Adsense

segunda-feira, 4 de março de 2019

PLANO DE AULA - A DONA ARANHA

PLANO DE AULA - EDUCAÇÃO INFANTIL
CANTIGA DE RODA - A DONA ARANHA

OBJETIVOS:
- Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda. 
- Promover interação do grupo através da brincadeira
- Participar de atividades que envolvam contagem
- Desenvolver coordenação motora ampla e fina


DESENVOLVIMENTO:
- Na roda, convidar as crianças a cantar e realizar os gestos da cantiga: A dona Aranha

clique e assista a música A dona aranha - Galinha Pintadinha


- No pátio da escola, colocar cones (podendo substituir por cadeirinhas) com barbantes (ou fitas)  dando volta uma na outra. Brincar de aranha na teia, as crianças deverão passar por cima ou por baixo das teias e atravessar o circuito.


Achei aqui: diversa

Achei aqui teachpreschool

-  Vamos fazer uma aranha na teia, na sala de aula, entregar aos pequenos prato de papel e permitir que escolham a cor que irão colorir.
- Montar a aranha com círculo preto de papel e retângulos para as pernas.

Achei aqui iheartcraftythings


QUEM TEM MEDO DE ARANHA?
- Construir com as crianças um gráfico mostrando quantos colegas da sala tem medo e quantos não tem medo de aranha:
- Fazer as aranhas com papel preto - (ou colorir) cada colega irá colar sua aranha na sua resposta: SIM ou NÃO 

                              Achei no thefirstgradeparade                     Achei no spoonfuloflearning

- Banco de palavras: 
      
- QUAIS AS PARTES DA ARANHA?
OLHOS - BOCA - ANTENAS - PERNAS - CORPO


- Alinhavo -  Brincar com o alinhavo no prato de papel para fazer a teia, depois colar a aranha para terminar.

- Colorir a letra A


domingo, 3 de fevereiro de 2019

BILHETES para o CADERNO de RECADOS!

Oi gente!
Prontinho os bilhetes para colar no caderno de recados na Educação Infantil:

Abertura - explicando para que serve o caderno de recados

Ficha de Identificação - Importantíssimo!
Nessa ficha ficam os principais dados sobre a criança caso a professora precise do telefone, por exemplo, alergias e sobre quem pode vir buscar o pequeno na escola.


Bilhete O que deve estar na mochila - Para explicar os pais tudo que não pode faltar no dia a dia


Famoso Dia do Brinquedo! - Neste bilhete explica o motivo de acontecer um dia especial na semana para ser o dia do Brinquedo.




quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Decoração para Sala de Aula - Fundo do Mar

Oi gente !!!
Decoração para Sala de Aula - Fundo do Mar
Mais ideias para você decorar sua sala com o tema Fundo do Mar...

Decoração sala de Aula - Educação Infantil 
personagens e letras feito com e.v.a.
Não tenho moldes, apenas as ideias para a decoração!

Chamada 
Achei no baudeletras

Placa de porta 
Achei aqui evadabelinha

O tempo hoje 
Achei aqui evadabelinha


Quantos Somos 
Achei aqui evadabelinha


Aniversários 
Achei aqui evadabelinha


Cantinho da leitura 

Alfabeto para imprimir


Alfabeto prontinho para imprimir!
Lindo e colorido!
Encontrei no Pinterest sem referência do autor!
Se você é o dono das imagens ou o conhece, avise e darei os créditos!



























terça-feira, 27 de novembro de 2018

AVALIAÇÃO PORTUGUÊS - 5º ANO


AVALIAÇÃO PORTUGUÊS - 5º ANO
Conteúdos:
- Interpretação Textual - Aviso
- Produção Textual - Aviso
- tempos verbais
- Advérbio

NOME :____________________________________ TURMA:   5º

PROFESSORA : _____________________________ DATA:_____________

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS

  Observe o texto ao lado e responda às questões:
1) O texto que você leu tem por finalidade:
(A) Informar.
(B) Criticar.
(C) Ensinar.
(D) Dar instruções.

2) O texto apresenta:
(A) Remetente e destinatário.
(B) Somente remetente.
(C) Somente destinatário.
(D) Nenhum dos dois.

