Adsense

quarta-feira, 2 de março de 2022

PLANO DE AULA HISTÓRIA 5º ANO - NOMADISMO E SEDENTARISMO

PLANO DE AULA HISTÓRIA 5º ANO

NOMADISMO E SEDENTARISMO

COMPONENTES CURRICULARES

História


UNIDADE TEMÁTICA

Povos e cultura: Meu lugar no mundo e meu grupo social


OBJETOS DO CONHECIMENTO

O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados.


OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

Entender a migração como deslocamento populacional pelo espaço geográfico, identificando a importância da mobilidade e da fixação para a sobrevivência do ser humano

Conhecer o processo de colonização das terras brasileiras, especialmente do território paranaense.

Conhecer e valorizar a cultura dos povos indígenas, africanos e europeus que formaram a população brasileira e do Estado do Paraná.


CONTEÚDOS

Nomadismo e sedentarismo na formação das primeiras sociedades.

Relações de trabalho e cultura no processo de formação da população brasileira.


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

Realizar a leitura dos textos Nomadismo e Sedentarismo:

     

Com base na leitura realizada, responder questões relacionadas ao tema:

 Pesquisar e responder o significado de Nômades e Sedentários, se preferir, pedir as crianças que procurem os termos no dicionário.

Realizar atividade de completar o texto:



Realizar produção textual sobre o tema:



AVALIAÇÃO: A avaliação do processo de aprendizagem será realizada por meio das atividades propostas para esta aula, considerando o desenvolvimento de cada um dos alunos. Em um primeiro momento, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender e analisar as origens das atividades humanas relacionadas à alimentação e à sobrevivência na Pré-História, desde o momento em que o homem era nômade até a sua sedentarização. Além das atividades propostas nesta sequência didática, algumas questões podem ser utilizadas para aferir a aprendizagem dos alunos em relação aos objetivos de aprendizagem aqui explorados.


RECURSOS: 

Lousa; giz; material de uso diário; imagens impressas ou digitais.


REFERÊNCIAS:

Referencial Curricular


DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!


PLANO DE AULA – 3º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA TRAVA-LÍNGUA E M antes de P e B

 PLANO DE AULA – 3º ANO -  LÍNGUA PORTUGUESA

TRAVA-LÍNGUA E M antes de P e B


OBJETO DO CONHECIMENTO/CONTEÚDO:

Construção do sistema alfabético


OBJETIVOS:

Domínio das relações entre grafemas e fonemas;

Conhecimento sobre alguns aspectos da ortografia do Português Brasil;


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

Realizar leitura do texto - Trava-língua

Realizar com a turma a escrita da Trava-língua no caderno, utilizando letra cursiva.


M antes de P e B – Ditado ilustrado -

Realizar leitura para a professora: FICHA DE LEITURA


Completar o texto com as letras faltosas e realizar leitura para a professora:

AVALIAÇÃO:  A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.

RECURSOS: Folhas impressas, material de uso diário. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - Referencial Curricular


DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Pipocando - Alfabetização - 1º Ano Ensino Fundamental

Pipocando - Alfabetização


Dinâmica para trabalhar leitura com a turma do 1º Ano
Fizemos a casinha de pipoca com caixa de papelão e encapamos com papel colorSet.
Decoramos com imagens de saquinhos de pipoca e pipocas.


Como brincar?
Um de cada vez, cada criança deverá pegar uma pipoca e realizar a leitura.
Se preferir poderá também imprimir números (pipocas prontas para imprimir abaixo)



Você pode fazer competições entre meninos e meninas ou uma turma contra a outra.
Com certeza será sucesso!!!

























DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!