Adsense

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

PLANO DE AULA - LÍNGUA PORTUGUESA ORIGAMI


PLANO DE AULA - LÍNGUA PORTUGUESA

 ORIGAMI

COMPONENTE CURRICULAR

Língua Portuguesa

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

Todos os campos de atuação

 

PRÁTICAS DE LINGUAGEM

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

 

OBJETOS DO CONHECIMENTO

Estratégia de leitura;

Localização de informações explícitas.

 

CONTEÚDO

Identificação de tempos verbais.

 

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Identificar e interpretar informações explícitas em diferentes gêneros discursivos, como requisito básico para a compreensão leitora.

 

 

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

 

 Realizar Leitura do texto:

 

O QUE É ORIGAMI?

O origami é uma arte existente há vários séculos. Originária da cultura japonesa, teve como precursor os noshis, oferendas enroladas em papéis coloridos primorosamente dobrados que eram feitas nos templos budistas. Com o tempo, foram nascendo figuras complexas, como pássaro e rã, e essas figuras eram por meio das mães que ensinavam a arte aos seus filhos, transmitidas de geração em geração.

Mas foi somente no século XIX que o nome origami nasceu, a partir dos termos oru (dobrar) e Kami (papel).

Atualmente, o origami é conhecido e praticado no mundo inteiro, e de uma arte manual está se transformando em uma diversão e em um exercício de inteligência.

ROBLES, Maurício. Meu primeiro livro de origami. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010. P. 6.

 

 

Realizar Interpretação Textual

RESPONDA:

1 – Segundo o texto, há quanto tempo existe o origami?

 

2 – Onde surgiu o Origami?

 

3 – Em quantos parágrafos está organizado o texto sobre a técnica do origami?

 

4 – Releia o texto e responda: qual é o assunto do

a) Primeiro parágrafo? _________________________________________________________________________

b) Segundo Parágrafo? ________________________________________________________________________

c) Terceiro parágrafo? _________________________________________________________________________

 

Realizar Dobradura e ilustração

Realize uma pesquisa e escolha um modelo de origami (dobradura) faça e cole no espaço abaixo, para compor a imagem faça desenhos:

 

AVALIAÇÃO: A proposta de avaliação será de uma avaliação continuada ao longo de todas as atividades, nas quais serão observados: os conhecimentos construídos em relação ao sistema alfabético de escrita; a participação dos estudantes nas situações didáticas; os conhecimentos construídos em relação ao gênero trabalhado, suas características, meio de circulação, etc.

 

 RECURSOS: Folhas impressas, material de uso direto.

  

REFERÊNCIAS: Base Curricular

  

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA - DIÁRIO

 

PLANO DE AULA

LÍNGUA PORTUGUESA - DIÁRIO

 

COMPONENTE CURRICULAR

Língua Portuguesa

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

Campo Artístico-Literário

PRÁTICAS DE LINGUAGEM

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

 

OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS

Formação do leitor literário.

 

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Ler e compreender textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores, para desenvolver o gosto literário

 

 ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

 Leitura – Gênero textual – Diário


Realizar leitura de um trecho do Livro: Diário e um banana:



Realize a leitura do livro: Diário de uma minhoca

        

Para baixar o livro clique aqui 


Título original: DIARY OF A WORM

Tradução: Eduardo Brandão

Autor: Doreen Cronin

Autor/Ilustrador: Harry Bliss

 

Interpretação textual

 

A rotina deste adorável minhoquinho se parece com a de qualquer criança: ele vai à escola, adora brincar com o melhor amigo e... morre de medo de um anzol. Lendo este diário, você vai ficar sabendo de todas as vantagens e desvantagens de morar debaixo da terra.

 

Leia o livro: Diário de uma minhoca e responda:

 

a) Segundo o livro, existe um alimento preferido das minhocas?

___________________________________________________

___________________________________________________

b) No diário desta minhoca, quais as desvantagens em ser uma minhoca?

___________________________________________________

___________________________________________________

c) No dia 29 de agosto ele cita algumas vantagens em ser minhoca, quais são?

___________________________________________________

___________________________________________________

d) O que a minhoca quer ser quando crescer?

___________________________________________________

___________________________________________________

e) Crie uma ilustração bem colorida para o livro

 



 

 

AVALIAÇÃO: A proposta de avaliação será de uma avaliação continuada ao longo de todas as atividades, nas quais serão observados: os conhecimentos construídos em relação ao sistema alfabético de escrita; a participação dos estudantes nas situações didáticas; os conhecimentos construídos em relação ao gênero trabalhado, suas características, meio de circulação, etc.

 

 RECURSOS: Folhas impressas, material de uso direto.

 

REFERÊNCIAS: Base Curricular

PLANO DE AULA – HISTÓRIA - REGISTROS DE MEMÓRIA

 


PLANO DE AULA – HISTÓRIA

 REGISTROS DE MEMÓRIA

 

COMPONENTE CURRICULAR

História

 

UNIDADE TEMÁTICA

Registros da história: linguagens e culturas.

 

OBJETOS DO CONHECIMENTO:

As tradições orais e a valorização da memória.

DIREITOS E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.

 

CONTEÚDO:

Comunicação e registros de memória

 

 ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS:

 A civilização Asteca se desenvolveu entre os séculos XIV (14) e XVI (16) no México. Já a Maia, pode-se considerar que apareceu por volta de 2500 a.C., e sua melhor época iniciou-se em 900 d. C. e, finaliza no século XVI, antes da chegada dos espanhóis ao México.

PICTOGRAFIA é o sistema primitivo de escrita em que se exprimiam as ideias por meio de cenas figuradas ou simbólicas, ou seja, por meio de desenhos.


Responda:

a)    Você conhece a palavra pictografia? Sabe o que significa? Realize uma pesquisa e responda:

b)    Existe alguma semelhança entre os registros ASTECAS, MAIAS E EMOJIS? Qual?

c)    As escritas primitivas Maia e Asteca permitem saber sobre a forma de vida desses povos? Como?

d)    Converse com sua família sobre as imagens acima. Qual a importância da escrita, dos registros para a preservação da cultura?

e)    Como sabemos de informações, características, formas de organização social de povos que viveram há centenas e milhares de anos atrás?


AVALIAÇÃO:

Será realizada durante a correção da atividade enviada, identificando as dificuldades apresentadas pelo aluno juntamente com a sua família para a realização da mesma.

 

RECURSOS:

Folhas impressas, material de uso diário

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Base curricular