Adsense

sexta-feira, 16 de março de 2018

5º Ano - Plano de Aula História do Brasil: Descobrimento, Brasil Colonial, Brasil Imperial, Brasil Republicano

Plano de Aula - 5º Ano Ensino Fundamental
Plano de Aula elaborado pelas professoras: Márcia Magalhães e Mariusa Paulino
Escola Municipal Professora Etelvina Costa Arzua - Telêmaco Borba PR

Conteúdos:
Oralidade, leitura e interpretação de texto.
História do Brasil: Descobrimento  - O Brasil Colonial; O Brasil Imperial, O Brasil Republicano
Capitanias Hereditárias

Desenvolvimento:

Professor, utilize mapa Mundi e Mapa Do Brasil para explicar os textos, isso ajudará seus alunos na compreensão do conteúdo.

Leitura do texto informativo:

Leia com atenção os textos sobre o descobrimento das Américas e as primeiras expedições e responda:
1) O que foi o Tratado de Tordesilhas?
________________________________________________________

2) Como começaram os descobrimentos marítimos?
________________________________________________________

Complete 

a) Portugal não colonizou imediatamente o Brasil, pois estava mais preocupado com o __________________

b) A primeira expedição exploradora, chefiado por __________________ verificou que o Brasil não era uma _________________.



 

Vamos confeccionar a boneca Aboyomi

Quando os negros vieram da África para o Brasil como escravos, atravessaram o Oceano Atlântico numa viagem muito difícil. As crianças choravam assustadas, porque viam a dor e o desespero dos adultos. As mães negras, então, para acalentar suas crianças, rasgavam tiras de pano de suas saias e faziam bonecas com elas para as crianças brincarem. Essas bonecas são chamadas de Abayomi.
As Abayomi são pequenas bonecas pretas, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças. A boneca Abayomi valoriza a cultura africana e contribui para o reconhecimento da cultura afro-brasileira, pois faz parte da herança cultural dos negros africanos para o Brasil.
A palavra Abayomi significa: encontro feliz, ou encontro precioso, aquele que traz felicidade e alegria.

Foto G1

Passo a passo


Nos textos que lemos, pudemos perceber como as pessoas de pele negra eram tratadas, agora vamos deixar registrado com arte que:
POR DENTRO TODOS SOMOS DA MESMA COR!

Feito por: Colégio Marista

Leia os textos sobre os escravos e responda:
1) Quem eram os escravos?
_____________________________________________

2) Onde eles viviam?
_____________________________________________

3) Qual a finalidade dos castigos?
_____________________________________________

4) Quem era o senhor de engenho?
_____________________________________________


Família Real
Mas… por que eles vieram para cá?

A instalação da família real portuguesa  no Brasil, há 200 anos, foi responsável  por uma  transformação política no país. Para o Rio de Janeiro, a herança foi ainda maior. Quando o príncipe regente desembarcou no Rio de Janeiro, a cidade já era a segunda mais rica do Império, atrás apenas de Lisboa. Mesmo assim, foi de uma hora para outra que ela deixou de ser a capital de uma colônia para se transformar na Corte do império português.
A prioridade de Portugal era manter suas colônias e a segurança do seu reino. No início do século XIX Napoleão Bonaparte era imperador da França. 
Ele queria conquistar toda a Europa e para tanto derrotou os exércitos de vários países. Mas não conseguiu vencer a marinha inglesa.
Nessa época, Portugal era governado pelo príncipe regente Dom João. Como Portugal era um antigo aliado da Inglaterra, Dom João ficou numa situação muito difícil: se fizesse o que Napoleão queria, os ingleses invadiriam o Brasil, pois estavam muito interessados no comércio brasileiro; se não o fizesse, os franceses invadiriam Portugal.
A solução que Dom João encontrou, com a ajuda dos aliados ingleses foi transferir a corte portuguesa para o Brasil. Em novembro de 1807, Dom João com toda a sua família e sua corte partiu para o Brasil sob a escolta da esquadra inglesa. 15 mil pessoas vieram para o Brasil em quatorze navios trazendo suas riquezas, documentos, bibliotecas, coleções de arte e tudo que puderam trazer. Quando o exército de Napoleão chegou em Lisboa, só encontrou um reino abandonado e pobre.
O Brasil ainda era uma colônia de Portugal. Tudo o que produzíamos era enviado à metrópole. Não podíamos fazer comércio com outros países, nem ter nossas próprias moedas, jornais e livros. Além do isolamento, faltavam boas estradas e moradia para a população.
O príncipe regente desembarcou em Salvador em 22 de janeiro de 1808. Ainda em Salvador Dom João abriu os portos do Brasil aos países amigos, permitindo que navios estrangeiros comercializassem livremente nos portos brasileiros. Essa medida foi de grande importância para a economia brasileira.
De Salvador, a comitiva partiu para o Rio de Janeiro, aonde chegou em 08 de março de 1808. O Rio de Janeiro tornou-se a sede da corte Portuguesa. Com a chegada da Família Real ao Brasil, novos tempos para a colônia!
Algumas curiosidades sobre a chegada da família real portuguesa ao Brasil!
Chegaram a Salvador depois de 54 dias no mar.
Trouxeram louças, pratarias, móveis, obras de ate, até duas pequenas carruagens.
Criou três ministérios: o da Guerra e Estrangeiros, o da Marinha e o da Fazenda e Interior; instalou também os serviços auxiliares e indispensáveis ao funcionamento do governo, entre os quais o Banco do Brasil, a Casa da Moeda, a Junta Geral do Comércio e a Casa da Suplicação (Supremo Tribunal).
Dom João cria o Jardim de Aclimação, atual Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Criação da Escola Médica Cirúrgica de Salvador.
Construção de estradas; os portos foram melhorados.
Foram introduzidas no país novas espécies vegetais, como o chá.
Promoveu a vinda de colonos europeus.
A produção agrícola voltou a crescer. O açúcar e do algodão, passaram a ser primeiro e segundo lugar nas exportações, no início do século XIX.
Medidas de incentivo à cultura.

