Adsense

domingo, 25 de fevereiro de 2018

PLANO DE AULA - 4º e 5º Ano Ensino Fundamental CADEIA ALIMENTAR

PLANO DE AULA - 4º e 5º Ano Ensino Fundamental
CADEIA ALIMENTAR

ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências da natureza

CONTEÚDOS:
Cadeia alimentar
Animais vertebrados e invertebrados
Respiração dos animais
Habitat dos animais

OBJETIVOS:
Compreender o que é uma cadeia alimentar;
Conceituar e identificar produtores, consumidores e decompositores em uma cadeia alimentar;
Compreender as relações alimentares entre produtores e consumidores de diferentes ordens;
Entender a importância da cadeia alimentar para o equilíbrio ecológico de um ecossistema;
Refletir sobre a dependência dos seres vivos entre si e a consequência da extinção de espécies;
Proporcionar o conhecimento, conscientização, identificação dos animais vertebrados e invertebrados;

DESENVOLVIMENTO:
Iniciar a aula em roda de conversa utilizando perguntas para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos para verificar o que sabem sobre o tema “Cadeia Alimentar”. Estabeleça um diálogo a respeito da alimentação e relação entre os animais. O diálogo na roda de conversa é um espaço privilegiado de troca e deve ser sempre utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a fala de cada um. A aula deverá ser desenvolvida, a partir dos conhecimentos prévios da turma, e ampliação das informações acerca da relação entre os animais e seus alimentos.

Perguntas:
- O que os seres vivos precisam para viver?
Provavelmente responderão que necessitam de água, sol, ar, comida, entre outros. Aproveite a oportunidade e intervenha com questionamentos para que os alunos percebam a necessidade de alimentação para sua sobrevivência. Depois questione:
- O que os seres vivos comem?
- Do que as plantas se alimentam?
- Quais são os principais alimentos consumidos pelos seres humanos? E pelos peixes? Pássaros?
Questionar se eles conhecem algum animal que produz o seu próprio alimento. Explique que somente as plantas conseguem produzir o seu próprio alimento utilizando os nutrientes do solo e a energia da luz do sol. Pergunte quais animais se alimentam de outros animais, e continue com questionamentos nesse sentido.
Solicite que agrupem os cartões obedecendo aos seguintes critérios:
1-      Produzem o próprio alimento.
2-      Se alimentam de outros seres vivos.
3-      Fazem decomposição dos alimentos.

Em seguida nomeie os agrupamentos em:
1)      Produtores.
2)      Consumidores.
3)      Decompositores.

Para colar no caderno:
 




   
Atividade de arte para portifólio:


ESCOLA: ______________________________________

CIÊNCIAS DA NATUREZA

NOME: ___________________________________________ DATA: ____________
TURMA:______________ PROFESSORA: ________________

Aprendemos que CADEIA ALIMENTAR é uma sequencia de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar. Agora, use seus conhecimentos e ilustre com recortes em papel uma cadeia alimentar.


Adaptado de:
Revista Nova Escola e Caderno do futuro

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Situações Problemas para o 5° Ano do Ensino Fundamental

Oi gente!
Situações Problemas para o 5° Ano do Ensino Fundamental
Vamos desafiar nossos alunos???
Aqui temos uma série com 10 problemas, ótimos para ajudar a desenvolver o raciocínio lógico de nossas crianças do 5º Ano no Ensino Fundamental


PROBLEMAS

1) Marcelo tem 275 chaveiros. Felipe tem 187 a mais que Marcelo e Sandro tem 363. Quantos chaveiros tem os três juntos?

2) Uma casa foi vendida por 125 parcelas de R$ 530,00. Qual o valor da casa?

3) Para pintar um edifício foram gastos 1.000 litros de tinta verde, 87 litros de tinta marrom e 296 litros de tinta branca. Ao todo, quantos litros de tinta foram gastos?

4) Uma pessoa nasceu em 1918 e faleceu com 69 anos de idade. Em que ano essa pessoa faleceu?

5) A escola Pacheco comprou 1250 balas para distribuir para 122 alunos. Quantas balas cada um recebeu?

6) Em um colégio estudaram 1.689 alunos no turno da manhã e 1,475 no turno da tarde e 999 alunos no turno da noite. Quantos alunos estudam ao todo no colégio?

7) A soma de dois números é igual a 4.690. Se um dos números é 1.592, qual é o outro?

8) Julia tem 680 bolas e José tem 120. Quantas bolas Júlia tem a mais que José?

9) Em 1994, Rosa completou 33 anos. Em que ano ela nasceu?

10) Mamãe tinha 1 centena e meia de ovos, gastou 63. Com quantos ovos mamãe ficou?


Adaptados do livro: Caderno do Futuro 5° Ano

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Decoração para minha sala para 2018!

Terminei a decoração para minha sala para 2018!
EU QUE FIZ!
Desta vez vamos ter muitas crianças!!!!
Mural Aniversariantes com direito a bolo, vela, chapeuzinho e tudo!
Painel do Calendário, Painel do tempo e Chamadinha





terça-feira, 23 de janeiro de 2018

ROTINA - REGRAS PARA SALA DE AULA


ROTINA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Muito linda esta rotina de sala e aula para educação infantil!
linda e colorida!
prontinha para imprimir
Aproveite!
Não encontrei a fonte, se você souber, avise, que darei os créditos!












DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!

MATEMÁTICA para Educação Infantil


Mais atividades prontas para imprimir!
MATEMÁTICA para Educação Infantil!
Relação Quantidade x Numeral
Aproveite e imprima todas!
Não encontrei a fonte, se você souber, avise, que darei os créditos!












NÚMEROS prontinho para imprimir


NÚMEROS 
prontinho para imprimir
Não encontrei a fonte, se você souber, avise, que darei os créditos!