Adsense

terça-feira, 25 de setembro de 2018

PLANO DE AULA – PONTO – LINHAS E CURVAS

PLANO DE AULA – PONTO – LINHAS E CURVAS

ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes

CONTEÚDO: linhas e curvas

OBJETIVOS:
Conhecer diferentes tipos de linhas.
Identificar linhas em obras de arte.
Produzir obra de arte a partir de linha e curva.

A linha, assim como o ponto, é elemento essencial na composição visual. A linha está presente em nossa vida e em todas as coisas que estão ao nosso redor, especialmente na natureza. Observe a folha de uma árvore! Quantas linhas não possui? Inúmeras não é mesmo? Os nossos cabelos também são exemplos de linhas: se são lisos são linhas retas, se são crespos, encaracolados ou cacheados são linhas curvas, onduladas ou espiraladas.
 A linha é obtida através de infinitos pontos. Também é obtida através do “rastro” de um ponto. Quando se coloca um ponto em movimento, ele forma uma linha. A linha é o elemento básico de todo grafismo e um dos mais usados. Representa a forma de expressão mais simples e pura, porém também a mais dinâmica e variada.
Podemos classificar as linhas da seguinte maneira:
       

1 - Quanto à forma a linha pode ser:

2 – Quanto à posição a linha pode ser:

3 - Quanto ao traçado a linha pode ser:



4 - Quanto à direção as linhas podem ser:


DESENHO A PARTIR DE LINHAS.

Nesta atividade vamos exercitar a criatividade. A partir das linhas sugeridas nos quadros abaixo crie desenhos. Solte a imaginação e capriche pintando os desenhos e também o fundo da imagem.
 



Observe o percurso e responda:
1-   Que cor é o carro que está no cruzamento da Rua Cravo com a Rua Amor? Amarelo
2-   O carro azul está em qual cruzamento? Rua Palma e rua da Felicidade
3-   Trace um percurso onde o carro vermelho passe pela rua Cravo, rua da Paz e chegue próximo do carro azul na rua Palma.
4-   Quantos quarteirões podem ser visto inteiros nessa imagem? 8
5-   Se um quarteirão tem 4 ruas, quantas ruas terão:
2 quarteirões: 8          3 quarteirões: 12         4 quarteirões: 16       5 quarteirões: 20
6-   Quantas rua podem ser vistas nessa imagem? 8
7-   Em qual rua estão localizadas três casas? Rua Rosa
8-   Faça uma curva fechada simples em torno do carro azul.
9-   Faça uma curva fechada não simples em torno do carro amarelo.
10- Faça uma curva aberta simples em torno do carro vermelho.


Agora, com muito capricho crie um desenho apenas usando: Ponto, linhas e curvas
Modelos:





segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Árvore de papel na Educação Infantil

Muitas ideias para fazer uma bela 
Árvore de papel 
com os pequenos da Educação Infantil usando diferentes materiais:
* prato de papel
* papel colorido
* forminhas de brigadeiro
*algodão
* papel crepom
* tampa de plástico em geral
* rolo de papel
* carimbo

Árvore decorada com pássaros


Árvore com recortes de papel
Achei aqui iheartcraftythings

Árvore com rolinho de papel e algodão
Achei aqui nontoygifts

Árvore com carimbo - cores do outono 
Achei aqui craftymorning

Árvore com forminha de brigadeiro 
Achei aqui iheartcraftythings

Árvore com papel picado
Achei no grow-clever

Árvore com prato de papel 
Achei no nounoudunord

Árvore com rolo de papel - abrigo para os pássaros
Achei no patchworkparent

Árvore com colagem de papel e ninho de pássaros 
Achei no sempreclarisse

Árvore com rolinho de papel 
Achei no target

Árvore com recortes de papel - colocar a cor das folhas  conforme a estação que deseja representar
Achei no Krokotak

Árvore com rolinho de papel - Veja o passo a passo
Achei no Krokotak

Árvore com colagem de tampinha plástica
Achei no Krokotak

Árvore para colorir, recortar e colar


Painel com a árvore nas 4 estações 
encontrado na internet sem referência do autor

terça-feira, 18 de setembro de 2018

PLANO DE AULA – 5º ANO - ELEIÇÕES

PLANO DE AULA – 5º ANO - ELEIÇÕES

ÁREA DO CONHECIMENTO:
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências humanas e Produção Textual

CONTEÚDOS:
Leitura, Interpretação e produção textual
Resolução de situações problemas
Criação de gráficos
O papel dos poderes: Legislativo, Executivo e judiciário; e demonstrar a importância destes para consolidação da democracia

OBJETIVOS:
Realizar leitura e interpretação de texto
Conhecer as responsabilidades desempenhadas pelos três poderes
Interpretar e resolver situações problemas
Criar gráficos
Compreender o papel dos poderes: Legislativo, Executivo e judiciário.