Achei aqui Smartkids

Agora responda:
1) Porque a família real portuguesas veio para o Brasil? Em que cidade Dom João se instalou?
_____________________________________________________________________

2) Cite algumas obras realizadas por D. João nesse período:
_____________________________________________________________________


3) Relacione as frases abaixo, de maneira que elas formem afirmações verdadeiras.

( 1 )
A vinda dos portugueses para o Brasil correu por que
(    )
O Brasil passou a ter liberdade de comercio com outros países, além de Portugal.
( 2 )
Com a abertura dos portos às nações amigas
(    )
o governo português não obedeceu ao bloqueio Continental pelos franceses
( 3 )
Os grandes proprietários brasileiros apoiaram a independência por que
(    )
não aceitavam o domínio português nem o fim da liberdade de comércio.




Escreva os acontecimentos que marcaram a história  do Brasil nas datas a seguir:


Bandeira do Brasil Império 

Bandeira Brasil República 

segunda-feira, 5 de março de 2018

Plano de aula 5º Ano - Reprodução dos animais

Plano de aula 5º Ano - Ensino Fundamental

Área do conhecimento: Ciências da Natureza

Conteudos: Reprodução dos animais

Objetivos:
Conhecer as formas de reprodução dos animais 
Compreender que todos os seres vivos tem um ciclo de vida e que a reprodução garante a continuidade desse ciclo.

Desenvolvimento

A REPRODUÇÃO DOS ANIMAIS

       A reprodução é uma característica fundamental dos seres vivos. Assegura a perpetuação das espécies, permitindo a formação de novos indivíduos e, consequentemente, a continuidade da vida no nosso planeta.
       A Natureza adoptou numerosas, e por vezes fantásticas, estratégias de reprodução, que globalmente se podem agrupar em dois processos básicos:
 reprodução assexuada e reprodução sexuada.
A reprodução assexuada permite a formação de novos indivíduos a partir de um só progenitor, sem que haja a intervenção de células sexuais. 
Neste tipo de reprodução, os descendentes desenvolvem-se a partir de uma célula ou de um conjunto de células do progenitor, pelo que todos os indivíduos são geneticamente iguais.


         Na reprodução sexuada há intervenção de células sexuais — os gametas.

         A célula masculina, espermatozóide, junta-se à célula feminina, óvulo, ocorrendo o processo de fecundação do qual resulta o ovo ou zigoto.

