quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

PLANO DE AULA 4º ANO – NOTÍCIA JORNAL VOLTA ÀS AULAS

PLANO DE AULA 4º ANO – NOTÍCIA
JORNAL VOLTA ÀS AULAS


PLANO DE AULA – NOTÍCIA
JORNAL VOLTA ÀS AULAS

Esta aula tem a finalidade de identificar a função social de noticiar acontecimentos e fatos da sociedade, pelos meios de comunicação impresso e digital.

CONTEÚDOS: 
Gêneros discursivos: função social, contexto de produção e de circulação.
Oralidade pública

OBJETIVOS: 
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campo da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

DESENVOLVIMENTO:
Permitir que a turma converse sobre as férias, o que fizeram, onde foram (tudo e importante, desde o passeio na casa da avó, um passeio pelo bairro ou até uma viagem).
Conversar sobre o gênero textual notícia, o que é, onde vemos ou ouvimos as notícias.
Realizar a produção de um jornal com notícias simples do período que ficou em casa. 

Realizar leitura, recorte e colagem no caderno.


ATENÇÃO!!!
A atividade abaixo, foi planejada para uma turma de 4º Ano, primeira semana, sendo que a turma foi alfabetizada durante a pandemia e possui suas dificuldades.



Após terminar a atividade, recortar, colar em uma folha de sulfite colorida e espalhar as notícias pelas escola!!!

DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!


ATIVIDADES INTERATIVA VOLTA ÀS AULAS - ENSINO FUNDAMENTAL

 ATIVIDADE VOLTA ÀS AULAS 2023


DESENVOLVENDO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE ATIVIDADES DE VOLTA ÀS AULAS  - ENSINO FUNDAMENTAL

Abaixo segue uma atividade interativa e que pode trazer muitos significados para a turma, colocando a galera para escrever e leu o que escreveu desde o primeiro dia de aula!


Peça para que pintem usando lápis de cor, depois deverá ser recortado apenas onde tem linha pontilhada.

No caderno, colar apenas no centro.

Atrás de cada solicitação, colocar a resposta usando as linhas do caderno


DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO Gênero Textual - DIÁRIO

 PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO

Gênero Textual - DIÁRIO


CONTEÚDO: 

Estratégia de leitura, decodificação, fluência de leitura, ritmo e entonação em leitura. 

Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

Planejamento de texto: identificar diferentes gêneros (orais e escritos), compreendendo sua função social e uso em diferentes situações sociais. 

Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

Revisão do texto.


OBJETIVOS:

Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.


DESENVOLVIMENTO:

Realizar com a turma a leitura de livros com o gênero textual Diário. Permitir que manipulem, leiam página por página por um momento em sala de aula ou na biblioteca.

Exemplos: 
* Diário de uma minhoca


* Diário de um banana (Coleção)
* Querido diário otário (Coleção)


* Diário de uma garota nada popular (Coleção)


* Diário da Julieta - Ziraldo (Coleção)

O que tipo de texto é o diário? Quais suas principais características? Como deve ser a estrutura?
Na sala de aula, ler o texto abaixo sobre o gênero textual Diário, seus elementos e estrutura


Realize leitura do texto abaixo observando:

- Como devo iniciar o texto do diário?
- Sobre o que pode ser falado num diário?
- Como devo finalizar cada dia?


Quando devemos escrever com letra maiúscula? Leia o texto abaixo e realize a cópia no seu caderno colocando letra maiúscula quando necessário:

Realizar revisão da produção de texto:


Realizar revisão da produção de texto:




AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada durante o processo da realização das atividades.


DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!