Adsense

terça-feira, 2 de novembro de 2021

PLANO DE AULA – 4º ANO – GEOGRAFIA - HIDROGRAFIA

PLANO DE AULA – 4º ANO – GEOGRAFIA - HIDROGRAFIA



COMPONENTE CURRICULAR

Geografia 


UNIDADE TEMÁTICA

Natureza, ambientes e qualidade de vida 


OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS 

Conservação e degradação da Natureza 

Características da paisagem do Brasil, do Paraná e do município: relevo, vegetação, clima e hidrografia.


OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – FOCO

(EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (clima, relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.



ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

Realizar, leitura, recortar e colar no caderno de geografia


Responder questões relacionadas ao tema:



   Realizar desenhos para ilustrar e diferenciar tipos de ajuntamentos de água.





AVALIAÇÃO: A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.

RECURSOS: Folhas impressas e material de uso diário.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Referencial Curricular


DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

PLANO DE AULA – 1º ANO - VACA AMARELA

 PLANO DE AULA – 1º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

VACA AMARELA


COMPONENTE CURRICULAR

Língua Portuguesa


PRÁTICA DE LINGUAGEM 

Escrita 


OBJETOS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDOS

LÍNGUA PORTUGUESA

Estratégia de leitura Linguagem verbal e não- verbal

Uso dos recursos gráfico visuais

Decodificação fluência de leitura

Escuta atenta

Construção do sistema alfabético 

Convenções da escrita Função do símbolo.

Correspondência fonema grafema.

Construção do sistema alfabético e da ortografia


MATEMÁTICA

O conceito de número Sistema de numeração Números naturais

Números Naturais: pares e ímpares



OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – FOCO

LÍNGUA PORTUGUESA

Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. 

Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.


MATEMÁTICA

Reconhecer e utilizar da função social dos números naturais como indicadores de quantidade, de ordem, de medida e de código de identificação em diferentes situações cotidianas. 

Observar e comparar atributos de objetos e figuras (cor, forma, tamanho e outros) para organizar, ordenar e/ou classificá-los de acordo com critérios estabelecidos.

Diferenciar e utilizar os conceitos de número par e ímpar no contexto de jogos, brincadeiras e resolução de problemas.



ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

Realizar a leitura da parlenda, depois escrever outra parlenda, com o mesmo tema.



Atividade de Língua Portuguesa: Separar e contar sílabas


Atividade de Língua Portuguesa: Escrever nomes de objetos, depois escrever palavras com as sílabas: VA - VE - VI - VO - VU - VÃO


MATEMÁTICA

Atividade de Matemática - Realizar leitura do texto: PAR E ÍMPAR. Colorir números pares com a cor vermelho e os ímpares com a cor azul.


Atividade de Matemática - formar pares e colocar a resposta no círculo, depois escrever se este número é PAR ou ÍMPAR.



AVALIAÇÃO:  A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.

RECURSOS: Folhas impressas e material de uso diário. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - Referencial Curricular



DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Dinâmica de leitura para Ensino Fundamental - SORVETERIA


Dinâmica de leitura para Ensino Fundamental

Para trabalhar leitura com os pequenos precisamos ter claro o porquê da leitura ser importante.
Aprender a escolher livros que valem a pena, que incentivem o aluno a querer ler.
Criar na sala de aula um cantinho de leitura,  ser perseverante.
Você não precisa ler todos os livros do mundo, mas tenha anotado o que quer ler para ter a atenção dos pequenos.
Outra forma bem interessante é utilizar técnicas de leitura dinâmica, com brincadeiras tudo fica mais prazeroso e com isso facilita a aprendizagem!

Realizamos uma brincadeira chamada SORVETERIA


Com a turma do 4º ano - Imprimimos tabuada e trava-língua e colocamos nos picolés.
Cada aluno, na sua vez, teria que responder a um desafio.

Para o 1º Ano, colocamos nos picolés, palavras com sílabas simples.
Foi um sucesso!

Esta é a professora Vera, juntas montamos tudinho para incentivar galera com a tabuada e leitura!

DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog