Adsense

quarta-feira, 26 de março de 2014

Projeto Água para Educação Infantil



Projeto Água para Educação Infantil
Turma: Pré I e Pré II
Água é Vida!
PROBLEMATIZAÇÃO
Este projeto visa ajudar na conscientização das crianças em relação a preservação da água, mostrando consumo consciente, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos. Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água.

JUSTIFICATIVA
A Educação Ambiental é um processo de aprendizado que busca formar uma consciência sobre a postura do homem em relação ao meio ambiente. Tem como objetivo informar e sensibilizar as pessoas sobre os problemas ambientais e suas possíveis soluções, buscando transformar os indivíduos em participantes das decisões de sua comunidade. 

OBJETIVOS
* perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social; 
* perceber a presença da água em diferentes condições e ambientes;
* compreender o ciclo da água
* reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço; 
* adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica; 
* perceber que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos; 


ESTRATÉGIAS

- Na roda, conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. 
(foto: projetoescolaohlbrasil.com.br)
- Durante todo projeto, observar as condições do tempo, marcar quantos dias fará: Sol, Chuva ou se ficará nublado.

- Qual a importância da água? Cada amigo da sala vai mostrar por que acha a água importante:

(foto: umasq.blogspot.com)

 - Vamos conhecer o ciclo da água, construir um painel mostrando o caminho que a água percorre:

- Construir com a turma um livro mostrando o Ciclo da água com colagens diversas, papel picado ou recortado, para fazer a chuva usar lantejoulas, algodão para as nuvens:





- Depois de aprendermos sobre o ciclo da água, vamos levar para casa uma tarefa:
Maquete Ciclo da Água - A criança juntamente com a família confeccionarão uma maquete do ciclo da água. Sugestão: Não usar isopor, fazer apenas com papelão (caixa), fazer recortes em papéis coloridos, colagens variadas: bichinhos da fazenda (miniaturas) flores e folhas artificiais, lã, plástico bolha, embalagem plástica, rolinho de papel, palito de picolé, caixinha de leite, etc.

Maquete na caixinha de leite

Maquete na embalagem de amaciante

Maquete na caixa de papelão


Maquete com recortes de papel
(Fotos: trabalhos escolares criativos)



- Oficina Culinária - Sorvete de frutas
 (Foto: Zoopi)
Como fazer?
Escolha uma das frutas para começar, nós escolhemos a melancia. Bata no liquidificador e se ela não estiver doce coloque um pouco de açúcar. Coe e despeje na forminha enchendo somente 1/3. Coloque no freezer por mais ou menos 1 hora. Pegue a outra fruta e repita o mesmo procedimento, nós colocamos a manga. Retire as forminhas do freezer e despeje até completar 2/3 da forma e devolva ao freezer. Faça o suco da última fruta. Nós fizemos de limão e nesse sim tivemos que colocar açúcar. Termine de completar as forminhas, espete o palito e agora é só esperar mais ou menos uma hora e meia e pronto! Agora é só se deliciar com os picolés gostosos, saldáveis e super coloridos!

- QUEM PRECISA DA ÁGUA? O homem precisa muito da água na:
- ALIMENTAÇÃO - Vamos fazer uma horta?
Tempero plantado dentro da casca do ovo:
- Horta na caixinha de suco ou leite: 
  - Horta na garrafa pet:
 - Horta na embalagem de água (5 litros) ou garrafa pet:

Para nossa higiene também precisamos 
- Vamos aprender a forma correta para escovar os dentes: 



COMO EVITAR E DESPERDÍCIO DE ÁGUA?
Você Sabia?
Um banho de chuveiro de 30 minutos consome 243 litros de água?
Solução: Fechando o registro enquanto nos ensaboamos, gastaremos apenas 81 livros de água.




Que lavar roupa em um tanque por 15 minutos, consome 135 litros de água?Solução: Juntar roupa na água para lavar de uma só vez e enxaguar todas ao mesmo tempo sem a torneira o tempo todo aberta.



Escovar os dentes em 5 minutos com a torneira aberta, gasta 80 litros de água?


Solução: Se fechar a torneira enquanto escova os dentes. Economiza-se 79 litros de água. 

Lavar a louça por 15 minutos com a torneira aberta, gasta 243 litros de água?
Solução: Fechar a torneira para ensaboar a louça, gasta-se 20 litros de água.



- Os peixes também precisam de água - vamos fazer peixe usando pratos de papel, na roda de conversa, falaremos sobre a importância do cuidado com a água para os peixes e o que acontece se a água estiver suja - poluída.


- Matemática - Vamos pescar e realizar a contagem dos peixes

- Vamos realizar uma experiência?

Cientista em ação
Em um dos copos, coloque o corante azul e, no outro, o corante vermelho até a água dos copos ficar bem colorida. 
Coloque uma flor branca em cada copo. 
Deixe os copos em um lugar seguro, onde não corram risco de cair e em que ninguém vá mexer.


ATIVIDADES SOBRE MEIO AMBIENTE - PRONTO PARA IMPRIMIR





quarta-feira, 19 de março de 2014

5 Cestinhas para Páscoa com caixa de leite

Páscoa sustentável!!!

