Adsense

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Plano de Aula - A vegetação brasileira - 5º Ano

Plano de Aula
A vegetação brasileira

Conteúdo: Vegetação do Brasil - Artes Composição Visual bidimensional e Produção textual

Objetivos: 
- Conhecer os tipos de climas existentes no mundo e no Brasil. 
- Identificar as variadas formas de cobertura vegetal que predominam no Brasil. 
- Realizar composição Visual bidimensional
- Realizar produção textual

Desenvolvimento

Sabe-se que a vegetação apresenta importância fundamental no equilíbrio dos ecossistemas, pois torna o solo fértil, com a decomposição das folhas e de outras partes; reduz a velocidade do escoamento da água, evitando assim, o assoreamento dos rios; permite maior solidez e porosidade do solo por meio do seu sistema radicular; propicia a formação de materiais coloidais, importantes para a aeração do solo; e ainda protege os recursos hídricos e abriga inúmeras formas de vida.


Tipos de Vegetação
Floresta Amazônica: de clima equatorial e conhecida como Amazônia Legal, abriga milhões de espécies animais e vegetais, sendo de vital importância ao equilíbrio ambiental do planeta. Ela é classificada como uma formação florestal Latifoliada, pois suas folhas são largas e agrupam-se densamente, geralmente atingindo grandes alturas.
Mata Atlântica: caracterizada como uma floresta latifoliada tropical e de clima tropical úmido, foi a vegetação que mais sofreu devastação no Brasil, restando apenas 7% de sua cobertura original. Era uma vegetação que se estendia do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, mas que foi intensamente degradada pelos portugueses para a extração de madeira e plantio de cana-de-açúcar.
Caatinga: é uma vegetação típica de clima semiárido, localizada no Nordeste brasileiro.  Possui plantas espinhosas e pobres em nutrientes. Nos últimos anos, vem sofrendo diversas agressões ambientais que causam empobrecimento do solo, dificultando mais ainda o desenvolvimento dessa região.
Cerrado: típica do Planalto Central brasileiro e de clima tropical semiúmido, é a segunda maior formação vegetal do Brasil. Apesar de sua paisagem ser composta por árvores baixas e retorcidas, é a vegetação com maior biodiversidade do planeta. Somente nos últimos anos é que os ambientalistas vêm se preocupando com esse ecossistema, que sofre vários danos ambientais causados pela plantação de soja e cana-de-açúcar e pela pecuária.
Pantanal: localizada no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é considerada uma vegetação de transição, isto é, uma formação vegetal heterogênea composta por diferentes ecossistemas. Em determinadas épocas do ano, algumas porções de área são alagadas pelas cheias dos rios e é somente nas estiagens que a vegetação se desenvolve.
Campos sulinos: também conhecidos como “pampas” e característicos de clima subtropical, apresentam vegetação rasteira com a predominância de capins e gramíneas.
Mata de Araucária: com a predominância de pinheiros e localizada no estado do Paraná, é uma vegetação típica de clima subtropical. Sua cobertura original é quase inexistente em razão da intensa exploração de madeira para fabricação de móveis.
Mangues: é um tipo de vegetação de formação litorânea, caracterizado principalmente por abranger diversas vegetações, ocorrendo em áreas baixas e, logo, sujeito à ação das marés.
Mostrar imagens de diferentes paisagens vegetais do Brasil, como: Floresta Amazônica, caatinga, cerrado, pantanal, manguezal, Mata Atlântica
      
     
  
 Analise o mapa e responda:


a) Qual o título do mapa?

b) Que tipo de informação ele nos fornece?

c) Agora, produza um texto sobre a vegetação que está presente em nossa cidade.

d) Elabore um resumo, com desenhos, sobre as paisagens vegetais que são encontradas no Brasil. Seu texto deve abordar em cada imagem: O que é? Onde são encontradas?

