Adsense

sexta-feira, 7 de março de 2014

Lembrancinha de Páscoa - Porta Guloseimas

Porta Doces de Páscoa!
Feito pela Nanda
 Que tal fazer diferente nesta Páscoa?
Olha que graça estes modelos de porta guloseimas para Páscoa
em forma de cenoura.

Para fazer você vai precisar de:
- Lata de achocolatado ou leite em pó
- E.V.A  - laranja e verde
- cola quente
- Fita para fechar a embalagem

rsrsrsrs Quando eu vi este modelinho,  fiquei pensando se esta parte verde
era colada na tampa.... como iria fechar????
Só depois fui entender que a tampa é descartada!
Você cola tudo na lata, e depois amarra a parte verde com uma fitinha!!!
Simples assim!!!! kkkkk


Apliques de E.V.A. para Páscoa!

Dentro de alguns dias chega a Páscoa, uma data muito esperada pela criançada!!!
A Pat Pacheco já começou com as novidades!!
Apliques de coelho na xícara ou no Cupcake
Coelho com ovo de Páscoa
e lata decorada com coelhinho da Páscoa, tudo em e.v.a.

Créditos: Pat Pacheco

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Atividades Circo para Pré II - Educação Infantil




 Atividades para o Projeto Circo na Educação Infantil
Turma: Pré II

  • Atividade com foto: Imprima foto dos seus pequenos, recorte apenas o rosto e cole no papel canson, agora peça que as crianças façam recortes com papel colorido e formem a gravata do palhaço, a peruca, uma flor para o chapéu, cabelo, etc. Depois todos deverão desenhar o que está faltando... ( o corpo, braços, mãos, sapato, etc.




  • Adjetivos do palhaço: Cada amigo fará o seu palhaço, utilizar novamente o recorte livre, (importantíssimo para coordenação motora fina)  e abaixo a turma fará uma lista das qualidades que elas imaginam que o palhaço tem:



  • Carimbo com as mãos: Deixe apenas o círculo desenhado no papel, depois passe tinta guache nas mãos das crianças e vá ajudando-o a carimbar formando cabelos e a roupa do palhaço. 



  • Matemática na Educação Infantil: Faça com a turma um gráfico para saber quantos amigos já foram ao circo. Depois leia em voz alta com as crianças:





  •  Animais no circo: Antes desta atividade converse com os pequenos sobre os animais no circo, por que isto não deve acontecer mais.... quais animais trabalhavam no circo.... Agora, peça que as crianças desenha os animais e escrevam a frase: CIRCO LEGAL NÃO TEM ANIMAL! 







  • Vamos fazer continhas? Num primeiro momento use material concreto (palitos, tampinhas de garrafa pet, etc) para somar e diminuir, depois faça isso no papel, sempre desenhando as quantidades:



  • Desenhando a bailarina: Depois de brincar com os passos da bailarina, deixe que as crianças desenham uma bailarina, cada um do seu jeitinho, dê a eles forminha de brigadeiro para que façam a saia da bailarina:


  • Abracadabra!!! Dia da Mágica: Para este dia, envie antecipadamente uma lição de casa pedindo que na data marcada as crianças venham para escola vestidos com capa  e cartola de mágico! Mas o mais importante é aprender uma mágica, fique tranquila, os pais vão ensinar aos filhos uma mágica mais legal que a outra! rs Fiquei surpreendida quando realizei esta atividade! As crianças apresentaram a mágica para turma e depois para escola toda!


  •  Circo na escola! Para este dia, convide todos alunos para virem fantasiados de algum profissional do circo, aquele que eles mais gostaram! Brinque com a turma toda de circo!!!
Esta foto é do Pré II - 2013 - Saudades!!!!! 



ATIVIDADES VARIADAS PARA FAZER COM O PRÉ II










segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Projeto Água para Maternal II

PROJETO ÁGUA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
TEMA: Água nossa de cada dia!
TURMA: Maternal II

PROBLEMATIZAÇÃO/TEMA CENTRAL: 
Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável. o trabalho com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água.

JUSTIFICATIVA: 
A Educação Ambiental é um processo de aprendizado que busca formar uma consciência sobre a postura do homem em relação ao meio ambiente. Tem como objetivo informar e sensibilizar as pessoas sobre os problemas ambientais e suas possíveis soluções, buscando transformar os indivíduos em participantes das decisões de sua comunidade. Daí a importância de trabalhar desde cedo a Educação Ambiental no ensino formal, sendo integrada ao currículo de forma a promover uma melhor aprendizagem e despertar a sensibilização do alunado, contextualizando com a sua realidade na formação do cidadão crítico e participativo.


OBJETIVOS:
Valorizar atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente
Conhecer os fenômenos  da natureza referentes à água (rios, chuvas, etc.).
Conscientizar- se do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares.
Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.

ESTRATÉGIAS:

Importância da água:  Usando uma cartolina e canetinha, fazer uma lista de coisas que não podemos fazer sem água! Pedir as crianças que narrem e o professor será o escriba.