Fecundação --»  óvulo + espermatozóide = ovo

Reprodução em ouriços-do-mar


Quando a reprodução é sexuada, existe geralmente um macho e uma fêmea.
Há espécies em que conseguimos distinguir facilmente o macho da fêmea pelas suas caraterísticas  físicas.
Quando isso acontece, diz-se que há DIMORFISMO SEXUAL.
Dimorfismo = Di (duas) morfismo (formas)

Duas formas diferentes - uma para o macho e outra para a fêmea

A maioria dos animas tem dois sexos macho e fêmea. Quando dois animais da mesma espécie e de sexos diferentes cruzam, eles podem gerar filhotes.
Os animais são diferentes, por tanto a forma de nascimento e criação são diferentes, existem amimais que são ovíparos (que nascem de ovos) e vivíparos (que nascem da barriga da mãe).
Mesmo entre os animais que tem a mesma origem existem diferenças.
Entre os ovíparos existem animais que depois que cruzam as mães produzem ovos e os filhotes nascem do ovo (pássaros, jacarés, tartarugas, etc); outros animais depois que cruzam produzem ovos e os animais depois que nascem sobre uma metamorfose (sapo, rã, etc); e em alguns, como peixes, as mães soltam os óvulos na água e os pais os espermatozoides os dois se fundem formando ovos, sem que os pais tenham contato (alguns tipos de peixe).
Entre os vivíparos existe a diferença do tempo de gestação:
Gato: 2 meses;
Ser humano: 9 meses;
Leão: de 100 a 119 dias;
Macaco: 167 dias;
Vaca: 284 dias;
Lobo: 64 dias;
Porco: 114 dias;
Coelho: 33 dias.

ATIVIDADES

1) Quais são os sexos dos animais? 
R.:

2) O que é necessário para que haja a reprodução?
R.:

3) O que são animais ovíparos?
R.:  

4) O que são animais vivíparos?
R.:


5 – Complete:

a) A _______________ permite a formação de novos indivíduos a partir de um só progenitor, sem que haja a intervenção de células sexuais. 
b) Na ______________________ há intervenção de células sexuais — os gametas.
c) A _______________ é uma característica fundamental dos seres vivos.
d) A maioria dos animas tem dois sexos ____________ e __________.

6 – Escolha entre os vivíparos e cite exemplos de diferença do tempo de gestação:
a) ________________________
b) ________________________
c) ________________________




Ciclo da vida para cartaz ou Atividade para Portifólio:







Créditos: acessaber

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Situações Problemas para 4º e 5° Ano do Ensino Fundamental - II

Oi gente!
Situações Problemas para 4º e  5° Ano do Ensino Fundamental
Vamos desafiar nossos alunos???
Aqui temos uma série com 10 problemas, ótimos para ajudar a desenvolver o raciocínio lógico de nossas crianças do 4º e 5º Ano no Ensino Fundamental

1) Um padeiro fez uma entrega de 195 pães de queijo, 1.000 pães doces e 375 pães de batata . Quantos pães o padeiro entregou ao total?
2) Foram vendidos na bilheteria de um clube 1690 ingressos para os sócios e 2570 para os não sócios. Quantos ingressos foram vendidos?
3) Anita nasceu em 2012. Em que ano ela fará 25 anos?
4) A um teatro compareceram 519 homens e 1.380 mulheres e 99 Crianças. Quantas pessoas foram ao teatro?
5) Comprei uma bicicleta no valor de R$ 573,00. Paguei com 6 notas de R$ 100,00. Qual o valor do troco?
6) Luana tem 75 livros. Susana tem o triplo dos livros de Luana. Quantos livros Suzana tem?
7) Se eu desse 15 docinhos para cada um dos 246 convidados de uma festa, quantos docinho eu daria?
8) Uma costureira distribuiu igualmente quatro centenas e meia de peças de roupa a 45 crianças. Quantas peças de roupa recebeu  cada criança?
9) Para se construir 15 casas iguais empregaram-se 8.580 tijolos. Quantos tijolos foram usados em cada casa?
10) Em um tabuleiro havia 183 cocadas, Celina comprou mais 2 dúzias e vendeu 122 e vendeu 122 cocadas. Quantas restaram?

Adaptado de Caderno do futuro 5º Ano

PLANO DE AULA - 4º e 5º Ano Ensino Fundamental CADEIA ALIMENTAR

PLANO DE AULA - 4º e 5º Ano Ensino Fundamental
CADEIA ALIMENTAR

ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências da natureza

CONTEÚDOS:
Cadeia alimentar
Animais vertebrados e invertebrados
Respiração dos animais
Habitat dos animais

OBJETIVOS:
Compreender o que é uma cadeia alimentar;
Conceituar e identificar produtores, consumidores e decompositores em uma cadeia alimentar;
Compreender as relações alimentares entre produtores e consumidores de diferentes ordens;
Entender a importância da cadeia alimentar para o equilíbrio ecológico de um ecossistema;
Refletir sobre a dependência dos seres vivos entre si e a consequência da extinção de espécies;
Proporcionar o conhecimento, conscientização, identificação dos animais vertebrados e invertebrados;

DESENVOLVIMENTO:
Iniciar a aula em roda de conversa utilizando perguntas para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos para verificar o que sabem sobre o tema “Cadeia Alimentar”. Estabeleça um diálogo a respeito da alimentação e relação entre os animais. O diálogo na roda de conversa é um espaço privilegiado de troca e deve ser sempre utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a fala de cada um. A aula deverá ser desenvolvida, a partir dos conhecimentos prévios da turma, e ampliação das informações acerca da relação entre os animais e seus alimentos.