3) “Amanhã não “haverá” aula …”. A palavra destacada no texto é um verbo que está.
(A) No presente.
(B) No passado.
(C) No futuro.
(D) Não lembro.

4) O texto é:
(A) Uma lista.
(B) Uma bula.
(C) Uma aviso.
(D) Uma receita.

5) Circule os substantivos.
desfile  – miss  – primavera  – haverá – comparecer  – convocadas

6) Escreva um verbo para cada ação abaixo:

7) Complete as frases utilizando a palavra correta:
A) Na tarde de terça-feira passada,  eles ________. ( sairão- saíram).
B) As meninas___________(forão-foram) na chácara do  ________ (alemão-alemam).
C) Os meninos ________ (correrão – correram) todos os dias de domingo no próximo mês.
D) Meu pai e minha mãe ________ ( amam- amão) passear no bosque aos domingos.


8) Mude as frases usando os advérbios ( ontem, hoje e amanhã):

A) ________ vou passear no zoológico.

B) ________ fui visitar minha amiga Pietra.

C) ________ estou fazendo aniversário.

D) ________ meu pai e minha mãe foram ao cinema assistir um novo filme que está em cartaz.


9) Conjugue o verbo como se pede:


10) Escreva um aviso para os alunos do 3º ano trazerem um lanche para a excursão ao Hopi Hari. Não esqueça das seguintes informações: Remetente, destinatário, mensagem sobre o que devem levar a viagem, data e endereço.

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA O CORPO HUMANO


AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA O CORPO HUMANO - 5º ano

NOME :____________________________________ TURMA:   5º

PROFESSORA : ____________________________   DATA:_____________


1.O esôfago:
(A) é uma espécie de “vaso” por onde passa o ar que respiramos.
(B)é uma espécie de “tubo” por onde passa o alimento que engolimos.
(C) é uma espécie de veia que serve de passagem para o sangue circular em nosso organismo.

 2.O pâncreas:
(A)fica sob o estômago e produz sucos que são lançados no intestino e têm papel na digestão.
(B) fica sob o esôfago e produz sucos que são lançados no intestino e têm papel na digestão.
(C) fica sob a boca e produz sucos que são lançados no intestino e têm papel na digestão.

 3.O fígado:
(A) possui várias funções, uma delas é produzir o suco gástrico, um fluido que age no intestino, na digestão de gorduras.
(B) possui poucas funções, porém uma delas é produzir a zile, um fluido que age na digestão de gorduras.
(C)possui várias funções, uma delas é produzir a bile, um fluido que age no intestino, na digestão de gorduras.

 4.O sangue é formado por inúmeras e diminutas estruturas avermelhadas chamadas de:
(A)glóbulos brancos.
(B)glóbulos vermelhos.
(C)glóbulos amarelos.

5.As principais estruturas do corpo da mulher relacionadas à reprodução são os:
(A)ovários e útero.
(B)glóbulos brancos e o útero.
(C)glóbulos vermelhos e os ovários.

6.Os óvulos:
(A)são produzidos pelos homens e são responsáveis pela reprodução.
(B)são produzidos pelas mulheres e são responsáveis pela fecundação.
(C)são produzidos pelas mulheres e são responsáveis pela reprodução.

7.Os testículos:
(A)são as principais estruturas do corpo do homem relacionadas à reprodução.
(B) são as principais estruturas do corpo da mulher relacionadas à reprodução.
(C) são as principais estruturas do corpo do homem relacionadas à fertilização.

8.Os espermatozoides são:
(A) produzidos pelo homem e responsáveis pela fertilização.
(B)produzidos pelo homem e responsáveis pela reprodução.
(C) produzidos pelo homem e responsáveis pela fecundação.

9.O encontro de um espermatozoide com um óvulo é chamado de:
(A)fecundação.
(B)fertilização.
C)reprodução.

10.As células são:
(A) grandes estruturas que formam o corpo humano. Os coração é um exemplo de célula.
(B) pequenas estruturas que formam o corpo humano. O  esôfago é um exemplo de célula.
(C)pequenas estruturas que formam o corpo humano. Os glóbulos vermelhos, os brancos, os óvulos e os espermatozoides são exemplos de células.