DESENVOLVIMENTO:
Iniciar a aula com a rotina da sala de aula: oração, chamada e calendário:

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
Dividir a turma em grupos, pedir que cada grupo realize a leitura dos textos e explique o que compreendeu para seus colegas.

Após realizar a leitura dos textos e compartilhar exemplos e ideias com seus colegas, responda em seu caderno:
a) O que é voto?

b) Como chamamos as pessoas que votam?

c) Como chamamos as pessoas que são votadas?

d) O que significa T.R.E.?

e) Para que serve a propaganda eleitoral?

f) Na sua opinião, o que é que a política tem a ver com a sua vida?

g) Explique como funciona e o que fazem os três poderes do nosso país:

Escreva o nome do atual:

a)    Presidente da República: 

b)    Governador do Estado: 

c)    Prefeito do Município: 

PRODUÇÃO TEXTUAL
Atividade individual:

O Brasil está no período de campanha eleitoral, com isso, vemos a todo momento propagandas no rádio e na televisão, o que não agrada muita gente. Leia e observe a charge abaixo, depois produza um texto dissertativo, falando sobre:
- O que é corrupção?
- Onde a corrupção está?
- O que podemos fazer para ter um país melhor?


SITUAÇÕES PROBLEMAS

Calcule e responda:
1. Quantos eleitores votaram nessas eleições?

2. Quantos eleitores deixaram de votar?

3. Quantos foram os votos válidos nesta eleição?

4. Qual foi o candidato mais votado? Quantos votos ele teve?

5. Qual foi a diferença de votos entre o primeiro e o segundo colocado?

6. Dos votos válidos, quantos não foram o candidato vencedor?

7. Escreva como se lê:
- 3245 –
- 7370 –
- 6250 –
- 4125 –
- 23105 –
- 1535 –

8. Coloque os números em ordem crescente: 3245 – 7370 –  6250 – 4125 – 23105 – 1535:

9. Coloque os números em ordem decrescente: 3245 – 7370 –  6250 – 4125 – 23105 – 1535:

10. Quantos votos teria a candidata Maria, se tivesse conseguido o triplo de votos?

11. Construa um gráfico de colunas representando os votos de cada candidato.

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

PLANO DE AULA - ENERGIA - 5º ANO CIÊNCIAS


PLANO DE AULA - ENERGIA - 5º ANO
CIÊNCIAS

Objetivos: 
Conhecer fontes de energia
Propiciar aos alunos informações acerca das fontes de energia elétrica, como estas fontes são transformadas em energia elétrica.
Origem e descoberta da energia elétrica.

DESENVOLVIMENTO:
• Como a energia elétrica os ajuda?
• Onde ele está presente em suas casas?
• Quais os aparelhos que utilizam energia elétrica?
• De onde vem a energia elétrica?
• Já presenciaram alguma falta de energia em suas casas?
• O que sentiram?
• O que estavam fazendo no momento?

Assistir o vídeo: De onde vem a eletricidade?

Realizar a leitura do texto:

No Brasil são usadas distintas fontes de energia que podem ser convertidas em energia elétrica. Essas podem ser de fontes convencionais ou alternativas. Energia convencional é caracterizada pelo baixo custo, grande impacto ambiental e tecnologia difundida. Já a energia alternativa é aquela originada como solução para diminuir o impacto ambiental. Com essas duas fontes de energia, surgem também duas distinções: renováveis e não-renováveis.

• Renovável: é a energia que é extraída de fontes naturais capaz de se regenerar, consequentemente inesgotável. Ex: energia solar, energia eólica, etc.
• Não-renovável: é a energia que se encontra na natureza em quantidades limitadas, que com sua utilização se extingue. Ex: petróleo, carvão mineral, etc.
Não Renovável

Petróleo:
Obtenção – Depósitos fósseis no fundo do mar ou em grandes profundidades continentais.
Uso – Produção de combustíveis, como a gasolina e o diesel, e produtos como o plástico.
Vantagens e Desvantagens – Facilidade de transporte e distribuição. Sua queima polui a atmosfera.