Perguntas:
- O que os seres vivos precisam para viver?
Provavelmente responderão que necessitam de água, sol, ar, comida, entre outros. Aproveite a oportunidade e intervenha com questionamentos para que os alunos percebam a necessidade de alimentação para sua sobrevivência. Depois questione:
- O que os seres vivos comem?
- Do que as plantas se alimentam?
- Quais são os principais alimentos consumidos pelos seres humanos? E pelos peixes? Pássaros?
Questionar se eles conhecem algum animal que produz o seu próprio alimento. Explique que somente as plantas conseguem produzir o seu próprio alimento utilizando os nutrientes do solo e a energia da luz do sol. Pergunte quais animais se alimentam de outros animais, e continue com questionamentos nesse sentido.
Solicite que agrupem os cartões obedecendo aos seguintes critérios:
1-      Produzem o próprio alimento.
2-      Se alimentam de outros seres vivos.
3-      Fazem decomposição dos alimentos.

Em seguida nomeie os agrupamentos em:
1)      Produtores.
2)      Consumidores.
3)      Decompositores.

Para colar no caderno:
 




   
Atividade de arte para portifólio:


ESCOLA: ______________________________________

CIÊNCIAS DA NATUREZA

NOME: ___________________________________________ DATA: ____________
TURMA:______________ PROFESSORA: ________________

Aprendemos que CADEIA ALIMENTAR é uma sequencia de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar. Agora, use seus conhecimentos e ilustre com recortes em papel uma cadeia alimentar.


Adaptado de:
Revista Nova Escola e Caderno do futuro

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Situações Problemas para o 5° Ano do Ensino Fundamental

Oi gente!
Situações Problemas para o 5° Ano do Ensino Fundamental
Vamos desafiar nossos alunos???
Aqui temos uma série com 10 problemas, ótimos para ajudar a desenvolver o raciocínio lógico de nossas crianças do 5º Ano no Ensino Fundamental


PROBLEMAS

1) Marcelo tem 275 chaveiros. Felipe tem 187 a mais que Marcelo e Sandro tem 363. Quantos chaveiros tem os três juntos?

2) Uma casa foi vendida por 125 parcelas de R$ 530,00. Qual o valor da casa?

3) Para pintar um edifício foram gastos 1.000 litros de tinta verde, 87 litros de tinta marrom e 296 litros de tinta branca. Ao todo, quantos litros de tinta foram gastos?

4) Uma pessoa nasceu em 1918 e faleceu com 69 anos de idade. Em que ano essa pessoa faleceu?

5) A escola Pacheco comprou 1250 balas para distribuir para 122 alunos. Quantas balas cada um recebeu?

6) Em um colégio estudaram 1.689 alunos no turno da manhã e 1,475 no turno da tarde e 999 alunos no turno da noite. Quantos alunos estudam ao todo no colégio?

7) A soma de dois números é igual a 4.690. Se um dos números é 1.592, qual é o outro?

8) Julia tem 680 bolas e José tem 120. Quantas bolas Júlia tem a mais que José?

9) Em 1994, Rosa completou 33 anos. Em que ano ela nasceu?

10) Mamãe tinha 1 centena e meia de ovos, gastou 63. Com quantos ovos mamãe ficou?


Adaptados do livro: Caderno do Futuro 5° Ano

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Decoração para minha sala para 2018!

Terminei a decoração para minha sala para 2018!
EU QUE FIZ!
Desta vez vamos ter muitas crianças!!!!
Mural Aniversariantes com direito a bolo, vela, chapeuzinho e tudo!
Painel do Calendário, Painel do tempo e Chamadinha





terça-feira, 23 de janeiro de 2018

ROTINA - REGRAS PARA SALA DE AULA


ROTINA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Muito linda esta rotina de sala e aula para educação infantil!
linda e colorida!
prontinha para imprimir
Aproveite!
Não encontrei a fonte, se você souber, avise, que darei os créditos!












DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!