domingo, 18 de janeiro de 2009

Tudo que realmente preciso saber...

Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser...
eu aprendi no jardim de infância.
A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia. Estas são as coisas que aprendi lá: 1. Compartilhe tudo.
2. Jogue dentro das regras.
3. Não bata nos outros. 4. Coloque as coisas de volta onde pegou.
5. Arrume sua bagunça.
6. Não pegue as coisas dos outros. 7. Peça desculpas quando machucar alguém. 8. Lave as mãos antes de comer e agradeça a Deus antes de deitar.
9. Dê descarga. (Esse é importante) 10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você. 11. Respeite o outro.
12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco...desenhe... pinte... cante... dance... brinque... trabalhe um pouco todos os dias. 13. Tire uma soneca a tarde. (Isso é muito bom)
14. Quando sair, cuidado com os carros.
15. Dê a mão e fique junto. 16. Repare nas maravilhas da vida. 17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... nós também .
Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo, ao seu mundo e ai verá como ele é verdadeiro claro e firme.... Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca.... Ou se todos os governos tivessem como regra básica devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair.... Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos.
"É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver." Tudo o que hoje preciso realmente saber, aprendi no Jardim de Infância...
Por Pedro Bial

Selinho

Meu Primeiro Selinho!!!
Ganhei da Denise, do blog Cantinho da Pro Denise.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Plano Identidade: Quem sou seu?

Plano de Aula para Educação Infantil
Quem sou eu?

Identidade
Identificar os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos. Esse processo de autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da vida, é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente. A escola, assim, tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada aluno, onde os indivíduos estão mais disponíveis à aprendizagem, ao se identificar com o modelo de ser humano que lhe é apresentado. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade tem a função de distinguir, marcar as diferenças, sejam elas, físicas, emocionais e comportamentais, dos indivíduos. Sendo assim, de nada adianta prepararmos planejamentos especiais para trabalhar a identidade, se não é respeitado o ritmo de cada criança em sala de aula.

  Estratégias - Na roda, conversaremos de forma informal sobre cada parte do corpo: boca, nariz, orelhas, braços, mãos, tronco, pernas, pés... Para que servem? – O professor deve provocar as crianças com esta pergunta para cada parte do corpo que for citada. - Vamos cantar e dançar a música: Cabeça, ombro, joelho e pé... - Confeccionaremos um Mural de alturas, pintado por eles e com uma foto para identificar a criança.
- Vamos fazer a brincadeira: Canoa Virou. Colocando o nome das crianças na música;

 - Vamos fazer um auto-retrato usando prato descartável;
- Levar para sala um espelho dentro de uma caixinha, sempre dizendo que dentro dela tem um tesouro, esta caixa passara por todos os amigos, esta é a regra da brincadeira: Manter segredo, quem ver não poderá contar, somente depois que todos verem.

- Conversaremos sobre o corpo, quais as diferenças entre eu e meu amigo. Ex. cabelo, cor da pele, altura, mostrando para as crianças que cada um é único, diferente e especial.

Achei aqui: edu-infantilcriativa

- Para uma melhor comunicação entre escola e família, enviaremos para casa uma entrevista para ser preenchida pelos pais, as crianças deverão saber do que se trata e para que servirá as informações registradas;

 Quem sou eu?
 Meu nome é: ________________________________________
Tenho ____ anos.
Nasci no dia ___/___/___
Meu endereço é: _______________________________________________________
Meu telefone é: ______________.
O nome da minha mãe é:________________________________
O nome do meu pai é: __________________________________
Na minha família também tem: _____________________ que eu gosto muito e cuida de mim.
Minha altura:__________. Meu peso: ____________. Cor dos olhos: _________________.
Cor dos cabelos:________________.
Desenhar no bolo o número de velinhas referente à sua idade
- Cada criança deitará sobre uma folha de papel para que possa desenhar a silhueta dela. Recortaremos o contorno, e vamos escrever o nome da criança e entregar a ela para completar o desenho com olhos, mãos, joelhos etc. Nesse momento, incentivar a criança a observar o próprio corpo.

 - Vamos trabalhar os órgãos dos sentidos, para perceberem o tato, levarei um livrinho com alguns produtos previamente bem colados para que descubram de olhos vendados no que estão tocando. Ex. Macarrão, botão, lã, lixa, palito de fósforo, algodão, esponja.





- Faremos uma pesquisa com a família de quais os cheiros e gostos que mais gosto, colando rótulos.
Achei aqui: maternaldogualberto

- Para trabalhar a audição, confeccionaremos um livro com as histórias que mais gosto de ouvir. Uma ideia muito legal é usar tampa de pote de sorvete:




Achei aqui: GuiaPrático

- Vamos experimentar sabores diferentes. Ex. Açúcar, chocolate em pó, leite em pó, sal. Cada amigo deverá provar algum deles e adivinhar o que provou. - Faremos em papel Canson o desenho do que mais eles gostam de comer.


Achei aqui: 

- Depois fazer um lanche bem gostoso pra turminha!
Achei aqui:  Jandira

- Faremos quebra-cabeça do corpo humano - Para finalizar o projeto sugerimos a criação de um boneco do tamanho das crianças feito de sucata – Nomeá-lo, listar suas características de personalidade e caráter, cada parte do corpo que for sendo criada o professor aproveita para revisar tudo que já trabalharam.
- Exposição dos nossos trabalhos:

Dinâmicas:
1) Eu sou... e você, quem é? Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar. O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?" A dinâmica pode ser feita com o grupo sentado sem a roda girar.
2) Apresentante: Material Necessário: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.) Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa. Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da vontade de cada um.
3) Alô, alô! Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a auto-estima.
 4) Abraçando amigos formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo." É importante que o educador esteja atento para que todos participem.