sexta-feira, 17 de junho de 2016

Plano de Aula: Brinquedos e Brincadeiras


PLANO DE AULA BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
BRINCANDO DE CASINHA

Área de conhecimento: Linguagem corporal, Artes

Conteúdos:

- Resgate de Jogos e Brincadeiras
- Desenho com intervenção
- Grupos humanos  - Família: papéis sociais


Objetivos:
- Resgatar brincadeiras esquecidas ou desconhecidas pelas crianças de maneira que se aplique nessa semana somente brincadeiras e/ou confecção de brinquedos utilizando material reciclável.
- Criar brincadeiras e jogos ao ar livre, valorizando e conservando os brinquedos da escola assim como também de casa. Levá-los a conhecer e comparar brinquedos e brincadeiras de crianças da cidade e do campo.
- Elaborar coreografias simples a partir de músicas.

DESENVOLVIMENTO:

- Realizar uma pesquisa com as famílias com o objetivo de conhecer quais as brincadeiras eram realizadas quando os familiares eram crianças.
Partindo das brincadeiras que os pais mais brincavam quando eram crianças: casinha, carrinho  de rolimã, pipa, peteca, bola, casinha, boneca, bombarqueiro, passa anel, etc, vamos fazer um gráfico com a brincadeira de hoje que as crianças mais gostam:
 - Como uma das brincadeiras preferidas dos pais era “casinha” vamos brincar de casinha igual a eles! Definir os papéis: quem será a mãe, o pai, os filhos, quem vai lavar a roupa, quem vai lavar a louça, cadê o varal para as roupas? Vamos fazer um varal para colocar as roupas.
Achei aqui
- Permitir que as crianças brinquem de casinha, cada um cm seu papel na brincadeira.

- Alinhavo com casinha:
Colmagno

- Quem mora na minha casa? Vamos desenhar a família com palito de picolé ou com desenho - dobradura e recorte no sulfite:



- Convidar as crianças a assistir o desenho 3 porquinhos

- Depois de assistir o desenho vamos fazer as casas: Palha - madeira e tijolos
- Agora que já assistiram a história vamos representar as casas? Quais as casas da história?
 


- Casinha com palito de picolé: 

- Realizar a leitura do livro: O caracol


 O Caracol de Mary França – Que conta a história de um caracol que descobriu que sua casa já estava nas costas!

- Registrar no caderno de desenhar a história do caracol

- Confeccionar caracol com prato de papel:


Quem constrói casas? Vamos fazer uma lista de profissionais envolvidos neste tarefa

Colmagno

- Como é uma casa apor dentro? Quais as partes de uma casa? Sala – quarto – banheiro – cozinha. Vamos. Vamos desenhar

Colmagno

- Casinha com saco de pão e recortes de papel: 

 AVALIAÇÃO:
Será avaliado o interesse dos alunos durante a realização das atividades e na prática da brincadeira.


6 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o seu trabalho, retirei algumas ideias para aplicar com meus alunos. Parabéns pelo belo trabalho.

Maria Marinalva disse...

Parabéns

Daniela disse...

Olá! Poderia por gentileza informar em quais turmas foram realizadas esses trabalhos?

Unknown disse...

Parabéns!
Maravilhoso trabalho, maravilhosas idéias 👏👏

Unknown disse...

Gostei!Muito bom !

Unknown disse...

Amo os projetos...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...