Adsense

terça-feira, 24 de maio de 2016

CORPO HUMANO na Educação Infantil!!!

Muitas ideias para Identidade - corpo humano na Educação Infantil
Sugestão de atividades para o Projeto Identidade  - Corpo humano para os pequenos da Educação Infantil

Para conhecer o mundo ao seu redor e mesmo facilitar o processo de aprendizagem, é necessário que o ser humano, antes de tudo conheça a si mesmo. E essa experiência começa cedo, naqueles momentos em que se vê o bebê colocando sua própria mão na boca. Tudo é uma descoberta. Mas desde os primeiros anos de vida, estímulos como brinquedos e as próprias brincadeiras entre pais e filhos são extremamente importantes como incentivos à coordenação motora da criança.

Por isso, é necessário trabalhar desde cedo atividades que estimulem a linguagem corporal da criança, fazendo com que a mesma explore o corpo no espaço, identifique as partes de seu corpo, desenvolva a lateralidade, para que assim possa efetivamente explorar o mundo por meio do movimento. (Revista Guia Prático Educação Infantil)

Partes do corpo
Não encontrei referência do autor

Boneco com roupa para partes do corpo
Achei aqui
Simetria - terminar o desenho de um rosto
Não encontrei referência do autor

O que está faltando? Terminar o desenho colocando o corpo
Não encontrei referência do autor

Qual o meu tamanho? Usar foto para o maternal:
Colmagno

Corpo humano - com o contorno do corpo na cartolina, com foto e com roupas das próprias crianças 
Achei aqui auxiliadora

Órgãos do Corpo humano feito com feltro:

Corpo humano feito com sucatas:  Ossos, pulmão, coração, cérebro, estômago, fígado e coração
Não encontrei referência do autor


Varal mostrando as partes do corpo humano:

Cérebro
Com desenho e colado na cartolina  para facilitar a explicação para os pequenos:
Não encontrei referência do autor

Coração
Levar para sala um Estetoscópio para que as crianças consigam ouvir o coração umas das outras:

Colocar lã vermelha para mostrar  sistema circulatório, e colar coração 
Não encontrei referência do autor

Não encontrei referência do autor

Pulmão e coração:
Muito legal esta atividade! Com um sulfite você pode mostrar a importância dos ossos como proteger os órgãos vitais:

Como fazer? Siga o passo a passo e faça com seus alunos: 




Como funcionam os pulmões?
Desenhar num papel os pulmões, e fazer um furo em cada um, depois coloque uma bexiga em cada um pedir que as crianças soprem o ar para fazer encher os "pulmões".
Pulmões com saco plástico 
Não encontrei referência do autor

Não encontrei referência do autor

Sistema Digestório:
Achei no too-closeblogspotwww.too-close0.blogspot.com

Desenhar com as crianças o caminho que a comida percorre até chegar ao estômago e depois da digestão chegando ao intestino:
Não encontrei referência do autor

Sistema Ósseo
O esqueleto é algo muito importante para o corpo humano. É graças a ele e suas articulações que conseguimos andar, por exemplo, ou mexer os dedos das mãos. Os músculos que são responsáveis por produzir nossos movimentos só conseguem funcionar bem porque estão presos nos ossos. Outra função muito importante do esqueleto é proteger os órgãos vitais do nosso corpo, isso é, aqueles que são extremamente necessários para que permaneçamos vivos. Como exemplo tem o crânio que protege nosso cérebro, e a caixa torácica, formada pelas costelas, que protege o coração e os pulmões. (http://www.estudopratico.com.br/)

Achei aqui

Colmagno

Fazer os ossinhos com colagem de cotonetes ou palitos como de fósforos ou picolé:
Não encontrei referência do autor

Raio X das mãos: 

Raio X do corpo:
Não encontrei referência do autor

Raio X do corpo com foto para maternal: 
Não encontrei referência do autor

Corpo humano para imprimir:
 