Achei aqui


Para colorir - Vegetação do Brasil




Para conclui, realizar com a turma um trabalho em grupo, cartazes representando cada tipo de vegetação brasileira.








Feito por Jaciara Dias

terça-feira, 14 de agosto de 2018

PLANO DE AULA - 5º ANO - NÚMEROS DECIMAIS


PLANO DE AULA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

NÚMEROS DECIMAIS

Área do Conhecimento: Matemática

Conteúdo: Números decimais ( leitura, representação, operação e uso social)

Objetivos:
* Introduzir o conceito de operações com números decimais.
* Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
* Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação  em situações do cotidiano.
* Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.
* Compreender como se faz a leitura e a escrita dos números decimais, a forma de representação dos números decimais, e a utilização do uso social dos números decimais.


DESENVOLVIMENTO

NÚMEROS DECIMAIS

No sistema de numeração decimal, cada algarismo da parte inteira ou decimal ocupa uma posição ou ordem com as seguintes denominações:

Partes inteiras: Centenas, Dezenas, Unidades

Partes decimais: Décimos, Centésimos, Milésimos, Décimos milésimos, Centésimos milésimos, Milionésimos

Quanto à leitura, lemos a parte inteira seguida da parte decimal, acompanhada das palavras:

décimos: quando houver uma casa decimal;

centésimos: quando houver duas casas decimais;

milésimos: quando houver três casas decimais;
décimos milésimos: quando houver quatro casas decimais;
centésimos milésimos: quando houver cinco casas decimais e, assim sucessivamente.
Exemplos:
1,2: um inteiro e dois décimos;
2,34: dois inteiros e trinta e quatro centésimos

Quando a parte inteira do número decimal é zero, lemos apenas a parte decimal.
Exemplos:
0,1: um décimo;
0,79: setenta e nove centésimos

Observação:
1. Existem outras formas de efetuar a leitura de um número decimal. Veja a leitura do número 5,53:

Leitura convencional:
- cinco inteiros e cinquenta e três centésimos;
Outras formas:
- quinhentos e cinquenta e três centésimos;
- cinco inteiros, cinco décimos e três centésimos.

 2. Todo número natural pode ser escrito na forma decimal, bastando colocar a vírgula após o último algarismo e acrescentar zero(s). Exemplos:
4 = 4,0 = 4,00                    75 = 75,0 = 75,00

2)           Represente os números decimais no quadro
0,438
0,7
38,245
0,260
1,057
0,03
0,013
1,03
4,32
5,306
1,9
13,06
4,5















1) Carina gastou 0,25 de tablete de margarina em um dia e 0,55 no outro dia. Quanto gastou do tablete de margarina?

2) Comprei 15 laranjas. Dei 7 e usei 4,5 para fazer suco. Quantas laranjas restaram?

3) Comprei 5,80 metros de tecido azul e 2,40 metros de tecido vermelho. Quantos metros de tecido comprei ao todo?

4) Isabel precisa de 6,48 metros de renda, mas só tem 4,75 metros. Quantos metros faltam?

5) Papai comprou 47,55 metros de arame para fazer uma cerca. Gastou 30,85 metros. Quantos metros de arame ainda restam?

6) Marina fez um bolo. Deu 0,50  do bolo para a mamãe e 0,25 para a vovó. Quanto restou do bolo?

7) Comi 0,4 de um bolo e o restante reparti igualmente entre meus 5 irmãos. Que parte do bolo cada um comeu?

8) Mamãe gasta 0,20 de uma lata de óleo por dia. Quanto gastará ao todo, em uma semana?

9) Comprei 3,5 Kg de bombons. Sarita comprou 10 vezes mais. Quanto Sarita comprou?

10) Dividimos 48 metros de plástico em partes de 2,4 metros cada. Quantas partes obteremos?

11) Percorri 0,35 de uma estrada, o que corresponde a 70 quilômetros. Quanto mede a estrada toda?

12) Carmem comprou 9 metros de renda a R$ 1,20 o metro. Quanto Carmem pagou?

Atividades: Caderno do futuro 5º Ano

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

PLANO DE AULA 4º OU 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

PLANO DE AULA 4º OU 5º ANO
ENSINO FUNDAMENTAL

ÁREA DO CONHECIMENTO:

Matemática - Língua Portuguesa - Produção textual


CONTEÚDOS:

Interpretação de texto - Situações Problemas envolvendo as 5 operações
Produção textual - poesia


OBJETIVOS:

* Estimular a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos.

* Valorizar a figura paterna.

* Interpretar textos

* Resolver Situações Problemas



DESENVOLVIMENTO:

Meu Pai

            Meu pai é maior que o Frankenstein Júnior.
            Ele é mais forte que o Super-homem.
            Mais bonito que o Tarzan. Ele me defende quando minha mãe quer me bater.
                                                                                         Josiel Belo da Cruz.

            Meu pai é gordo e tem quase todos os cabelos brancos. Todos os mus problemas eu conto para ele e ele resolve com muita paciência e calma me ensinando a viver bem. É como o rádio. Sempre informando melhor.
                                                                                     Maria Gioconda Tonetti
            A professora perguntou:
-       Quem não tem pai nesta classe?
Aí um menino meu colega falou:
-       Eu não tenho pai.
Eu falei a ele:
-       Não fique triste, você tem também um pai.
-       Quem?
Eu respondi:
-       Deus.
Márcio do Nascimento Miele. 9 anos.

            No dia dos pais a gente pega e compra um presente para ele com o dinheiro dele mesmo. Não é engraçado?
            Zina Maciel. 10 anos.

            Meu pai é romântico e é um homem de muita coragem que já matou uma barata bem grande. A doença do meu pai é que quando ele bebe fica com os olhos vermelhos. Meu pai tem 42 anos. Ele é muito engraçado, é um homem que nos dá alegria. Meu pai gosta de todos os filhos, mas gosta mais da minha irmã menor, não sei por quê. Mas eu gosto dele, afinal é o meu amigo. O meu amigão.
Maria Teresa Cunha. 10 anos.

            Meu pai saía todo dia, ele estava desempregado, e nada de arranjar emprego. Aí um amigo chegou e falou para ele que no Paraná estava cheio de serviço. Para não nos faltar nada, ele foi embora. Até receber uma carta da minha mãe que dizia: estamos com muitos problemas, sofrendo e com saudades. Então meu pai voltou e nunca mais vai nos deixar. É melhor a gente ficar sem dinheiro mas não se separar.
Adriana do Prado. 11 anos.


VAMOS ENTENDER O TEXTO

1)    Em qual dos textos, o pai é apresentado como um herói?

2)    Em que texto, o autor afirma que a presença do pai é a coisa mais importante? Transcreva o trecho do texto que comprove sua resposta.

3)    Maria Teresa Cunha fala das qualidades positivas e negativas do pai. Cite-as.
Qualidades positivas : _____________________________
Qualidades negativas: ____________________________

4)    Há um texto em que o autor mostra que o pai é ao mesmo tempo um confidente e um orientador. Que texto é esse? Justifique com passagens do texto.

5)    Se você fosse o Márcio do Nascimento Miele, o que diria para o menino que não tem pai?

6)    Você concorda com Adriana do Prado: “É melhor a gente ficar sem dinheiro mas não se separar? Por quê?

7) Em sua opinião, como seria o pai perfeito?

Atividade enviada por Susana Felix para Professores Solidários.
Achei no blog ProfessoraHelena


LIÇÃO DE CASA


PRODUÇÃO TEXTUAL

ORAÇÃO PARA O PAPAI!

