segunda-feira, 30 de julho de 2018

PLANO DE AULA 5º ANO RELEVOS DO BRASIL


PLANO DE AULA 5º ANO


RELEVOS DO BRASIL

Área do Conhecimento: Ciências da Natureza, Interpretação textual, Matemática

Conteúdos: Relevo do Brasil, Interpretar textos e resolver situações problemas

Objetivos:
Conhecer os tipos de relevos existentes;
Desenvolver leitura e interpretação de textos e imagens sobre a temática central da aula;
Resolver situações problema, envolvendo as 4 operações, porcentagem e fração

Desenvolvimento:





Atividades 
Com base nas explicações e nos textos lidos, responda:

- Quais são as formas de relevo existentes?

- Qual delas chamou mais a sua atenção?

- Qual delas você estão mais acostumados a ver?

- Na região em que moramos qual dos tipos de relevo é mais comum?

- Como as montanhas são formadas?

- E as depressões como são formadas?

- Os planaltos são formados de que maneira?

- E as planícies?

- Vimos que relevo são irregularidades, e onde pode haver essas irregularidades? Somente na superfície terrestre?

- Os relevos podem ser alterados? Se sim, como?

Ilustre em seu caderno com desenhos:

Com o objetivo de finalizar as aulas sobre os tipos de relevo, sugerimos que o professor proponha aos alunos a confecção de cartazes que abordem a temática trabalhada na aula – tipos de relevo do Brasil e do Mundo. Para isso, sugerimos que os alunos estejam organizados em quatro grupos, de modo que cada grupo confeccione um cartaz sobre os principais tipos de relevo elencados abaixo:   

- Planaltos,

- Planícies,

- Depressão,

- Montanhas.   

Os cartazes deverão ter imagens do tipo de relevo apresentado, bem como informações sobre ele. Segue abaixo, um modelo de estrutura de cartaz:   

Roteiro do cartaz:

- Nome do tipo de relevo;

- Como se dá a formação desse tipo de relevo;

- Lugares no Brasil e no mundo que podem ser encontrados.  

Achei no jornet.aejms


MAQUETE

Achei no taylorize


Montanhas
As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acaba se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formou-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões.
As altitudes das montanhas são superiores as das regiões vizinhas. Quando ocorre um conjunto de montanhas, chamamos de cordilheira.
Exemplos: Aconcágua (Argentina), Pico da Neblina (Brasil), Logan (Canadá), Kilimanjaro (Tanzânia), Monte Everest (Nepal, China), Monte K2 (Paquistão, China), Monte Blanco (França, Itália).

1) Vamos construir um gráfico de pirâmide representando altura dos picos. Observe os dados abaixo:
Pico
Altura
Pico da Neblina
3014 metros
Pico da Bandeira
2890 metros
Pico 31 de março
2992 metros
(**valores aproximados)

2) Calculando:

a) Calcule a diferença de altitude entre os picos da Neblina e o Pico da Bandeira.

b) Agora calcule a diferença de altitude entre o Pico da Neblina e o Pico 31 de Março.

c) Aqui calculará a diferença de altitude entre os Picos da Bandeira e 31 de Março.

3) Somando a altitude dos três picos juntos obteremos qual total? Estamos nos referindo a qual medida no caso?

4) Supondo que um alpinista percorresse 25% da altitude do Pico da Bandeira, mas parou, pois não aguentou o cansaço.  Quantos metros ele escalou?

5) Se um escalador conseguisse percorrer 50 % do Pico 31 de Março e parasse, mas depois retomasse a subida completando-a. A quantos metros ele estava quando parou para descansar? E qual era a porcentagem que ainda faltava para ele chegar ao topo do pico?

6) Para chegar ao topo do Pico da Neblina um alpinista levou 2 dias e ¼ do terceiro dia. Quanto tempo em horas ele gastou realizando o percurso todo?

7) Calcule o sêxtuplo, o sétuplo, o óctuplo e o nônuplo das medidas de altitude dos picos apresentados no quadro do exercício número 1.

8) Trace uma reta representando a latitude dos três picos de acordo com os dados do quadro do exercício número 1.

9) Coloque os dados sobre a altitude dos picos em ordem crescente e decrescente.

10) Calcule ½ da altitude do Pico da Neblina, represente com um desenho e depois em metros.

11) No problema número 4 diz que foram percorridos 25% da altitude. E no problema número 5 foram percorridos 50% da altitude. Represente estes dados usando uma fração

a) 25%  =   ¼                                               b) 50%   =  ½ 



Baseado no plano de aula Relevos Portal do Professor

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Dia dos Pais 2018 - Ideias para Lembrancinha, cartão, painel e porta decorada

Dia dos Pais 2018
Ideias para Lembrancinha, cartão, painel e porta decorada!

