Adsense

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Sequência Didática: Liberte uma leitura!

Sequência Didática Língua portuguesa e Arte

Dinâmica de Leitura: 

Liberte uma leitura para Ensino Fundamental


Propor aos alunos uma leitura divertida! Fábula: FESTA NO CÉU

Preparamos e decoramos a gaiola. Usamos imagens da internet que foi impresso, plastificado e recortado.

Pesquisamos e preparamos antecipadamente PALAVRAS - FRASES E TEXTOS (com diferentes gêneros textuais) para serem utilizados conforme o nível de alfabetização dos alunos.

Na SALA DE RECURSOS, colocamos a leitura dentro da gaiola conforme o nível de alfabetização, palavras simples, palavras com sílabas complexas, frases ou as piadas.

Cada aluno na sua vez, libertava de dentro da gaiola, uma leitura, respeitando a pontuação e contando que gênero textual era aquele.

Explicamos diferentes gêneros textuais como: Poesia, fábula, biografia, texto instrucional, conto, etc.


Mas o texto principal foi a fábula do livro: FESTA NO CÉU!


Ilustração, produzir desenhos conforme interpretação individual.

Texto: FESTA NO CÉU

Interpretação textual:

Onde ia acontecer a festa?

Quem é o personagem principal da história?

Por que os bichos sem asas estavam jururus de fazer dó?

A tartaruga decidiu ir à festa. Como ela conseguiu chegar lá?

Como se divertiu a tartaruga na festa?

Na volta, o que fez o urubu descobrir onde estava a tartaruga?

Qual foi a reação do urubu?

O que aconteceu com a tartaruga?


Caça palavras com animais:


Produção de texto ou frases:


Lista com nomes de animais da água e da terra:


Vamos fazer uma gaiola? Usar material impresso, colorir, recortar e montar.

 

Outra sugestão é fazer a gaiola com recortes de papel! 
Amei esta ideia... fiz com meus alunos e foi um sucesso!!!



DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!

domingo, 12 de março de 2023

Sequência didática MONSTRO DAS CORES para Ensino Fundamental

Sequência didática MONSTRO DAS CORES
para Ensino Fundamental

Preparamos o ambiente com o tema do livro:


Iniciamos com a leitura do livro:

Emocionômetro

Imprimir antecipadamente os monstros e os nomes das crianças, colocar cada nome em um prendedor de madeira. Cada criança deverá marcar no emocionômetro, como está se sentindo neste dia.



Psicomotricidade - Realizamos brincadeira fazendo a separação de peças de lego e botões conforme a cor, as crianças coloram regras para as brincadeiras e realizaram também contagem de quanto tempo cada um levava para separar as peças.



Colocamos peças de legos com cores conforme os monstrinhos em um bambolê.
Cada criança deveria pegar as peças com o critério que desejar: Cores, quantidade, etc, e levar as peças ao monstro com a cor correspondente.(Fizemos os monstros com galão de sabonete, devidamente higienizado, colamos a imagem do monstro, recortamos um orifício para representar a boca aberta.
Enquanto isso, na sala de recursos, usamos esta atividade com as turmas de 4º e 5º anos para contar o tempo que os colegas levavam para realizar a tarefa e transformamos segundos em minutos.
Com os menores, apenas contamos o tempo.

Também utilizamos peças de Legos para montar monstros, cada colega usou sua criatividade!


Interpretação textual:


Caça palavras com os sentimentos ou emoções citadas no livro:

Separação em sílabas - sinônimo e antônimo

Separação em sílabas e uso do dicionário:

Pontuação: Ponto final, Ponto de exclamação, dois pontos, travessão e vírgulas

Produção de frases

Ditado de sentimentos e emoções:

Texto para cópia dos alunos:

Observar o traçado das letras;

Observar pontuação e paragrafação;




Gênero textual Anedota: Piada
PARA TURMAS DE 4º E 5º ANOS

Propor aos alunos uma leitura divertida! 
Pesquisamos e preparamos antecipadamente PIADAS infantis.  plastificamos fazendo cartões.
Preparamos antecipadamente monstros feitos com galão de água ou sabão, devidamente higienizados e decorados. Imprimimos os monstros, plastificamos, recortamos o espaço da boca no monstro e no galão.
Colocamos em cada monstro uma quantidade de piadas.
Cada aluno na sua vez, retirava um texto e realizava a leitura respeitando a pontuação presente naquela piada.
Rolou muita risada, diversão e leitura em voz alta!

Na SALA DE RECURSOS, colocamos a leitura dentro do monstro conforme o nível de alfabetização, palavras simples, palavras com sílabas complexas, frases ou as piadas.


Faces - Desenhar como fica o rosto das pessoas quando sentem: Raiva, alegria, tristeza, medo, felicidade.

Ilustração - Realizar leitura de frases e produzir desenhos conforme interpretação individual.


Pintar quantidade conforme numeral:


Realizar Classificação, Seriação e Sequenciação.

Atividades de fundamental importância para que se desenvolva o conceito de número, relação quantidade x numeral e conservação e inclusão de classes

A Seriação é o processo pelo qual se comparam os objetos e se estabelecem as diferenças entre eles.
Na classificação é possível perceber semelhanças e diferenças nas formas.
A sequenciação é o ato de suceder a cada elemento, ao outro, sem considerar a ordem entre eles



Escrever números pulando de dois em dois:

Recortar e colar os números faltosos:

Colocar sucessor e antecessor:

DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!


 ANEXOS PIADAS - PARA IMPRIMIR:












DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

PLANO DE AULA 4º ANO – NOTÍCIA JORNAL VOLTA ÀS AULAS

PLANO DE AULA 4º ANO – NOTÍCIA
JORNAL VOLTA ÀS AULAS


PLANO DE AULA – NOTÍCIA
JORNAL VOLTA ÀS AULAS

Esta aula tem a finalidade de identificar a função social de noticiar acontecimentos e fatos da sociedade, pelos meios de comunicação impresso e digital.

CONTEÚDOS: 
Gêneros discursivos: função social, contexto de produção e de circulação.
Oralidade pública

OBJETIVOS: 
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campo da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

DESENVOLVIMENTO:
Permitir que a turma converse sobre as férias, o que fizeram, onde foram (tudo e importante, desde o passeio na casa da avó, um passeio pelo bairro ou até uma viagem).
Conversar sobre o gênero textual notícia, o que é, onde vemos ou ouvimos as notícias.
Realizar a produção de um jornal com notícias simples do período que ficou em casa. 

Realizar leitura, recorte e colagem no caderno.


ATENÇÃO!!!
A atividade abaixo, foi planejada para uma turma de 4º Ano, primeira semana, sendo que a turma foi alfabetizada durante a pandemia e possui suas dificuldades.



Após terminar a atividade, recortar, colar em uma folha de sulfite colorida e espalhar as notícias pelas escola!!!

DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!