O pai é um grande amigo! Devemos amá-lo e coloca-lo sempre em nossas orações. Faça uma bela oração para o papai em forma de poema.
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________


MATEMÁTICA – SITUAÇÕES PROBLEMAS

O Dia dos Pais se aproxima, Larissa e sua irmã Lorena decidiram fazer uma pesquisa de preços para escolher o presente para Carlos, o pai das meninas.

PRODUTO                      PREÇO

Camiseta do Vasco            R$ 45,50
Perfume                      R$ 155,78
Chinelo                           R$ 19,87
Caneca com chocolate      R$ 25,90
Cartão                           R$ 5,59


Leia a Tabela de produtos e valores e responda:

1. Qual a opção de presente mais cara? __________________

2. Qual o mais barato? _______________________

3. Coloque os valores dos presentes em ordem crescente e depois decrescente:
____________________           ____________________
____________________          ____________________
____________________          ____________________
____________________         ____________________
____________________           ____________________

4) Se as meninas ganharem R$ 50,00 para comprar o presente e escolherem a camisa do time de futebol, qual será o troco?

5) Descubra a diferença entre a camiseta do Vasco e a caneca com chocolate.

6) Calcule a diferença entre o valor do perfume e o valor do cartão.

7) Se a mãe de Larissa e Lorena comprar todos os itens da lista e parcelar em 4 vezes no cartão de crédito, quanto irá pagar por mês?

8) Com o valor total dos produtos, problema 5, calcule o dobro, o triplo, o quádruplo e o quíntuplo.

9) Construa um gráfico de colunas para representar os produtos e os valores.

10) Se a compra total, para presentear o papai tiver 50% de desconto, qual será o valor pago?

11) Calcule 25% de desconto, para o total da compra.


CONFECCIONAR UM CARTÃO COM MUITO CARINHO PARA O PAPAI:



segunda-feira, 30 de julho de 2018

PLANO DE AULA 5º ANO RELEVOS DO BRASIL


PLANO DE AULA 5º ANO


RELEVOS DO BRASIL

Área do Conhecimento: Ciências da Natureza, Interpretação textual, Matemática

Conteúdos: Relevo do Brasil, Interpretar textos e resolver situações problemas

Objetivos:
Conhecer os tipos de relevos existentes;
Desenvolver leitura e interpretação de textos e imagens sobre a temática central da aula;
Resolver situações problema, envolvendo as 4 operações, porcentagem e fração

Desenvolvimento:





Atividades 
Com base nas explicações e nos textos lidos, responda:

- Quais são as formas de relevo existentes?

- Qual delas chamou mais a sua atenção?

- Qual delas você estão mais acostumados a ver?

- Na região em que moramos qual dos tipos de relevo é mais comum?

- Como as montanhas são formadas?

- E as depressões como são formadas?

- Os planaltos são formados de que maneira?

- E as planícies?

- Vimos que relevo são irregularidades, e onde pode haver essas irregularidades? Somente na superfície terrestre?

- Os relevos podem ser alterados? Se sim, como?

Ilustre em seu caderno com desenhos:

Com o objetivo de finalizar as aulas sobre os tipos de relevo, sugerimos que o professor proponha aos alunos a confecção de cartazes que abordem a temática trabalhada na aula – tipos de relevo do Brasil e do Mundo. Para isso, sugerimos que os alunos estejam organizados em quatro grupos, de modo que cada grupo confeccione um cartaz sobre os principais tipos de relevo elencados abaixo:   

- Planaltos,

- Planícies,

- Depressão,

- Montanhas.   

Os cartazes deverão ter imagens do tipo de relevo apresentado, bem como informações sobre ele. Segue abaixo, um modelo de estrutura de cartaz:   

Roteiro do cartaz:

- Nome do tipo de relevo;

- Como se dá a formação desse tipo de relevo;

- Lugares no Brasil e no mundo que podem ser encontrados.  