11) Qual é o gás mais importante para nosso organismo?
a)(         ) Oxigênio.
b)(         ) Gás Carbônico.
c)(         ) Nitrogênio.
d)(         ) Pulmão.

12) A pele tem importância no nosso corpo. É sua principal função
(A) permitir os movimentos.
(B) facilitar a circulação do sangue.
(C) revestir o corpo protegendo as partes internas.
(D) sustentar o corpo.

AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 4º BIMESTRE


AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA COM OS CONTEÚDOS:

- As 4 operações
- Medidas de tempo, comprimento e volume
- Fração
- Porcentagem


NOME :____________________________________ TURMA:   5º A

PROFESSORA : ___________________                    DATA:_____________


4º BIMESTRE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA

LEIA COM ATENÇÃO E RESPONDA:

1)    Um dia tem 24 horas. Quantas horas há em 12 dias?
a)    288
b)    120
c)    200
d)    240

2)    Janeiro é um mês de 31 dias, cada dia tem 24 horas. Quantas horas há no mês de janeiro?
a)    300
b)    744
c)    240
d)    360

3)    Pense e responda:
O que é mais pesado 1 quilo de chumbo,ou um quilo de algodão?
a)    chumbo
b)    algodão
c)    pesam  igual  ( 1 quilo )
d)    2 quilos

4)    Eu tenho 320 figurinhas. Meu primo tem a metade do que eu tenho, mais 56. Quantas figurinhas ele tem?
a)    210
b)    120
c)    740
d)    216

5)    Como lemos a fração 2/3 ?
a)    dois terços
b)    3 sobre 2
c)    2 inteiros
d)    3 inteiros

6)    Luís dividiu o chocolate em 4 partes iguais. Se quiser comer um quarto do chocolate quantas partes deverá pegar?
a)    todas as 4
b)    1 parte
c)    2 partes
d)    3 partes

7)    Uma hora tem 60 minutos. Quantos minutos há em ¼ de hora?
a)    1 hora
b)    meia hora
c)    15 minutos
d)    4 minutos

8)    Quantos ovos há em 12 dúzias?
a)    100
b)      50
c)    120
d)    144

9)    Vou fazer uma viagem de 1660 quilômetros em 4 dias e pretendo viajar a mesma distância a cada dia. Quantos quilômetros devo viajar por dia?
a)    415 quilômetros
b)    202 quilômetros
c)     2 quilômetros
d)    400 quilômetros

10) Para descobrir o valor de um termo desconhecido, basta aplicar a operação inversa. O valor desconhecido representado pela figura : ? + 297 = 532

A( )465
B( )285
C( )1 375
D( )375
E( )378

11) Faça o cálculo mental e marque: 3 x 10 = ____ 3 x 100 = ____ 3 x 1000 = ____
A( )300 – 3 000
B( )30 – 300 – 3000
C( )30 - 300 – 3001
D( )3 – 30 – 300 –
E( )3 - 30 - 300

 12) Siga a sequência:
a) 5 – 10 – _____ – 20 – _____ – _____ – _____ – 40
b) 7 – 14 – _____ – 28 – _____ – 42 – _____ – 56
c) 10 – 20 – _____ – _____ – _____ – 60 – _____ – 80
d) 110 – 115 – ______ – ______ – ______ – 135 – ______ – 145

13) Uma loja de calçados vendeu 1.800 calçados no mês passado, neste mês vendeu 10% a mais. Quantos calcados foram vendidos esse mês?
A) (    ) 1900
B) (    ) 1980
C) (    ) 2000

14) Uma empresa teve em seu caixa RṨ2.500,00 reais e o seu lucro é de 15% do valor do caixa. Qual é o seu lucro?
A) (    ) 300,00
B) (    ) 350,00
C) (    ) 375,00

15) O atacadista teve em seu lucro em R$980,00 e vai investir 30% do seu lucro em mercadorias. Qual é o valor que vai ser investido?
A) (    ) 250,00
B) (    ) 294,00
C) (    ) 300,00

16) O valor do caminhão no mercado é de R$290.000,00 e o supermercado comprou 50% mais barato. Qual foi valor do caminhão?
A) (    ) 145.000,00
B) (    ) 150.000,00
C) (    ) 200,000,00