Para Educação Infantil temos uma sacola feita em molde de camisa, liiinda!
Feita pelo blog mimosdeinfancia 


Feito com papel kraft

Para colocar dentro da sacola: Um troféu(feito com garrafa pet 600ml Coca-cola e pintado com tinta spray metalizada dourada) e um cartão - diploma



Painel Dia dos Pais
Pai, quero seguir os teus passos!
Encontrado na Internet

Presentinho para o Dia dos Pais com bigode:
Troféu 
Feito com garrafa pet 600ml e pintado com tinta spray metalizada dourada

Cartão

Porta da Sala de aula decorada para o Dia dos Pais
Tal pai, tal filho

Porta da Sala de aula decorada para o Dia dos Pais

Lembrancinha para o Dia dos Pais - Quadrinho com palito de picolé e foto 
Achei aqui aefewshortcuts

Arte para o Papai!
Pintar com canetinha como desejar, depois borrifar álcool, deixe secar e pronto! 
Achei no diyncrafts

Cartão para o Dia dos Pais!
Imprima uma folha com frases sobre o Papai, imprima também uma foto em escala de cinza da criança, recorte e cole corações vermelhos, prontinho!


Cartão para o Papai - camisa

 
Achei aqui lavoretticreativi

segunda-feira, 16 de julho de 2018

PLANO DE AULA folclore brasileiro 4º e 5º Ano

PLANO DE AULA - FOLCLORE PARA 4º E 5º ANO



ÁREA DO CONHECIMENTO: Língua portuguesa, Matemática, Artes

CONTEÚDOS:
* Interpretação textual
* Situações problemas com as quatro operações
* Reprodução de obra de arte
* Realizar pesquisa sobre folclore brasileiro

OBJETIVOS
* Fazer com que os alunos compreendam a importância do folclore para a nossa identidade cultural;
* Apresentá-los aos personagens que fazem parte do folclore nacional;
* Mostrar outros componentes do folclore, como danças, comidas típicas, brincadeiras, adivinhações, parlendas, trava-línguas etc;
*  Resolver situações problemas com as quatro operações

DESENVOLVIMENTO

Iniciar a aula com a leitura dos textos abaixo:




Realizar coma turma pesquisas sobre o folclore brasileiro e confeccionar um painel









Releitura da Obra: Luciano Martins
Futebol





 



LÍNGUA PORTUGUESA

A Lenda do Saci-Pererê

O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.
Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma.   
O comportamento é a marca registrada deste personagem folclórico. Muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras nas matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal. 
Diz o mito que ele se desloca rapidamente dentro de redemoinhos de vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira ou um rosário bento sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro (carapuça) e prender o saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer seu “proprietário”. Este terá o direito de fazer um pedido ao Saci, que deverá realizá-lo.
Mas, de acordo com o mito, o saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a lenda, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformará em mais uma vítima de suas travessuras.   
Entre as travessuras preferidas do Saci, podemos citar: esconder brinquedos de crianças, dar nó em crina de cavalos, bagunçar as roupas de cama, derramar sal e açúcar na cozinha, apagar o fogo de fogões à lenha e assustar as pessoas com um forte e estranho assobio.
A crença neste personagem ainda é muito forte na região interior do Brasil. Em volta das fogueiras, os mais velhos contam suas experiências com o saci aos mais novos. Através da cultura oral, o mito vai se perpetuando. Porém, o personagem chegou aos grandes centros urbanos através da literatura, da televisão e das histórias em quadrinhos. 
Achei aqui

Interpretação de texto

1)    Qual é a origem da lenda do Saci?

2)    Qual foi a influencia africana na imagem do Saci? Explique.

3)    Descreva o comportamento do Saci.

4)    Cite as travessuras do Saci.

5)    De que maneira o Saci se locomove?

6)    O que fazer para que o Saci obedeça a seu proprietário?

7)    Como o mito do saci ficou conhecido nos grandes centros urbanos?

8)    Qual é a marca registrada do saci ?

9)    Qual é o dia do saci?



10)  Marque as alternativas abaixo com verdadeiro (V) ou falso (F).

(  ) O Saci ficou com uma perna só porque foi maltratado pelo seu patrão

(  ) O Saci é um grande conhecedor de ervas medicinais

( ) O Saci é um personagem que provavelmente surgiu com os índios, mas depois sofreu influência da cultura africana

(  ) Uma das travessuras do Saci é assustar crianças desobedientes

Achei aqui



MATEMÁTICA FOLCLORE - SITUAÇÕES PROBLEMAS






FOLCLORE COM ARTES

Dobradura
Ampliar desenho com malha quadriculada


Atividades extras de interpretação de texto: