Adsense

domingo, 15 de novembro de 2015

Ponteira de lápis boneco de neve!

Oi gente!!!! 
Olha que graça esta ponteira de lápis Boneco de Neve!!!
Uma ideia legal para fazer lembrancinha com o tema Natal!! 

Do que você vai precisar?
2 bolinhas de isopor, uma um pouquinho maior que a outra
Glitter branco
feltro larnja
Bolinha preta
Fita para o cachecol
cola

Como fazer?
Passe cola nas duas esperas e cubra com glitter branco e cole uma na outra
Cole bolinhas pretas para fazer os olhos
Cole o nariz - feltro laranja
Coloque o cachecol e cole.
Adicione uma das duas esferas no lápis, tire passe cola e reinsira.
Onde achei???? AQUI


quinta-feira, 12 de novembro de 2015

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


ROTEIRO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este roteiro é apenas um MODELO e serve para qualquer faixa etária, pois o desenvolvimento acontece de forma parecida no ser humano. Basta observar em que nível o seus alunos se encontram.Lembrem-se, não há receita, cada criança se desenvolve no seu rítmo, portanto, crianças de uma mesma sala podem ter a mesma idade, mas estarem em níveis diferentes, nos diferentes aspectos.

1. ASPECTOS FÍSICOS: expressão corporal, harmonia, equilíbrio, ritmo, coordenação, organização espacial ampla, uso e aplicação da força.Como chega à escola?Como se adapta ao ambiente?Como brinca?Como está se movendo?O caminhar é ágil e harmonioso?Corridas e saltos são equilibrados ou ocorrem quedas?Como recorta?Como usa a cola?Como pinta? Consegue respeitar limites da folha e do desenho?

2. ASPECTOS SOCIAIS: interatividade, participação compartilhada, regras, disciplina, organização, trabalho em equipe, responsabilidade.Interage com os amigos?Empresta brinquedos?Respeita regras e combinados?Expões novidades e acontecimentos do seu cotidiano?Participa manifestando opiniões pessoais?Prefere jogos cooperativos ou competitivos?

3. ASPECTOS EMOCIONAIS: experienciar muitos e novos sentimentos, desde a alegria das vitórias e conquistas até o sabor da derrota e da perda, sendo valorizada cada manifestação e expressão dos sentimentos.Como chega a escola?Como se relaciona com colegas, educadoras e funcionários?Sente-se seguro no ambiente escolar?Como reage quando contrariado?Acalma-se facilmente ou precisa de um tempo?Identidade:Reconhece os colegas?Se identifica pelo nome,sua imagem no espelho?Gosta dos colegas e os identifica?Tem capacidade de resolver conflitos e tomar iniciativas?É crítica e criativa?Curiosa e inventiva?É participativa e cooperativa?

4. ASPECTOS COGNITIVOS: linguagem oral e escrita, raciocínio lógico matemático, capacidade de comunicação e argumentação, iniciativa na resolução de problemas e conflitos.Em qual estágio do desenvolvimento se encontra? ( sensório- motor, operacional etc...)Tem interesse pela descoberta das letras e escrita de palavras?Em que nível de escrita se encontra?Comunica-se com clareza e objetividade?Apresenta sequência lógica dos fatos?Consegue observar semelhanças e diferenças entre os objetos?Classifica, ordena e quantifica com base em atributos de cor, forma. tamanho e espessura?Em que etapa seu desenho se encontra? (desenho sem intenção ou figurativo)

5. ÁREA EM QUE SE DESTACA: Nesta etapa, utilizo como referência, a teoria de inteligências múltiplas do Gardner e nos novos estudos que complementam esta teoria.Observo em quais áreas a criança atua com mais desenvoltura e coloco como item onde ela se destaca.

(a) Existencial: do ser como pessoa integral. Uma visão que, de certa forma, abrange, de maneira contingencial, as demais inteligências, bem como todo contingencial existencial da história de vida do aluno.

(b) Naturalista: do indivíduo que revela maior inclinação pela natureza, pelas Ciências Naturais. Aquele aluno que gosta de colecionar objetos, pesquisar a vida animal e dissecar animais.

(c) Pictórica: da pessoa voltada para a parte artística. Esta vocação que a pessoa possui para a música, para as artes Cênicas, ou para as artes Plásticas.

(d) Inter e Intrapessoal: aquela que Gaardner continua chamando da mesma forma – que são as "inteligências pessoais".

(e) Espacial: também com a mesma denominação anterior.

(f) Corporal: que diz respeito, mais especificamente, às habilidades sensoriais e motoras.

(g) Verbal: que corresponde à lingüística.

(h) A Matemática: que se refere à inteligência lógica e numérica.

