PLANO DE AULA HISTÓRIA 5º ANO
NOMADISMO E SEDENTARISMO
COMPONENTES CURRICULARES
História
UNIDADE TEMÁTICA
Povos e cultura: Meu lugar no mundo e meu grupo social
OBJETOS DO CONHECIMENTO
O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados.
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
Entender a migração como deslocamento populacional pelo espaço geográfico, identificando a importância da mobilidade e da fixação para a sobrevivência do ser humano
Conhecer o processo de colonização das terras brasileiras, especialmente do território paranaense.
Conhecer e valorizar a cultura dos povos indígenas, africanos e europeus que formaram a população brasileira e do Estado do Paraná.
CONTEÚDOS
Nomadismo e sedentarismo na formação das primeiras sociedades.
Relações de trabalho e cultura no processo de formação da população brasileira.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Realizar a leitura dos textos Nomadismo e Sedentarismo:
Pesquisar e responder o significado de Nômades e Sedentários, se preferir, pedir as crianças que procurem os termos no dicionário.
Realizar atividade de completar o texto:
AVALIAÇÃO: A avaliação do processo de aprendizagem será realizada por meio das atividades propostas para esta aula, considerando o desenvolvimento de cada um dos alunos. Em um primeiro momento, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender e analisar as origens das atividades humanas relacionadas à alimentação e à sobrevivência na Pré-História, desde o momento em que o homem era nômade até a sua sedentarização. Além das atividades propostas nesta sequência didática, algumas questões podem ser utilizadas para aferir a aprendizagem dos alunos em relação aos objetivos de aprendizagem aqui explorados.
RECURSOS:
Lousa; giz; material de uso diário; imagens impressas ou digitais.
REFERÊNCIAS:
Referencial Curricular
DE USO PESSOAL
Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE
e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.
Não é autorizado a postagem em sites,
blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de
WhatsApp sem autorização prévia da autora.
Caso queira indicar este arquivo para outro educador
compartilhe apenas link do blog!