Achei no jornet.aejms


MAQUETE

Achei no taylorize


Montanhas
As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acaba se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formou-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões.
As altitudes das montanhas são superiores as das regiões vizinhas. Quando ocorre um conjunto de montanhas, chamamos de cordilheira.
Exemplos: Aconcágua (Argentina), Pico da Neblina (Brasil), Logan (Canadá), Kilimanjaro (Tanzânia), Monte Everest (Nepal, China), Monte K2 (Paquistão, China), Monte Blanco (França, Itália).

1) Vamos construir um gráfico de pirâmide representando altura dos picos. Observe os dados abaixo:
Pico
Altura
Pico da Neblina
3014 metros
Pico da Bandeira
2890 metros
Pico 31 de março
2992 metros
(**valores aproximados)

2) Calculando:

a) Calcule a diferença de altitude entre os picos da Neblina e o Pico da Bandeira.

b) Agora calcule a diferença de altitude entre o Pico da Neblina e o Pico 31 de Março.

c) Aqui calculará a diferença de altitude entre os Picos da Bandeira e 31 de Março.

3) Somando a altitude dos três picos juntos obteremos qual total? Estamos nos referindo a qual medida no caso?

4) Supondo que um alpinista percorresse 25% da altitude do Pico da Bandeira, mas parou, pois não aguentou o cansaço.  Quantos metros ele escalou?

5) Se um escalador conseguisse percorrer 50 % do Pico 31 de Março e parasse, mas depois retomasse a subida completando-a. A quantos metros ele estava quando parou para descansar? E qual era a porcentagem que ainda faltava para ele chegar ao topo do pico?

6) Para chegar ao topo do Pico da Neblina um alpinista levou 2 dias e ¼ do terceiro dia. Quanto tempo em horas ele gastou realizando o percurso todo?

7) Calcule o sêxtuplo, o sétuplo, o óctuplo e o nônuplo das medidas de altitude dos picos apresentados no quadro do exercício número 1.

8) Trace uma reta representando a latitude dos três picos de acordo com os dados do quadro do exercício número 1.

9) Coloque os dados sobre a altitude dos picos em ordem crescente e decrescente.

10) Calcule ½ da altitude do Pico da Neblina, represente com um desenho e depois em metros.

11) No problema número 4 diz que foram percorridos 25% da altitude. E no problema número 5 foram percorridos 50% da altitude. Represente estes dados usando uma fração

a) 25%  =   ¼                                               b) 50%   =  ½ 



Baseado no plano de aula Relevos Portal do Professor

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Dia dos Pais 2018 - Ideias para Lembrancinha, cartão, painel e porta decorada

Dia dos Pais 2018
Ideias para Lembrancinha, cartão, painel e porta decorada!

Para Educação Infantil temos uma sacola feita em molde de camisa, liiinda!
Feita pelo blog mimosdeinfancia 


Feito com papel kraft

Para colocar dentro da sacola: Um troféu(feito com garrafa pet 600ml Coca-cola e pintado com tinta spray metalizada dourada) e um cartão - diploma



Painel Dia dos Pais
Pai, quero seguir os teus passos!
Encontrado na Internet

Presentinho para o Dia dos Pais com bigode:
Troféu 
Feito com garrafa pet 600ml e pintado com tinta spray metalizada dourada

Cartão

Porta da Sala de aula decorada para o Dia dos Pais
Tal pai, tal filho

Porta da Sala de aula decorada para o Dia dos Pais

Lembrancinha para o Dia dos Pais - Quadrinho com palito de picolé e foto 
Achei aqui aefewshortcuts

Arte para o Papai!
Pintar com canetinha como desejar, depois borrifar álcool, deixe secar e pronto! 
Achei no diyncrafts

Cartão para o Dia dos Pais!
Imprima uma folha com frases sobre o Papai, imprima também uma foto em escala de cinza da criança, recorte e cole corações vermelhos, prontinho!


Cartão para o Papai - camisa

 
Achei aqui lavoretticreativi