sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Atividade Projeto Cores no fundo do mar - 12




O mundo das crianças é repleto de luz, imagens e, essencialmente, CORES!
Será que enxergamos as cores com a mesma intensidade das crianças?
Qual a relação das crianças diante das cores? 
Diante da magia da transformação quando as cores se misturam?


Os polvos não são peixes e sim moluscos. São da mesma família do caracol! Possuem o corpo mole, e tem como característica principal seus oito braços, ou melhor, tentáculos.
Quando se sente ameaçado o polvo solta uma tinta negra, a sepia, como forma de defesa. São animais cheios de particularidades, vivem sozinhos em águas rasas e quentes. Gostam de tocas em rochas e cavernas. Não são grandes mas também não são pequenos, medem em média entre 20 cm e 50 cm. (smartkids)




Atividade Projeto Cores - 11



Depois de lermos o livro:
Elmer, o elefante xadrez



Cada amigo fez o seu elefante colorido.

O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções.
Isso acontece porque a criança é completamente influenciada pelas cores desde a fase inicial de vida, se estendendo por muitos anos. As cores alegres e vibrantes comprovadamente chamam a atenção do pequeno. Por esse fato, os pais e os professores podem e devem usar e abusar do “mundo colorido” como peça importante também na educação dos pequenos.





 Modelo


Atividade Projeto Cores - 11


As cores estão presente em tudo...
Depois de brincarmos com a música:
" Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar eu tirava...."
Cada amigo desenhou quem gostaria de tirar do fundo do mar!

O contato com o mundo das cores na educação infantil é um momento mágico para qualquer criança. Quando ela passa a perceber a relação entre as cores, as misturas e as formas que as cores podem tormar, fazem com que a criança desenvolva várias habilidades motoras e cognitivas.