Onde encontramos água?
Água no nosso corpo - Para explicar aos pequenos que em nosso corpo também tem água, coloque uma cartolina no chão, desenhe o contorno de uma das crianças, agora junto com a turminha ponte apenas 70 % do corpo, exemplificando a quantidade de água presente no nosso organismo:

 A água nas frutas e verduras - A água também está presentes em alimentos saudáveis como frutas e verduras, você pode fazer uma lista com as frutas ou construir um gráfico com a fruta preferida da turma. 
Vamos colorir e dar nome a algumas frutas:
Agora, faça com a turma uma culinária com frutas, sempre explique a necessidade de experimentar, se nunca experimentarmos não vamos saber se é bom ou não!!

Suco de fruta natural 
 Fruta no espeto:
 Sorvete de frutas - neste caso, é sorvete de brincadeirinha! Corte pequenas fatias de melancia e coloque o palito de picolé, pronto! Este é o sorvete de melancia!  - Se você optar por sorvete gelado mesmo, poderá conversar com as crianças sobre os estados físicos da água

Precisamos da água todo dia, o tempo todo! Peça que as crianças levem bonecas, brinquedos à escola para tomar banho!

Água na natureza: Jardim - Na natureza encontramos muita água, mas é preciso cuidar! As flores também precisam da água para continuarem vivas. Num primeiro momento você pode fazer flores no papel, use recorte e colagens:

 (teacherpreschool.org)
 Você também pode plantar flores junto com a turma em: pneus (aproveite e explique a necessidade de reciclar)


Fazer um vaso antidengue! (Explique que o mosquito adora a água parada para se reproduzir)
Passo a passo do vaso antidengue 
Ou plante flores junto com a galera, em pequenos vasos, vai ficar lindo! Mas não esqueça de explicar a turma que a flor não vai nascer se não regada todos os dias e que ela também precisa da luz do sol para nascer e dar flores lindas!

Música Sementinha: - vídeo para professora: clique aqui
 Uma sementinha plantada no chão
         Dormia um sono sossegado e bom
         Veio a chuva...
         O sol brilhou
         E a sementinha mexeu, mexeu, mexeu e acordou!
         Esticou os braços, estava muito apertada
         Levantou os galhos e ficou agitada
         Cresceu, cresceu,  subiu no varal
         E cheinha de flores alegrou o quintal!

                   Música- Eu vou crescer, eu vou crescer
                   Crescer, crescer, crescer para Jesus
                   E quando eu estiver deste tamanho assim
                   Eu quero trabalhar pra meu Jesus sem fim!
                            Trá lá lá lá, trá lá lá

Poesia Sementinha:
  A água do Mar - Na roda de conversa discutir com a turma sobre como é a água do mar, porque ela tem um gosto diferente da água da sua casa. Fazer junto com as crianças uma lista de animais que vivem no mar e precisam da água salgada para sobreviver.
Cante com a turma músicas que falem de água como: PEIXE VIVO!
Vamos fazer um peixe? Use recorte, pintura com os dedos e alinhavo
Se preferir, monte um painel com as crianças com peixes variados: 
Fazer um mini aquário com a turma, você vai precisar de: garrafa pet, fitas, botões variados e coloridos, etc. Use na roda de conversa, cante usando como instrumento, mexendo devagar, rápido, em, cima, embaixo, etc
Alguns animais vivem no gelo como os pinguins, conversar sobre que tipo de animal é o pinguim, o que ele come, como ele vive, fazer um pinguim usando garrafa pet, papel, algodão e penas:
No mar, a tartaruga sofre com a poluição, algumas especies estão em extinção, converse sobre o tema depois você pode fazer com a turma as tartarugas sem nenhum lixo no mar!





Vamos fazer um boneco ecológico? Pegue uma meia calça, corte, coloque alpiste no fundo e depois pó de serragem dentro da meia formando uma bola. Amarre bem, faça a caretinha como desejar (olhos, nariz e boca). Pronto! Agora é só molhar bem, todos os dias que o alpiste vai  nascer e formar o cabelo!
Como acontece a chuva? Faça junto com as crianças em forma de cartaz ou livro:


(feito pela Sandra)

O que precisamos no dia que chove? Trazer para escola objetos que precisamos no dia de chuva e fazer um passeio pela escola

Lição de casa: Imagens de ambientes poluídos
 O que temos feito para ajudar o meio ambiente? Peça imagens à turma, converse sobre o tema e monte um painel!

 Agora, para finalizar o projeto, uma atividade bem legal! Peça que as crianças tragam para escola: 1 balde, 1 peça de roupa. Vamos lavar roupa? É claro que a discussão de economizar água, cuidar da água, usar com consciência não termina... Após lavar as roupas e estende-las num varal(montado pela professora) convide as crianças a lavar a calçada com a água que lavaram as roupas!
 (foto: ColMagno)