Sequência didática MONSTRO DAS CORES
para Ensino Fundamental
Preparamos o ambiente com o tema do livro:
Iniciamos com a leitura do livro:
Emocionômetro
Imprimir antecipadamente os monstros e os nomes das crianças, colocar cada nome em um prendedor de madeira. Cada criança deverá marcar no emocionômetro, como está se sentindo neste dia.
Psicomotricidade - Realizamos brincadeira fazendo a separação de peças de lego e botões conforme a cor, as crianças coloram regras para as brincadeiras e realizaram também contagem de quanto tempo cada um levava para separar as peças.
Colocamos peças de legos com cores conforme os monstrinhos em um bambolê.
Cada criança deveria pegar as peças com o critério que desejar: Cores, quantidade, etc, e levar as peças ao monstro com a cor correspondente.(Fizemos os monstros com galão de sabonete, devidamente higienizado, colamos a imagem do monstro, recortamos um orifício para representar a boca aberta.
Enquanto isso, na sala de recursos, usamos esta atividade com as turmas de 4º e 5º anos para contar o tempo que os colegas levavam para realizar a tarefa e transformamos segundos em minutos.
Com os menores, apenas contamos o tempo.
Também utilizamos peças de Legos para montar monstros, cada colega usou sua criatividade!
Interpretação textual:
Caça palavras com os sentimentos ou emoções citadas no livro:
Separação em sílabas - sinônimo e antônimo
Separação em sílabas e uso do dicionário:
Pontuação: Ponto final, Ponto de exclamação, dois pontos, travessão e vírgulas
Produção de frases
Ditado de sentimentos e emoções:
Texto para cópia dos alunos:
Observar o traçado das letras;
Observar pontuação e paragrafação;
Gênero textual Anedota: Piada
PARA TURMAS DE 4º E 5º ANOS
Propor aos alunos uma leitura divertida!
Pesquisamos e preparamos antecipadamente PIADAS infantis. plastificamos fazendo cartões.
Preparamos antecipadamente monstros feitos com galão de água ou sabão, devidamente higienizados e decorados. Imprimimos os monstros, plastificamos, recortamos o espaço da boca no monstro e no galão.
Colocamos em cada monstro uma quantidade de piadas.
Cada aluno na sua vez, retirava um texto e realizava a leitura respeitando a pontuação presente naquela piada.
Rolou muita risada, diversão e leitura em voz alta!
Na SALA DE RECURSOS, colocamos a leitura dentro do monstro conforme o nível de alfabetização, palavras simples, palavras com sílabas complexas, frases ou as piadas.
Faces - Desenhar como fica o rosto das pessoas quando sentem: Raiva, alegria, tristeza, medo, felicidade.
Ilustração - Realizar leitura de frases e produzir desenhos conforme interpretação individual.
Pintar quantidade conforme numeral:
Realizar Classificação, Seriação e Sequenciação.
Atividades de fundamental importância para que se desenvolva o conceito de número, relação quantidade x numeral e conservação e inclusão de classes
A Seriação é o processo pelo qual se comparam os objetos e se estabelecem as diferenças entre eles.
Na classificação é possível perceber semelhanças e diferenças nas formas.
A sequenciação é o ato de suceder a cada elemento, ao outro, sem considerar a ordem entre eles
Escrever números pulando de dois em dois:
Recortar e colar os números faltosos:
Colocar sucessor e antecessor:
DE USO PESSOAL
Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE
e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.
Não é autorizado a postagem em sites,
blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de
WhatsApp sem autorização prévia da autora.
Caso queira indicar este arquivo para outro educador
compartilhe apenas link do blog!
ANEXOS PIADAS - PARA IMPRIMIR:
DE USO PESSOAL
Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE
e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.
Não é autorizado a postagem em sites,
blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de
WhatsApp sem autorização prévia da autora.
Caso queira indicar este arquivo para outro educador
compartilhe apenas link do blog!