encontrei a algum tempo e por esquecimento não marquei o autor. Se você é dono das imagens, avise-me e darei os créditos)



* O inverno chegou.... e agora???? Todos com muito frio!!!! 

* Brincadeira de verão! Vamos lavar roupas.... neste dia cada a migo deverá evar para a escola 1 balde e uma peça de roupa (ou a toalhinha). Vamos lavar a roupa e depois aproveitar a água do balde para jogar na calçada!
 

* O que usamos no inverno? Porque precisamos colocar tantas roupas?  Vamos desenhar...
achei aqui
* Vamos fazer as tocas que são muito usadas no inverno:

* Leitura do livro - A cigarra e a formiga

* Registro da história através de desenho

* Como fica o clima no inverno? Em alguns lugares é tão frio que chega a nevar! Vamos fazer uma neve? Observar e conversar usando o globo terrestre. Usando papelão e algodão:
achei aqui 

* Alguns animais vivem no gelo e dependem dele para viver.... Que bicho é esse?

* Dia Especial - Brincadeira de inverno - Brincar com os amigos com barracas  de lençol - Nesta dia cada amigo deverá trazer um livro:

* Filme: Frozen

* Agora é a vez do outono! 

* Para começar e entender melhor essas folhas que caem das árvores no outono vamos reproduzir uma árvore com rolinho de papel, as folhas serão feitas com o carimbo das mãos, sempre nas cores marrom, amarelo e laranja:

* Vamos aprender as partes da árvore:

* Agora, vamos nomear as partes da árvore no caderno:

* Árvore de outono feito com papel rasgado


* Aproveitando as folhas secas, vamos desenhar?

* Em cada estação as árvores ficam de um jeito, vamos fazer usando recorte de papel a Árvore em cada estação: Inverno, primavera, verão e outono:

* Hoje as estações estão assim todas acontecendo exatamente como a teoria diz???  Em algumas vezes temos frio, calor, chuva.... tudo isso acontecendo no mesmo dia! Mas por que será???? Isso mesmo, a poluição, a falta de cuidados com o meio ambiente.... a queimada e corte das árvores, a poluição dos rios, a falta de cuidados com a água... Vamos reproduzir essa falta de cuidado com o meio ambiente:


(esta atividade encontrei a algum tempo e por esquecimento não marquei o autor. Se você é dono das imagens, avise-me e darei os créditos)

* Para fechar o projeto, vamos construir um grande painel com as 4 Estações!!

Para aula de Inglês:


* Atividades prontas para imprimir:

















16 comentários:

Anônimo disse...

no final da pagina fiquei sem saber se as atividas era para maternal ou era para a partir do ensino fundamental I.

Unknown disse...

AdoroOoOreiiii 😄

Unknown disse...

Adorei, me deu uma ideia de como trabalhar a sustentabilidade, obrigada.

Unknown disse...

Muito linda esta aula e criativa parabéns

Anônimo disse...

Muito criativo. Parabéns!!

Unknown disse...

Adorei, bastante criativo.

Unknown disse...

Estou muito feliz por poder criar plano de aulas com suas dicas, obrigada.

Unknown disse...

adorei!!! Vou criar um plano sobre as estações do ano e vou aproveitar várias ideias. Obrigada por compartilhar!!

Josiene Campos disse...

Adorei!!!!. tudo muito lindo.

Unknown disse...

Parabéns!
Vou usar algumas ideias no meu plano de aula da semana. Muito obrigada por compartilhar!!

Unknown disse...

Maravilhoso sua aula, parabéns.

Unknown disse...

Excelente 👏👏👏👏

Unknown disse...

Excelente

Anônimo disse...

AMEI! PARABÉNS PELAS INSPIRAÇÕES E OBRIGADA POR COMPARTILHAR.

Anônimo disse...

Obrigada pelas ideias ☺️🙏🏻

Anônimo disse...

Projeto belíssimo, muito rico em informações. Parabéns!!!