Adsense

segunda-feira, 18 de junho de 2018

PLANO DE AULA COPA DO MUNDO

PLANO DE AULA
COPA DO MUNDO

ÁREA DO CONHECIMENTO: Língua portuguesa – Matemática – Artes

CONTEÚDOS: Interpretação de texto – Situações problemas – composição visual bidimensional

OBJETIVOS:
Conhecer elementos da história da copa do mundo;
Conhecer a lista de países participantes da Copa do Mundo.

Conhecer curiosidades sobre a Rússia e sobre o mascote
Conhecer a reproduzir a boneca Matrioska
Resolver situações problemas

Curiosidades sobre a Rússia:
- A Rússia é o maior país do mundo em extensão territorial com 17.075.200 km². Cerca de 9% do território terrestre mundial é russo.
- O território russo está presente em dois continentes: asiático e europeu. Portanto, a Rússia é um país bicontinental.
- O nome do país deriva da palavra Rus, que era um estado medieval habitado por povos eslavos do leste.
- A moeda russa é o rublo.
- Existem onze fusos horários no território russo em função de sua grande extensão territorial. É o país com mais fusos horários do mundo.
- Uma das regiões habitadas mais frias do mundo é a Sibéria, localizada no extremo norte da Rússia. Nesta região a temperatura pode chegar a -50°C no inverno.
- Existem cerca de 160 grupos étnicos na Rússia, que falam cerca de cem idiomas. Porém, o russo é a língua oficial.
- Um dos símbolos da cultura russa é um brinquedo artesanal chamado matrioshka (matrioska). Trata-se de uma boneca de madeira, que tem em seu interior várias outras.

Copa do Mundo: Rússia 2018
A Copa do Mundo de Futebol de 2018 vai ser disputada na Rússia, o maior país do mundo, entre os dias 14 de junho e 15 de julho. O torneio terá a participação de 32 nações, incluindo o Brasil, com jogos em 11 cidades e 12 estádios.

A definição da sede da 21ª edição do torneio aconteceu em dezembro de 2010, em uma disputa com outras três candidaturas de países europeus: Inglaterra; Portugal e Espanha; Holanda e Bélgica. Na mesma ocasião, ficou definido que o Catar vai receber a Copa de 2022.

Ao todo, serão disputados 64 jogos nas cidades de Moscou, São Petersburgo, Samara, Kazan, Ecaterimburgo, Sochi, Kaliningrado, Saransk, Volgogrado, Rostov e Nizhny Novgorod. A capital Moscou vai receber jogos em dois estádios.

As 32 seleções participantes, com exceção da Rússia, conseguiram a vaga na Copa do Mundo de 2018 por meio de competições continentais eliminatórias. A Rússia ganhou a vaga por ser o país-sede do evento, assim como aconteceu com o Brasil na Copa de 2014.

Participantes:
África: 5 vagas (Tunísia, Nigéria, Marrocos, Senegal e Egito)
Ásia: 4 vagas + 1 repescagem (Irã, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita + Austrália)
América Central e do Norte: 3 vagas + 1 repescagem (México, Costa Rica, Panamá + Honduras)
América do Sul: 4 vagas + 1 repescagem (Brasil, Uruguai, Argentina, Colômbia + Peru)
Europa: 13 vagas (França, Portugal, Alemanha, Sérvia, Polônia, Inglaterra, Espanha, Bélgica, Islândia, Suíça, Croácia, Suécia e Dinamarca)
Oceania: 1 vaga repescagem (Nova Zelândia)
No caso da Copa do Mundo de 2018, ficaram definidos os seguintes confrontos pela repescagem:
América Central e do Norte (Honduras) x Ásia (Austrália): Austrália vencedor
América do Sul (Peru) x Oceania (Nova Zelândia): Peru vencedor

Bola
A bola da Copa do Mundo de 2018 recebeu o nome de Telstar 18, em homenagem à bola do Mundial de 1970. A Telstar 18 é branca com detalhes pretos, como na bola que deu origem ao nome.

Mascote
O mascote da Copa do Mundo da Rússia é um lobo siberiano que, como o próprio nome diz, é um animal típico da Sibéria, região que ocupa quase 80% do território russo. Ele recebeu o nome de “Zabivaka”, que significa “aquele que marca um gol”.

Achei no Brasil Escola e aqui
Por Adriano Lesme
Jornalista

Interpretação de texto

Leia o texto e responda:
1) Onde e quando será a copa do mundo de futebol?
_____________________________________________________________________
2) Qual o nome da bola para este evento? Quais suas principais características?
_____________________________________________________________________
3) Cite o nome de um brinquedo artesanal da Rússia.
_____________________________________________________________________
4) Cite os nomes dos jogadores de futebol da seleção brasileira que você mais gosta:
_____________________________________________________________________

Vamos fazer um varal com as bandeiras dos países participantes da copa do mundo;


Vamos fazer um varal de Bandeiras
Cada criança deverá pesquisar sobre um país:
Localização:
Quantidade de habitantes:
Curiosidades:

Matrioska
As tradicionais bonecas russas feitas de madeira - Matrioskas feitas comreciclagem: 


Matrioska feita com dobradura:
Lindas! Clique no link e veja tudo!
Material e o vídeo com o passo a passo:
AQUI na Maria Dobradura



Mascote da Copa do Mundo
Ler o texto sobre o Lobo - e realizar a interpretação:




ARTES

Colorir o desenho do mascote da Copa do Mundo “Zabivaka”
Feito pela Christiane e Postado grupo do facebook - Professores do Fundamental I - 1º ao 5º ano
A professora queria algo que lembrasse Romero Britto, então ela mesma fez!
PARABÉNS Christiane FICOU LINDO!