Feito por Cantinho das Sugestões

Avaliação na Educação Infantil - Modelo de Parecer


RELATÓRIO AVALIATIVO INDIVIDUAL DO ALUNO
NA EDUCAÇÃO INFANTIL


IDENTIFICAÇÃO

Escola:  _________________________________
Aluno(a)__________ ____________________________ Nº Faltas: ______
Turma: _______________________ Turno: ___________________________
Professora: ______________________________________

Semestre:   

DESENVOLVIMENTO E DESEMPENHO ESCOLAR
RELATÓRIO AVALIATIVO INDIVIDUAL DO ALUNO

Aspecto Sócio – emocional
Em geral, essas competências podem ser divididas em cinco domínios:
Conscienciosidade (expressa em atitudes de responsabilidade, persistência, resiliência e outras), Abertura a novas experiências (presente em comportamentos de curiosidade, criatividade, não ter medo de errar, etc.),
Amabilidade (participativo, presente em cooperação, por exemplo),
Estabilidade emocional (na capacidade de autocontrole e outras)
Extroversão (como sociabilidade, empresta brinquedos, por aexemplo). Em todos esses domínios também está presente o chamado Lócus de controle, que é a forma como o indivíduo atribui seu desempenho a si próprio ou a terceiros.
Interatividade, participação compartilhada, regras, disciplina, organização, trabalho em equipe, responsabilidade. Interage com os amigos? Empresta brinquedos? Respeita regras e combinados? Expões novidades e acontecimentos do seu cotidiano? Participa manifestando opiniões pessoais? Prefere jogos cooperativos ou competitivos?

  
Aspecto Cognitivo
Linguagem oral e escrita, raciocínio lógico matemático, capacidade de comunicação e argumentação, iniciativa na resolução de problemas e conflitos. Em qual estágio do desenvolvimento se encontra? ( sensório- motor, operacional etc...)Tem interesse pela descoberta das letras e escrita de palavras? Em que nível de escrita se encontra? Comunica-se com clareza e objetividade? Apresenta sequência lógica dos fatos? Consegue observar semelhanças e diferenças entre os objetos? Classifica, ordena e quantifica com base em atributos de cor, forma. tamanho e espessura? Em que etapa seu desenho se encontra? (desenho sem intenção ou figurativo)

Aspecto Psico-motor
Observar a importância da psicomotricidade na educação através do desenvolvimento corporal da criança por meio de atividades de artes, de recreação, jogos, brincadeiras, músicas. Verificamos a diferença de habilidades comparando uma criança com mais contato com atividades psicomotoras com uma criança que não tem, essa criança com mais contato tem um equilíbrio, desenvoltura e habilidades superiores comparados com aquela que não tem contato com atividades psicomotoras.
Andar, agachar, correr, pular, manipular diferentes objetos e texturas. Imagem corporal é a representação mental do corpo que fazemos para nós mesmos com experiências vividas, da maneira de agir, sentir e pensar. Desenvolvimento do equilíbrio entre os lados pular de um pé, jogar com uma mão, segurar um objeto primeiro com um lado e depois com  o outro ajuda no desenvolvimento do equilíbrio entre os lados.



AVALIAÇÃO FINAL
Parecer  geral, conclusivo e sucinto,  sobre o desenvolvimento e desempenho escolar do aluno:


quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Renas com reciclagem para Educação Infantil

Oi gente!!!
Hoje trouxe muitas ideias para fazer renas com reciclagem para Educação Infantil!!
Caixa de ovos, prato de papel, rolinho de papel, saco de papel, palito de picolé e muito mais!
Vamos ver???
Renas com prato de papel e o contorno das mãos no papel  
Achei aqui

Como fazer? Corte o prato de papel como no modelo abaixo, pinte e cole:

Rena colorida com giz 
Achei aqui

Imprima para os seus pequenos:


Rena com palito de picolé: 



Rena com rolinho de papel 


Achei aqui

Rena com saco de papel  
Achei aqui

Rena com carimbo dos dedinhos e das mãos


Achei aqui



Rena com caixa de leite ou suco

Achei aqui

Rena com garra pet 


Rena com cone de papel 


Rena com saco de papel  

Rena com prato de papel 


Rena com palito de picolé 


Rena com caixa de ovos 

Achei aqui



Casa do Papai Noel com papelão

Oi gente!!!
Amei esta casinha do Papai Noel!
As crianças já gostam de brincar em casinhas de papelão imaginem esta??? Vão adorar!
Casa do Papai Noel feita com papelão e decorada com pratos de papel por todo lado!

Toda colorida! E as crianças podem ajudar a fazer a casinha colorindo do seu jeitinho cada parte!


Linda Linda!!!


Achei aqui


Natal - Anjo com reciclável na Educação Infantil

Oi gente!!
Hoje trouxe 15 ideias para fazer anjinho de Natal com reciclagem para os pequenos da Educação Infantil! Ideias lindas e variadas confira todas!!
Anjinho com prendedor de madeira, papel e toalhinha de papel. 
Você vai precisar de prendedor de madeira, cola, papel e toalhinha.
Se preferir use mini toalhas para colocar em brigadeiro, neste caso coloque duas, uma colada à outra!
Achei aqui

Anjo com rolinho de papel

Anjo com prendedor de madeira e macarrão! Lindo... e ainda cantando!
Coloque glitter dourado para dar o retoque e pronto!

Achei aqui
Anjo com forminha de cupcake!
Ficou lindo e alegre!!!
Você vai precisar de forminhas de cupcake e papel branco para fazer o rosto
Achei aqui
Anjo com prato de papel, siga o passo a passo e recorte o seu, pinte ou decore com colagens como desejar:
Achei aqui
Anjo com rolinho de papel

Anjo com leque de papel

Anjo com prato de papel

Anjo com o carimbo dos dedinhos

Achei aqui

Anjo com forminha de cupcake


Anjo com o carimbo das mãos

Anjo com rolinho de papel e caixa de leite 
Achei aqui

Anjo com cone de linha para costurar ou barbante: 

Anjo de e.v.a.

Anjo com penas e macarrão - abaixo segue o arquivo para imprimir 
Achei aqui