Hoje trouxe 5 sugestões de Cestinhas de Páscoa feito com
Caixinha de leite! Então vamos lá...
A primeira cestinha foi encapada com eva amarelo, feito apenas o rostinho, a coelhinha também é feita de eva. Um mino lindo feito pela tia lay com muito capricho!


A segunda cestinha tem um coelhinho de corpo inteiro, uma graça de mimo feito pela Aninha

 Estas cestinhas conhecemos só de olhar... Jacirinha! Ficou lindo! 

Uma cestinha diferente! Corte a caixinha de leite ou suco e deixe na horizontal, encape e decore como desejar! 

O painel criativo também caprichou nas cestinhas de Páscoa com caixinha de leite! Uma graça!

Atividades para Semana da Páscoa - Educação Infantil

Oi Gente!!!!

Vim trazer um Especial de Páscoa para Educação Infantil - turmas de Pré!!
Muitas atividades, brincadeiras, ideias para a cestinha e sugestão de mural, lanchinho especial, tudo para a Páscoa do Pré !!!!

Atividades:
  • Para começar, vamos trabalhar a coordenação motora da galera! Uma sugestão é fazer coelhinho de cone de papel, imprima o rosto do coelho para colorir e recortar, depois peça que as crianças recortem muitos quadradinhos coloridos para decorar a barriga do coelho. Auxilie na colagem e pronto!


  • Vamos dividir os ovos de Páscoa? Esta atividade é bom mandar como lição de casa, a família poderá fazer junto com a criança a divisão dos ovos em quantidade igual em casa cestinha:

  • Tres sugestões para fazer coelho da Páscoa com pratos de papel:
O primeiro foi feito pelo Krolotak, as crianças poderão fazer os recortes das orelhas e do nariz, depois é só colar:


Use as mãos dos pequenos como molde para a grama, deixe que os pequenos recortem as orelhas e façam os olhos e nariz, o Painel de Páscoa vai ficar uma graça!

Coelho da Páscoa feito de prato de papel inteiro, imprima o molde das orelhas, olhos, dentes e nariz e deixe que as crianças pintem e recortem, depois é só colar no prato de papel e pronto: (molde abaixo)




  • Matemática na Páscoa: Podemos contar material concreto
Depois realizar vamos registrar as quantidades e colocar os numerais na ordem crescente:



  • Ciências durante a semana da Páscoa? Isso mesmo! Já que estamos falando de ovos......
Materiais necessários:
1 ovo cru;
1 copo ou béquer (pode ser qualquer recipiente transparente);
Água;
Sal de cozinha (cloreto de sódio – NaCl);
Vareta de vidro ou colher para misturar.

Procedimento: Peça aos alunos que coloquem água até a metade do copo e adicionem o ovo. Eles devem observar quem é mais denso, o ovo ou a água.

Em seguida, peça para que eles retirem o ovo, acrescentem sal à água, misturem bem e coloquem o ovo novamente. Que mudança de densidade é possível visualizar?

Resultados e Discussão: Quando se adiciona o ovo cru na água pura, ele vai para o fundo do recipiente, o que nos indica que ele é mais denso que a água.
Porém, quando se adiciona sal na água, o ovo flutua, conforme a figura abaixo:
(foto: Krokotak)
Conclusão: O professor pode complementar a explicação mostrando que a densidade do Mar Morto é tão grande que as pessoas podem flutuar nele, sem se preocupar em afundar. Isso ocorre em razão da alta concentração de sal dissolvido na água desse mar. É inclusive em virtude disso que ele se chama “Mar Morto”; essa concentração de sal impede que haja vida animal e vegetal nesse local.
(http://educador.brasilescola.com/)

  • Que tal um cartão de Páscoa? As crianças poderão entregar o cartão à família
Feito pela Érica Catarina:




  • Caça palavras de Páscoa:
  • E agora, muito esperado pela galera.... um "agradinho" especial de Páscoa! Ano passado fizemos pequenos ovinhos de chocolate, em formatos variados: cenouras, coelhinhos, ovinhos, etc.



Será que a turminha gostou????
  • Vamos contar? Mais uma sugestão para trabalhar a relação entre quantidade e numeral na Semana da Páscoa. Faça pequenas cestinhas, de papel ou se preferir use garrafa pet, faça cestinhas com garrafa pet e coloque os números em cada uma:



Brinque com a turma colocando as quantidades e depois retirando quantidades

  • O final da semana está chegando.... Prepare as cestinhas para as guloseimas de Páscoa - Estas abaixo, fiz no ano passado, usei pote de sorvete e fiz os coelhos com e.v.a.
Cesta de páscoa feita com pote de sorvete reciclado para meninas
Cesta de páscoa feita com pote de sorvete reciclado para meninos

  •  Fala uma maquiagem de coelhinho na turminha e depois leve a turma para a caça aos ovos....



  •  Se preferir, faça a cestinha junto com as crianças: Peça antecipadamente uma caixa de sapato infantil,  prenda as alças com grampeador e usando crepom, decore a cestinha junto com as crianças. 

  • Como a turminha do Pré faz tentativas de escrita com sucesso, faça com os alunos uma lista de adjetivos do coelho ou se preferir uma lista dos símbolos reais da Páscoa, depois dê um coelho para recorte e monte com eles um painel!