Adsense

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

ATIVIDADES INTERATIVA VOLTA ÀS AULAS - ENSINO FUNDAMENTAL

 ATIVIDADE VOLTA ÀS AULAS 2023


DESENVOLVENDO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE ATIVIDADES DE VOLTA ÀS AULAS  - ENSINO FUNDAMENTAL

Abaixo segue uma atividade interativa e que pode trazer muitos significados para a turma, colocando a galera para escrever e leu o que escreveu desde o primeiro dia de aula!


Peça para que pintem usando lápis de cor, depois deverá ser recortado apenas onde tem linha pontilhada.

No caderno, colar apenas no centro.

Atrás de cada solicitação, colocar a resposta usando as linhas do caderno


DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO Gênero Textual - DIÁRIO

 PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO

Gênero Textual - DIÁRIO


CONTEÚDO: 

Estratégia de leitura, decodificação, fluência de leitura, ritmo e entonação em leitura. 

Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

Planejamento de texto: identificar diferentes gêneros (orais e escritos), compreendendo sua função social e uso em diferentes situações sociais. 

Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

Revisão do texto.


OBJETIVOS:

Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.


DESENVOLVIMENTO:

Realizar com a turma a leitura de livros com o gênero textual Diário. Permitir que manipulem, leiam página por página por um momento em sala de aula ou na biblioteca.

Exemplos: 
* Diário de uma minhoca


* Diário de um banana (Coleção)
* Querido diário otário (Coleção)


* Diário de uma garota nada popular (Coleção)


* Diário da Julieta - Ziraldo (Coleção)

O que tipo de texto é o diário? Quais suas principais características? Como deve ser a estrutura?
Na sala de aula, ler o texto abaixo sobre o gênero textual Diário, seus elementos e estrutura


Realize leitura do texto abaixo observando:

- Como devo iniciar o texto do diário?
- Sobre o que pode ser falado num diário?
- Como devo finalizar cada dia?


Quando devemos escrever com letra maiúscula? Leia o texto abaixo e realize a cópia no seu caderno colocando letra maiúscula quando necessário:

Realizar revisão da produção de texto:


Realizar revisão da produção de texto:




AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada durante o processo da realização das atividades.


DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO Gênero Textual - CARTA

 PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO

Gênero Textual - CARTA


CONTEÚDO: 

Estratégia de leitura, decodificação, fluência de leitura, ritmo e entonação em leitura. 

Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.

Planejamento de texto: identificar diferentes gêneros (orais e escritos), compreendendo sua função social e uso em diferentes situações sociais. 

Revisão do texto.


OBJETIVOS:

Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal). 

Localizar informações explícitas em textos. 

Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. 

Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.


DESENVOLVIMENTO:

Realizar com a turma a leitura do livro: Viviana rainha do pijama.

Realizar Interpretação textual do livro: Viviana, rainha do pijama.

Na sala de aula, ler o texto abaixo sobre o gênero textual Carta, seus elementos e estrutura.




Realizar produção Textual a partir de observação de imagens – Gênero textual Carta.


Realizar revisão da produção de texto:


AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada durante o processo da realização das atividades.


DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!