Adsense

domingo, 13 de setembro de 2015

Plano de aula especial para o Dia da Árvore

Plano de Aula para educação Infantil - Meio ambiente
Árvore Querida!

Objetivos:
  • Comemorar o Dia da Árvore, aproveitando para despertar a consciência ecológica nos alunos
  • Mostrar a importância das árvores para o planeta
  • Sensibilizar as crianças para os benefícios da árvore no dia a dia de todos os seres vivos
  • Promover o cuidado com o meio ambiente.


Para que serve uma árvore? O que ela faz pelo meio ambiente? Montar com as crianças um painel com todos os benefícios que as árvores podem oferecer: 

Um dos benefícios da árvore é produzir o fruto, vamos fazer uma árvore bem grande cheia deles!

As árvores não são todas iguais
Jatobá, juazeiro, mogno, pau-brasil, oliveira, seringueira, ipê, coqueiro... Há muitas espécies de árvores no Brasil, todas de grande importância para a composição do meio ambiente e para a manutenção da vida no planeta. Com o intuito de voltar o olhar dos alunos para esse bem tão precioso, convide-os a pesquisar com você a vasta variedade de árvores nativas. Envie também uma pergunta para casa, para ser respondida em conjunto com os pais: quais espécies de árvore vocês conhecem? Além de pesquisarem os nomes com os filhos, eles podem buscar imagens. No dia seguinte, as crianças socializam esse conhecimento com os coleguinhas. Fixe as pesquisas trazidas de casa no varal da sala.

Que nome se dá a cada parte da árvore? Fazer uma árvore com rolinho de papel, os galhos serão feitos com o contorno da mãozinha e depois colar algodão na ponta dos dedos e pintar de verde para fazer as folhas, para a raiz, colar barbante.
As árvores podem nos dar frutos deliciosos!

As Árvores melhoram a qualidade do ar:
Do que a plantinha precisa para crescer e se tornar uma grande árvore?
Sol, Água, Ar e terra:


Em cada estação a árvore fica de um jeitinho.... Usar recortes de papel:

Arte com folhas de árvores, montar bichos, bailarinas, colar botões, olhos, lantejoulas, o que desejar:
 

Alinhavo - alinhar o desenho com formato de folha:

Precisamos cuidar do meio ambiente já! Reuse, Recicle e Reduza! Com estas atitudes podemos mudar o meio ambiente:
Poesia: Árvore querida!

Plantio de árvores
Que tal programar um passeio com a turma para participar do plantio de mudas de árvore na sua cidade? Com certeza será uma experiência da qual os pequenos nunca se esquecerão. O primeiro passo é se informar na Secretaria do Meio Ambiente de sua cidade, na Prefeitura ou em organizações não governamentais. Elas podem já estar com eventos programados em função do Dia da Árvore. Outra ideia é plantar uma árvore na escola, caso haja espaço para isso. 
Como devo plantar minha árvore? Imagens para montar com os pequenos a sequencia:





Achei aqui

Lanche saudável
No dia programado para as atividades especiais, as crianças também podem lanchar debaixo da árvore. Estenda uma toalha bem bonita, como as de piquenique, e sente-se com a turma sobre ela. Traga algumas frutas e conte que elas nasceram em árvores, como a laranja, na laranjeira. Ofereça frutas picadinhas para todos provarem. A aceitação das crianças a alimentos saudáveis fica maior em situações como essas.

Painel para o Dia da Árvore com o carimbo das mãos:
Créditos: Revista Guia prático Infantil

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Plano de Aula: Alimentar-se bem é tudo de bom!






Muitas atividades para o Projeto Alimentação saudável na Educação Infantil!
Trabalhamos muito.... a escola toda! Todas as turmas: Maternal I - Professora Letícia, Maternal II - Professora Adriane, Pré I - Professora Francine, Pré II - Professora Juce!
 Muita dedicação para aprender sobre a importância de uma alimentação SAUDÁVEL e de qualidade para a nossa saúde!
 A escola como uma instituição de grande influência na vida das crianças, é o lugar ideal para se desenvolver ações de promoção à saúde, e o desenvolvimento de uma alimentação saudável. Neste sentido, o projeto “Alimenta-se bem é tudo de bom”, tem como objetivo estimular professores e alunos a desenvolverem atividades sobre alimentação e nutrição de forma transversal e interdisciplinar, promovendo a construção do conhecimento crítico e estimulando um viver mais saudável hoje e no futuro. Por intermédio desta vivência, pretende-se estimular nesse espaço a adoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis, assim como a construção de um material sobre alimentação saudável e práticas alimentares locais.
Para início de conversa, realizamos uma expedição investigativa ao supermercado: O que tem lá? O que as pessoas fazem lá? Que cheiro tem no supermercado?
 
 Como os alimentos chegam ao supermercado?

Como e onde sentimos o sabor dos alimentos?
  Os horários para nossas refeições e  que devemos comer para crescer com saúde!
 
 
Pirâmide Alimentar

Arte com caixa - embalagem de pizza e Romero Britto
É claro que fizemos desenhos baseados na obra de Romero Britto, as crianças levaram para casa e junto com a família, capricharam na arte! Muita colagem e pintura! Ficou lindo! Parabéns para família!


  
Gráfico para mostrar a fruta preferida da turma


O que que tem na sopa do neném?
 Escrevemos o que que tem na sopa do neném
As frutas do maternal - pintura com esponja
 
 Oficina Culinária: Salada de pepino e tomate
Fizemos um restaurante no Sesinho!
 Alimentos saudáveis no lanchinho! Virou uma festa!
Se você fosse almoçar agora, o que colocaria no seu prato? Muita arte!!!







Sistema Digestivo -  desenhamos e demos nomes


Lá no supermercado cada amigo escolheu uma fruta, chegando na escola realizamos uma degustação, provamos diferentes frutas, observando cor, textura, cheiro, peso, tamanho, etc.

Horta na garrafa pet
Os alimentos saudáveis dentro do nosso corpo
  
Alfabeto de rótulos
 Higiene Bucal
Lição de casa: Preparar junto com a família uma refeição saudável



História com sequencia de imagens
 Vamos contar? Adição

Escrevemos os nomes das frutas

Oficina Culinária - Suco do Incrível Hulk - Escrevemos a receita no caderno

Que letra está faltando?

Distribuir os pães em quantidades iguais para cada cesta - não pode sobrar!



 Vamos contar? Subtração