 

sábado, 21 de maio de 2016

Cinco Sentidos para Educação Infantil

Oi gente!!!
Hoje trouxe muitas ideias para Atividades para o Projeto:
Os Cinco Sentidos na Educação Infantil!
Os sentidos são responsáveis pela nossa capacidade de interpretar o ambiente, ou seja, captar diferentes estímulos ao nosso redor. Sem os sentidos não seríamos capazes de perceber as variações do meio e, consequentemente, de produzir uma ação adequada diante de um perigo. Tradicionalmente, aceitamos que os seres humanos possuem cinco sentidos principais: visão, olfato, paladar, audição e tato. (Brasil Escola)

Painel separando cada sentido: visão, olfato, paladar, audição e tato
Não encontrei referência do autor

Não encontrei referência do autor

Não encontrei referência do autor

Brincando com os sentidos:  visão, olfato, paladar, audição e tato
Achei no fynnexp

Orelha, olhos, nariz, língua e mãos gigantes para explicar a turma a função de cada um!

Cartaz separando cada sentido - recortes em revistas ou jornais
TATO - VISÃO - AUDIÇÃO - OLFATO E PALADAR
Achei no pregnancy

Livrinho dos sentidos - Adorei esta ideias!
Abaixo está disponível moldes para você imprimir e fazer  livrinho com a turma
Achei no shminhe

Escrevendo cada um dos Cinco Sentidos 
Achei no myclassroomideas

Quantas bocas temos na sala? Quantos olhos? Quantas mãos? 
Pedir que as crianças desenhem...
Achei no http emrotariano

TATO - O órgão responsável por esse sentido é o maior órgão do corpo humano: a pele. 
Painel com diferentes texturas: Macarrão, canudinho, botões, algodão colorido, feijões, penas, lixa, etc. 
Fichas com texturas
Não encontrei referência do autor

Não encontrei referência do autor

Texturas em tampas de lenço umedecido:
Não encontrei referência do autor

Caminhar sobre diferentes texturas:
Não encontrei referência do autor

Tapete tátil
Achei no  tribunabm

Texturas nas mãozinhas:
Achei no funfamilycrafts

Livro de texturas - Siga o passo a passo e faça  seu:
Recorte fichas de papel colorido:
Fure com um furador:
Em cada página cole um objeto com textura diferente: Clipes, macarrão, lixa, lã, esponja, botão, etc.

Passe uma fita formando um livrinho:
Vendar os olhos e deixar que as crianças toquem para descobrir o que é...

PALADAR:
Que tal fazer uma salada com a turma?
Achei no blogmyfave

Onde podemos sentir o sabor dos alimentos?
O paladar é um importante sentido do corpo humano que nos permite reconhecer os sabores, além de sentir a textura dos alimentos ingeridos. A língua é o principal órgão desse sentido e é capaz de diferenciar entre os gostos doce, salgado, amargo, azedo e umami. (Brasil escola)

Fazer uma língua gigante para mostrar os sabores:

As crianças poderão escrever os nomes para cada sabor: Doce - salgado - azedo - amargo


Não encontrei referência do autor

Experimentar os sabores com os olhos vendados: Café, chocolate, laranja, limão
Não encontrei referência do autor

VISÃO - Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão. 

Brincar em frente ao espelho - brincar de cobra-cega - com os olhos vendados descobrir o que tem dentro do pacote:
Achei no momsxyz

Colocar cada quadrado na fenda com a cor igual :

AUDIÇÃO - O nosso ouvido é o órgão responsável pelo sentido da audição. Ele se divide em três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna. Cada parte é responsável por transmitir as vibrações do som, até chegarem ao nosso sistema nervoso e serem reconhecidas pelo nosso cérebro.

Brincar com os sons!
Fazer chocalho com copinho descartável:


Achei no napracinha

Brincar de telefone sem fio

OLFATO - O olfato é um dos cinco sentidos. Por meio do olfato o homem, assim como os demais animais, percebe diferentes odores. O principal órgão do sistema olfativo é o nariz.

Selecionar com as crianças embalagens com diferentes cheirinhos:

Que cheirinho é este? Colocar produtos com cheiros diferentes... um em cada lencinho e as crianças deverão descobrir:  que cheiro é este?

Atividades prontas para imprimir: