terça-feira, 28 de abril de 2020

Plano de aula - Arte - 5°Ano Ensino Fundamental - FOTOGRAFIA

Plano de aula - Arte - 5°Ano Ensino Fundamental

Tema: FOTOGRAFIA

Unidade temática: Artes Visuais

Objeto do conhecimento: Materialidades

Objetivos da aprendizagem: Realizar trabalhos de diversas expressões artísticas: desenho, pintura, colagem, modelagem, gravura, fotografia.

Conteúdo: Leitura de imagem: Relacionar imagens pictóricas e gráficas diversas de tempos, contextos e locais diferentes


Encaminhamento Metodológico

Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a importância da fotografia, qual o objetivo e qual a relevância para nossa vida tem a fotografia.
Observar o que as pessoas estão fazendo, se a fotografia é recente ou antiga, onde e quando esta fotografia foi feita, 
Entregar aos alunos as imagens:

Imagem: Negra com o filho, Salvador, em 1884 (Marc Ferrez_Acervo Instituto Moreira Salles)

Imagem: Primeira foto do trabalho no interior de uma mina de ouro, 1888, Minas Gerais. (Marc Ferrez_Acervo Instituto Moreira Salles)

Imagem: Roberto Rocco has uploaded 10930 photos to Flickr.

imagem: Ian Macmillan


O objetivo desta atividade é levar a criança a refletir o que havia por trás destas fotografias tão comuns. 

É interessante que o aluno perceba que estas relações mudaram ao longo do tempo. 

Para colar no caderno:

Antigamente era muito comum se fazer o registro fotográfico de famílias em poses semelhantes a esta da fotografia e expor em molduras pela casa. Por que isso acontecia? Esta prática ainda existe hoje?

Observe as imagens e responda

imagem:  Flickr                                   Image: Eric Audras/ONOKY/Getty Images

a) Qual é a expressão do rosto das pessoas?
Família do século XIX: ___________________________
Família do século XXI: ___________________________

b) Como as pessoas estão vestidas?
Família do século XIX: ___________________________
Família do século XXI: ___________________________

c) Em que lugar as famílias foram fotografadas?
Família do século XIX: ___________________________
Família do século XXI: ___________________________

d) Em sua opinião, como eram as relações entre as pessoas retratadas nas imagens?
Família do século XIX: ___________________________
Família do século XXI: ___________________________

e) O que você observou nas imagens para chegar as respostas da questão anterior?
Família do século XIX: ___________________________
Família do século XXI: ___________________________


Agora, que já sabemos a importância da fotografia em nossas vidas, que tal montarmos um varal de fotografias na escola?
Temas sugeridos:

* A evolução da nossa cidade

* Como se vestiam os estudantes e as poses que faziam antigamente e atualmente.

BOM TRABALHO!

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Sequência didática: Brinquedos e brincadeiras para Educação Infantil

Precisando de atividades para os momentos de interação social online da Educação Infantil?

Sequência didática:
Brinquedos e brincadeiras para Educação Infantil


NOME: _____________________DATA: __________

A ATIVIDADE DE HOJE É UMA BRINCADEIRA MUITO DIVERTIDA CHAMADA “AMARELINHA”. COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA, DESENHE UMA NO CHÃO OU APROVEITE OS DESENHOS DA CERÂMICA E BRINQUE BASTANTE.
REGISTRE COM UM DESENHO BEM BONITO OU COM FOTOS E COLOQUE NO ESPAÇO ABAIXO.
ESTA ATIVIDADE FARÁ PARTE DO PORTIFÓLIO. 


NOME: _______________________________ DATA: _______________

POR QUE O BRINCAR É IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL?
O MOMENTO DA BRINCADEIRA É UMA OPORTUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO PARA A CRIANÇA. ATRAVÉS DO BRINCAR ELA APRENDE, EXPERIMENTA O MUNDO, POSSIBILIDADES, RELAÇÕES SOCIAIS, ELABORA SUA AUTONOMIA DE AÇÃO E ORGANIZA SUAS EMOÇÕES. 
É INQUESTIONÁVEL A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. ELA ESTÁ INSERIDA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), SENDO UM DOS SEIS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: 1. CONVIVER, 2. BRINCAR, 3. PARTICIPAR, 4. EXPLORAR, 5. EXPRESSAR E 6. CONHECER-SE.
A IMAGINAÇÃO DA CRIANÇA PODE TE SURPREENDER, QUAIS AS ATIVIDADES OU BRINCADEIRAS DENTRO DE CASA FAVORITAS DO SEU FILHO? BARRACA? INSTRUMENTO MUSICAL? CASINHA? GARAGEM? COMPARTILHE COM A GENTE!
REGISTRE COM UM DESENHO BEM BONITO OU COM FOTOS E COLOQUE NO ESPAÇO ABAIXO.
ESTA ATIVIDADE FARÁ PARTE DO PORTIFÓLIO. 


 NOME: __________________________________ DATA: __________________

HOJE ASSISTIMOS UM VÍDEO COM A LEITURA DO LIVRO “GATO XADREZ”. 
AGORA, VAMOS REALIZAR A DOBRADURA DE UM GATO. SIGA OS PASSOS DA PROFESSORA NO MOMENTO DE INTERAÇÃO SOCIAL PELO APLICATIVO TEAMS NO HORÁRIO MARCADO.
ESTA ATIVIDADE FARÁ PARTE DO PORTIFÓLIO.

~+


 NOME: __________________________________         DATA: ___________________

APROVEITE PARA BRINCAR COM SUA FAMÍLIA E APRENDER COM ELES DURANTE ESTES DIAS QUE ESTÁ EM CASA!
A ATIVIDADE DE HOJE É MUITO LEGAL! UM JOGO ONLINE.
OBJETIVO: RELACIONAR QUANTIDADE X NUMERAL!
http://www.escolagames.com.br/jogos/euSeiContar/
COLOQUE FOTOS DESTE MOMENTO AQUI. ESTA ATIVIDADE FARÁ PARTE DO PORTIFÓLIO.
NÃO ESQUEÇA DE ENVIAR A ATIVIDADE PARA A PROFESSORA.


NOME: _________________________ DATA: _______

ESTAMOS EM CASA TODOS OS DIAS NÃO É MESMO? O QUE FAZEMOS DURANTE O DIA? O QUE FAZEMOS DURANTE A NOITE?
COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA, REGISTRE COM UM DESENHO BEM BONITO OU COM FOTOS O QUE VOCÊ FAZ DURANTE O DIA E COMO É O CÉU QUANDO ESTÁ CLARO, EM UMA DAS JANELAS.  
NA OUTRA JANELA, REGISTRE COM UM DESENHO BEM BONITO OU COM FOTOS O QUE VOCÊ FAZ DURANTE A NOITE E COMO É O CÉU QUANDO ESTÁ ESCURO.  DEPOIS ESCREVA NA LINHA AO LADO QUAL O MOMENTO QUE VOCÊ ACABOU DE ILUSTRAR: DIA OU NOITE, USAR LETRA CAIXA ALTA.
ESTA ATIVIDADE FARÁ PARTE DO PORTIFÓLIO. 


sábado, 4 de abril de 2020

5º Ano - Língua Portuguesa - Gênero Textual - RECEITA

PLANO DIÁRIO - 5º Ano Ensino Fundamental 
LÍNGUA PORTUGUESA
Gênero Textual - RECEITA

DIREITOS AUTORAIS: PROFESSORAJUCE.BLOGSPOT.COM

COMPONENTES CURRICULARES
Língua Portuguesa

CAMPOS DE ATUAÇÃO
Todos os campos de atuação

PRÁTICAS DE LINGUAGEM
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS
Estratégia de leitura;
Localização de informações explícitas.


OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Identificar e interpretar informações explícitas em diferentes gêneros discursivos, como requisito básico para a compreensão leitora.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Iniciar a aula com a rotina da turma: oração, calendário, leitura de painéis.

LIBERTE UM TEXTO!
Prepare uma gaiola simples para receber os textos que você irá selecionar. Pinte a gaiola com a cor desejada, usei tinta spray.

Decore a gaiola como desejar. 
Usei e.v.a. para as flores e os pássaros (não tenho molde)
e papel para a placa.

Fiz recorte em livros antigos específicos para este uso, retirando deles textos para compor nossa coleção de textos que deverão ser libertados um a cada dia.
Depois que recortei os textos, colei-os em papel colorido, amarrei com fitilho e coloquei dentro da gaiola.


Cada dia, escolhemos um colega da sala para libertar um texto! 

Na sala de aula, realizar a leitura do texto:

Gênero textual ‘Receita’
É um texto instrucional, ou seja, ensina como fazer ou utilizar algo, por exemplo:
- receita de um bolo
- passo a passo de uma brincadeira
- como se monta uma dobradura

A receita de um alimento é um gênero textual composto de duas partes bem definidas: Ingredientes e Modo de preparo, que, por sua vez, podem ou não vir indicados por títulos.
Na primeira parte, na qual se encontram relacionados os ingredientes, estipula-se as quantidades necessárias para realizar a receita.
Essas quantidades vem descritas em unidades de medidas, como: gramas, mililitros, litros, xícaras, colheres, pitada, entre outras.
Já na segunda parte, em que se descreve como proceder na receita, ou, em outras palavras, o modo de fazer, os verbos quase sempre se apresentam no modo imperativo, ou seja, expressando ordem, conselhos. Essa parte do passo a passo, indica a sequência dos procedimentos e da junção dos ingredientes a ser seguida para se obter o melhor resultado da receita.

No primeiro momento, iniciar uma conversa com os alunos, na busca de trocar informações com os mesmos sobre o assunto a ser abordado e verificar o nível de conhecimento da turma.

Nesta fase, é interessante instigar os alunos a socializar suas ideias. Para isso, propõe-se que sejam levantadas as seguintes questões que deverão ser respondidas no caderno:

1) O que vocês acham que é uma receita?
2) Para que serve uma receita?
3) Porque alguém escreve uma receita?
4) O que faz com que um texto seja considerado uma receita?
5) Que características esse tipo de texto possui que o torna diferente de outros tipos
de textos?
6) Quais são as partes que compõem uma receita?
7) Qual sua receita preferida?
8) Realize a escrita de um ditado com o tema: Do que precisamos para preparar receitas?


(O professor deverá escolher as palavras que serão escritas pelos alunos)

Realizar a leitura da receita:

Massa de pizza
Ingredientes
2  ½ de xícara de farinha de trigo
1 colher e sopa de fermento de pão
¾ de xícara de leite morno
¼ de xícara de leite morno
¼ de xícara de óleo ou azeite
1 pitada de sal

Modo de preparo
Dissolva o fermento no leite morno, acrescente aos poucos a farinha de trigo, o sal e o óleo. Misture os ingredientes e amasse.  Deixe descansar até crescer.
Coloque em uma forma para pizza, abra a massa e asse por 15 minutos antes de colocar o molho de tomate e o recheio de sua preferência.

Rende 8 pedaços

a) Qual a leitura de cada uma das frações que aparecem na receita?
b) Na culinária podemos utilizar vários instrumentos para medir. Qual instrumento de medida está associado às frações nessa receita?
c) O que significam as frações representadas na receita em relação à unidade de medida utilizada?
d) Reescreva a receita com as quantidades de ingredientes adequadas para distribuirmos um pedaço de pizza para cada um, sendo que ao total temos 16 pessoas.


TAREFA
Realizar pesquisa e trazer para a próxima aula a sua receita preferida.

AVALIAÇÃO: Ocorrerá durante a participação e execução das atividades. Durante a atividade do ditado, observar e registrar no livro de registros como foi a atividade.

RECURSOS: Folhas impressas

REFERÊNCIAS:
https://www.orientarcentroeducacional.com.br/noticias/trabalhando-o-genero-textual-receita-de-bolo-de-chocolate-na-aula-de-redacao-da-turma-do-3o-ano-b-vespertino.html

Link Within