SITUAÇÕES PROBLEMAS - 4º OU 5º ANO

1) Para comemorar os gols feitos pela seleção brasileira, Maria comprou 3 Cornetões Vuvuzela no valor de R$ 5,35, 4 apitos custando R$ 2,25 e ainda 2 bandeiras do Brasil no valor de R$ 1,55. Quanto gastou com as vuvuzelas? Quanto gastou com apitos?
Qual o valor da compra?

2) A copa do mundo estava próxima, por isso Marília convidou seus amigos para assistirem a abertura da copa em sua casa. Ela preparou 175 pastéis, 350 empadas de frango, 350 risoles de carne e 560 bolinhas de queijo. Quantos salgados serão consumidos nessa reunião?

3) Para a organização da tabela dos jogos da copa do mundo, os 32 países participantes foram divididos em 8 grupos com a mesma quantidade de times. Cada grupo ficou com quantos times?

4) Um ingresso para um jogo da copa do mundo custa R$ 210,00. Quanto custará 12 ingressos?

5) Dona Almira fez uma compra de artigos para decoração para copa do mundo. Gastou R$ 540,00. Se ela levará um semestre pagando suas comprar, qual o valor da parcela?

6) Carlos resolveu presentear, comprou 1500 figurinhas para distribuir entre uma dúzia de sobrinhos. Quantas figurinhas cada um receberá?

7) Num estádio de futebol, foram vendidos 15.009 lugares no setor norte da arquibancada, 12.367 na área Leste, 13.800 no oeste e 14.990  cadeiras no sul. Quantos lugares foram vendidos?

8) Dona Ana comprou uma TV grande para a família assistir os jogos da copa do Mundo. Quanto pagará pela TV sendo que fez em 12 prestações de R$ 199,90?

9) Para presentear os filhos e sobrinhos, Cristina comprou 6 bonecos do Mascote da copa do mundo por R$ 89,90 cada um. Pagou com 7 notas de R$ 100,00, qual foi o troco?

10) Luís comprou uma camisa do Brasil que custa R$ 53,50, mas ele só tem R$ 28,90. Quanto falta para comprar a camisa?


Vamos brincar de futebol de botão?
Faremos o campo com caixa de papel, para o gramado podemos usar papel ou tinta. Os jogadores serão feitos com Tampinha de garrafa pet.


 Decorar a sala de aula para a Copa e a Festa Junina ao mesmo tempo:

Colorir a Bandeira do Brasil 

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Sequencia de ideias para o plano de aula HIGIENE BUCAL

Oi gente! NOVIDADES!!!
Uma sequencia de ideias para seu plano de aula 
sobre HIGIENE BUCAL
Para Educação Infantil
Começando com a separação entre os alimentos que são 
AMIGOS DO DENTE e os alimentos que são 
INIMIGOS DO DENTE
Para fazer "chapéu" de dente, recorte uma faixa de cartolina na largura da cabeça da criança, imprima um dente, grande, recorte e cole. Para fazer a boca, imprima a boca (imagem abaixo) e cole em um palito.


Do que precisamos para que nossos dentes fiquem limpos?
Creme dental
Escova dental
Fio dental

MENINO OU MENINA - Colorir a criança e colar os dentes:


Com o Maternal - Podemos passar e cola e colocar algodão para enfatizar a cor dos dentes

Olha que legal esta atividade, colorir e dobrar, quando abrir os dentes aparecerão!





Ensinando a escovar os dentes!
Desenhe a boca em uma cartolina grande, fazer uma escova dental com rolo de papel para o cabo e papel cortado para as cerdas.
Ensine escovar fazendo:
Bolinha
Trenzinho
Sobe e desce
Boca feita com caixa de pizza 

Montar um rosto com m sorriso bem destacado!
Deixe que as crianças pintem com giz ou lápis de cor o rostinho, depois recortem o rosto e colem num prato de papel, permita que eles recortem (ideal para o Pré) o sorriso e colem

Para finalizar, uma exposição com tudo que aprendemos! 
Não poderia faltar uma lembrancinha!

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Situações problemas de matemática para o 5º Ano

Oi gente!!!
Mais Situações problemas de matemática envolvendo as quatro operações
para o 5º Ano do Ensino Fundamental
e ainda dicas para nossos alunos resolverem com facilidade cada um deles!
  

