Adsense

segunda-feira, 16 de julho de 2018

PLANO DE AULA folclore brasileiro 4º e 5º Ano

PLANO DE AULA - FOLCLORE PARA 4º E 5º ANO



ÁREA DO CONHECIMENTO: Língua portuguesa, Matemática, Artes

CONTEÚDOS:
* Interpretação textual
* Situações problemas com as quatro operações
* Reprodução de obra de arte
* Realizar pesquisa sobre folclore brasileiro

OBJETIVOS
* Fazer com que os alunos compreendam a importância do folclore para a nossa identidade cultural;
* Apresentá-los aos personagens que fazem parte do folclore nacional;
* Mostrar outros componentes do folclore, como danças, comidas típicas, brincadeiras, adivinhações, parlendas, trava-línguas etc;
*  Resolver situações problemas com as quatro operações

DESENVOLVIMENTO

Iniciar a aula com a leitura dos textos abaixo:




Realizar coma turma pesquisas sobre o folclore brasileiro e confeccionar um painel









Releitura da Obra: Luciano Martins
Futebol





 



LÍNGUA PORTUGUESA

A Lenda do Saci-Pererê

O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.
Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma.   
O comportamento é a marca registrada deste personagem folclórico. Muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras nas matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal. 
Diz o mito que ele se desloca rapidamente dentro de redemoinhos de vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira ou um rosário bento sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro (carapuça) e prender o saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer seu “proprietário”. Este terá o direito de fazer um pedido ao Saci, que deverá realizá-lo.
Mas, de acordo com o mito, o saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a lenda, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformará em mais uma vítima de suas travessuras.   
Entre as travessuras preferidas do Saci, podemos citar: esconder brinquedos de crianças, dar nó em crina de cavalos, bagunçar as roupas de cama, derramar sal e açúcar na cozinha, apagar o fogo de fogões à lenha e assustar as pessoas com um forte e estranho assobio.
A crença neste personagem ainda é muito forte na região interior do Brasil. Em volta das fogueiras, os mais velhos contam suas experiências com o saci aos mais novos. Através da cultura oral, o mito vai se perpetuando. Porém, o personagem chegou aos grandes centros urbanos através da literatura, da televisão e das histórias em quadrinhos. 
Achei aqui

Interpretação de texto

1)    Qual é a origem da lenda do Saci?

2)    Qual foi a influencia africana na imagem do Saci? Explique.

3)    Descreva o comportamento do Saci.

4)    Cite as travessuras do Saci.

5)    De que maneira o Saci se locomove?

6)    O que fazer para que o Saci obedeça a seu proprietário?

7)    Como o mito do saci ficou conhecido nos grandes centros urbanos?

8)    Qual é a marca registrada do saci ?

9)    Qual é o dia do saci?



10)  Marque as alternativas abaixo com verdadeiro (V) ou falso (F).

(  ) O Saci ficou com uma perna só porque foi maltratado pelo seu patrão

(  ) O Saci é um grande conhecedor de ervas medicinais

( ) O Saci é um personagem que provavelmente surgiu com os índios, mas depois sofreu influência da cultura africana

(  ) Uma das travessuras do Saci é assustar crianças desobedientes

Achei aqui



MATEMÁTICA FOLCLORE - SITUAÇÕES PROBLEMAS






FOLCLORE COM ARTES

Dobradura
Ampliar desenho com malha quadriculada


Atividades extras de interpretação de texto:

segunda-feira, 2 de julho de 2018

PLANO DE AULA CIÊNCIAS - EFEITO ESTUFA - 4º e 5º ANO

PLANO DE AULA
CIÊNCIAS - EFEITO ESTUFA - 4º e 5º ANO
Ensino Fundamental


Área do conhecimento: Ciências - Artes - Língua portuguesa

Conteúdos:

  • Efeito estufa
  • Ilustrar temas
  • Produção textual
  • Composição visual bidimensional


Objetivos

  • Compreender o que é o efeito estufa.
  • Fazer uma simulação do efeito estufa.
  • Realizar produção textual


Desenvolvimento
O professor pode começar a atividade, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o efeito estufa.
Propor a montagem e execução do experimento, em grupo.

Introdução

Experiencia - Efeito estufa

Material
a)Dois copos com água b)Papel alumínio c)Caixa de sapatos d)Tesoura e)Filme plástico


Montagem
a)Forre o interior da caixa com papel alumínio. b)Coloque um dos copos com água dentro da caixa.

c)Tampe a caixa com filme plástico.
 Procedimento
d)Coloque o segundo copo e a caixa sob a luz de uma lâmpada ou sob a luz do sol.


e)Após dez minutos abra a caixa e sinta com o dedo qual dos dois copos está com a água mais quente.

Situação-Problema
Porque a água que estava dentro da caixa ficou mais quente que a água que ficou fora da caixa?

Ações dos Alunos
Construir o experimento para assim poder refletir sobre as causas e as consequências do efeito estufa.

Resultados
A água que está no copo que ficou dentro da caixa está mais quente.

Conclusões Coletivas
Ao iluminar a caixa, a luz passa pelo filme plástico e se transforma em calor ao atingir a superfície interna. O ar se aquece e como não pode sair da caixa, a temperatura interna da caixa aumenta.

Por esse motivo, a temperatura da água do copo que está dentro da caixa, é maior do que a que está fora.


Discutir o experimento em grupo e anotar as observações.

Os alunos podem produzir cartazes  ou maquetes que ilustrem suas conclusões. Dividir os exemplos abaixo em grupos para ilustrações ou confecções de cartazes

Soluções para diminuir o Aquecimento Global

·         Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol.

·         Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. O uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões.

·         Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.

·         Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.

·         Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta.

·         Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.

·         Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.

·         Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.

·         Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.

·         Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.

·         Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).







 
Achei aqui                                          Achei aqui

Atividades

Quais os gases que provocam o efeito estufa?
_____________________________________
O que pode ser feito para reduzir os danos do efeito estufa sobre o meio ambiente?
_____________________________________
Quem são os principais emissores de dióxido de carbono?
_____________________________________


Produzir texto tendo como base as explicações, as atividades desenvolvidas, cartazes, maquetes e ainda as charges abaixo:
O que você aprendeu sobre o aquecimento glocal e o efeito estufa?
O que é isso?
Quais as causas?
Como podemos mudar isso?





Atividades extras:





Onde encontrei?

DE USO PESSOAL


Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!