Gás natural:
Obtenção – Ocorre na natureza, associado ou não ao petróleo.
Uso – Produção de energia elétrica e de combustível para veículos, caldeiras e fornos.
Vantagens e Desvantagens – Emite poucos poluentes. Os custos para distribuição são elevados.

Carvão mineral:
Obtenção – Resulta da transformação química de grandes florestas soterradas.
Uso – Produção de energia elétrica e aquecimento.
Vantagens e Desvantagens – Facilidade de transporte. Sua queima contribui com a chuva ácida.

Energia Nuclear:
Obtenção – A partir da quebra de átomos de urânio.
Uso – Produção de energia elétrica e armas atômicas.
Vantagens e Desvantagens – Não emite poluentes. Falta tecnologia para tratar o lixo nuclear.

Renovável

Hidrelétrica:
Obtenção – A partir da energia liberada por uma queda d’água, que faz girar uma turbina.
Uso – Produção de energia elétrica.
Vantagens e Desvantagens – Não emite poluentes. A construção de usina alaga grandes áreas.

Eólica:
Obtenção – Movimentos dos ventos captados por pás de turbinas ligadas a geradores.
Uso – Produção de energia elétrica.
Vantagens e Desvantagens – Não emite poluentes. Produz ruído excessivo e interfere nas transmissões de rádio e TV.

Marés:
Obtenção – A partir das alterações de nível das marés, através de barragens (que aproveitam a diferença de altura entre as marés alta e baixa) ou através de turbinas submersas (que aproveitam as correntes marítimas).
Uso – Produção de energia elétrica.
Vantagens e Desvantagens – Não emite poluentes. Altos investimentos e baixa eficiência.

Solar:
Obtenção – Aquecimento de placas de material semicondutor, como o silício.
Uso – Aquecimento e produção de energia elétrica.
Vantagens e Desvantagens – Não emite poluentes. Exige grandes investimentos.

Biomassa:
Obtenção – Decomposição de material orgânico.
Uso – Aquecimento, produção de energia elétrica e biogás (metano).
Vantagens e Desvantagens – Não interfere no efeito estufa. Exige alto investimento.

Após a construção e correção do quadro produzido pelos estudantes, promova um ciclo de debate abordando as formas de obtenção e os aspectos positivos e negativos de cada fonte energética. Destaque os problemas ambientais ocasionados pela utilização, principalmente, do petróleo, cuja queima libera gases poluentes responsáveis pelo efeito de estufa.
Durante o debate é de suma importância o processo de conscientização para a redução do desperdício de energia, destacando possíveis atitudes para realização desse processo.

Texto encontrado no educadorbrasilescola





Achei aqui youtube

Não achei referência do autor


 

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

SITUAÇÕES PROBLEMAS - 5º ANO - MEIO AMBIENTE


SITUAÇÕES PROBLEMAS - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL
PARA IMPRIMIR
TEMA: MEIO AMBIENTE


Leia o texto e depois resolva as questões abaixo:

1) Escreva o antecessor e sucessor do número 150.000

2) Dos produtos citados acima, qual é a maior em quantidade de toneladas?

3) Escreva como se lê:
        7.500 –
        5.497 –
        150.699 –
        80.590 -

4) Escreva os dados em ordem crescente e depois decrescente.

5) Quanto a cidade de São Paulo irá produzir de lixo em 15 dias? Tire a prova real.

6) Quanto restará do valor total se subtrairmos o total de lixo orgânico?

7) Calcule a quantidade de papel e papelão produzidas em 1 semana.

8) São produzidos no Brasil 250.000 toneladas diárias de lixo. Calcule o lixo de um mês.

9) Quanto de lixo o Brasil produzirá em um dia de papel, Plástico e vidro?

10) Vamos construir um gráfico de colunas representando as quantidades de lixo.

11) Calcule a diferença entre o lixo reciclável de lixo orgânico e metais.



12) Por dia o Brasil produz 7.500 toneladas de plástico, calcule quanto produziria se fosse apenas ¼ do valor. Tire a prova real.