1) Um pipoqueiro fez 450 sacos de pipoca doce e 580 sacos de pipoca salgada. Vendeu 336 sacos de pipoca doce e 265 sacos de pipoca salgada. Quantos sacos de pipoca sobraram? 

2)Para se construir 15 casas iguais, empregam-se 8580 tijolos. Quantos tijolos foram usados em cada casa? 

3) A uma festa Junina compareceram 219 homens, 399 mulheres e 231 crianças. Quantas pessoas foram a festa? 

4) Num teatro cabem 768 pessoas. Em cada fileira sentam-se 32 pessoas. Quantas fileiras de cadeira há no teatro? 

5) Um padeiro fez  480 pães e distribuiu-os por várias cestas, colocando em cada uma delas 80 pães. Quantas cestas foram usadas? 

6) Para a festa junina da escola, André e Frederico fizeram 28 pacotes contendo 180 bandeirinhas cada pacote. Quantas bandeirinhas os meninos fizeram? 

7) Uma bomba-d’água fornece 5700 litros a cada duas horas. Quantas horas levará para encher um tanque de 28500 litros? 

8) Um teatro tem 64 fileiras de poltronas e cada fileira tem 35 poltronas. Qual é a lotação desse teatro? 

9) Em 1994, Flávia completou 33 anos. Em que ano ela nasceu? 

10) Uma pessoa para fazer uma viagem saiu de casa às 8horas e chegou ao seu destino às 17horas. Quanto tempo gastou na viagem? 

11) Na campanha de agasalho deste ano, foi arrecadado 4830 camisetas, 2650 calças e 1516 cobertores. Quantas peças foram arrecadas ao total? 

Créditos: Caderno do futuro - 5º Ano

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Plano de aula - VERDE na educação Infantil Maternal

Plano de aula - Cores para educação Infantil
Maternal
Tempo Previsto: 1 semana

Semana do VERDE!
Vamos iniciar com a leitura do livro: O cricri do grilo verde saltitante


Na roda, cantar a música: O sapo não lava o pé
Levantar os questionamentos: Que cor é o sapo? Onde ele vive?
Confeccionar com as crianças um sapo que consegue por a língua para fora (ver imagem)
Usar o brinquedo língua de sogra : 

Separar elementos com a cor verde: 
Foto soumae
Recortar ou rasgar elementos com a cor verde:
Que cor é a arvore no verão?
Conversar sobre a árvore, suas partes, como ela vive, depois colorir com cola colorida VERDE, depois colar pedaços de papel crepom, por último colar lantejoulas vermelhas para fazer os frutos: 


Como podemos plantar?
Imprimir as imagens, escrever junto com as crianças o procedimento para plantar uma muda de flor, depois ler com eles:





Construir uma horta com material reciclável:

Foto: ryelibrary



A flor deverá ser plantada em casa (lição de casa)

A primeira infância marca as primeiras rupturas na vida da criança, é um momento a qual sua cognição se expande rapidamente e precisa constantemente de estímulos e saberes. A escola e a família nesse sentido devem cumprir seu papel mediador (dentro de uma perspectiva freiriana) e trazer esses novos horizontes para mais perto da criança. Dessa forma, as cores, como parte tão integral quanto às palavras de nossa comunicação, são um dos pontos básicos de partida para esta longa jornada do conhecimento.
As aulas de jardinagem despertam na criança a importância da relação do ser humano com o meio ambiente. Preparar o canteiro, adubar, semear, colher e, às vezes, comer o fruto do próprio trabalho, descortinam a força dos processos da natureza. Ao vivenciar as diversas etapas do crescimento de uma planta na horta e no jardim, a criança fortalece suas próprias forças evolutivas e desenvolve uma atitude de respeito e veneração à natureza. Crianças que cuidam de hortas ou fazem jardinagem, são crianças que desenvolvem, espontaneamente, um respeito maior à natureza e à vida. Elas cultivam o tempo de forma diferente.
LIÇÃO DE CASA
Vamos ajudar nossos pequenos a perceber a cor VERDE através de um jardim. Cada família irá ajudar a criança a plantar uma flor(muda), a escolha da criança ou da família (com folhas verdes). É importante que a criança participe do processo, permita que ele toque na muda da flor, suje suas mãos de terra, regue a planta. FOTOGRAFAR o momento que a família estiver reunida para executar a tarefa e colar na folha em anexo.
 



Para finalizar, OFICINA CULINÁRIA

SUCO DO INCRÍVEL HULK

(foto: belezaesaude)

 INGREDIENTES

1 limão (descascado)
2 laranjas (descascadas)
3 folhas de couve
1,5 litro de áqua
8 colheres de açúcar
 MODO DE PREPARO

Lave as folhas de couve, corte-as em tiras
Coloque no liquidificador as laranjas, o limão e a couve
Bata com 500 mililitros de água
Posteriormente coe o liquido
Acrescente aos poucos o resto da água
O resto que ficar na peneira jogue fora
Coloque o açúcar
Beba bem gelado

Receita Tudo Gostoso