Adsense
terça-feira, 10 de novembro de 2020
Sequência Didática - Consciência Negra Para Educação Infantil
quinta-feira, 5 de novembro de 2020
PLANO DE AULA - LÍNGUA PORTUGUESA ORIGAMI
PLANO DE AULA - LÍNGUA PORTUGUESA
ORIGAMI
COMPONENTE CURRICULAR
Língua Portuguesa
CAMPOS
DE ATUAÇÃO
Todos os campos de
atuação
PRÁTICAS
DE LINGUAGEM
Leitura/escuta (compartilhada
e autônoma)
OBJETOS
DO CONHECIMENTO
Estratégia de leitura;
Localização de
informações explícitas.
CONTEÚDO
Identificação de tempos verbais.
OBJETIVOS
DA APRENDIZAGEM
Identificar e
interpretar informações explícitas em diferentes gêneros discursivos, como
requisito básico para a compreensão leitora.
ENCAMINHAMENTO
METODOLÓGICO
Realizar Leitura do texto:
O QUE É ORIGAMI?
O
origami é uma arte existente há vários séculos. Originária da cultura japonesa,
teve como precursor os noshis,
oferendas enroladas em papéis coloridos primorosamente dobrados que eram feitas
nos templos budistas. Com o tempo, foram nascendo figuras complexas, como
pássaro e rã, e essas figuras eram por meio das mães que ensinavam a arte aos
seus filhos, transmitidas de geração em geração.
Mas
foi somente no século XIX que o nome origami nasceu, a partir dos termos oru (dobrar) e Kami (papel).
Atualmente,
o origami é conhecido e praticado no mundo inteiro, e de uma arte manual está
se transformando em uma diversão e em um exercício de inteligência.
ROBLES,
Maurício. Meu primeiro livro de origami. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010. P.
6.
Realizar Interpretação
Textual
RESPONDA:
1 – Segundo o texto, há quanto tempo
existe o origami?
2 – Onde surgiu o Origami?
3 – Em quantos parágrafos está
organizado o texto sobre a técnica do origami?
4 – Releia o texto e responda: qual é
o assunto do
a) Primeiro parágrafo?
_________________________________________________________________________
b) Segundo Parágrafo?
________________________________________________________________________
c) Terceiro parágrafo?
_________________________________________________________________________
Realizar Dobradura e
ilustração
Realize uma pesquisa e escolha um
modelo de origami (dobradura) faça e cole no espaço abaixo, para compor a
imagem faça desenhos:
AVALIAÇÃO: A proposta de avaliação será de uma avaliação continuada ao longo de todas as atividades, nas quais serão observados: os conhecimentos construídos em relação ao sistema alfabético de escrita; a participação dos estudantes nas situações didáticas; os conhecimentos construídos em relação ao gênero trabalhado, suas características, meio de circulação, etc.
RECURSOS: Folhas impressas, material de uso direto.
REFERÊNCIAS:
Base Curricular
quarta-feira, 21 de outubro de 2020
PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA - DIÁRIO
PLANO DE AULA
LÍNGUA PORTUGUESA - DIÁRIO
COMPONENTE
CURRICULAR
Língua Portuguesa
CAMPOS
DE ATUAÇÃO
Campo Artístico-Literário
PRÁTICAS
DE LINGUAGEM
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
OBJETOS
DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS
Formação do leitor literário.
OBJETIVOS
DA APRENDIZAGEM
Ler e compreender textos literários de diferentes gêneros e extensões,
inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros,
temas, autores, para desenvolver o gosto literário
Realize a leitura do livro: Diário de
uma minhoca
Título original: DIARY OF
A WORM
Tradução: Eduardo Brandão
Autor: Doreen Cronin
Autor/Ilustrador: Harry
Bliss
Interpretação
textual
A rotina deste adorável minhoquinho se
parece com a de qualquer criança: ele vai à escola, adora brincar com o melhor
amigo e... morre de medo de um anzol. Lendo este diário, você vai ficar sabendo
de todas as vantagens e desvantagens de morar debaixo da terra.
Leia
o livro: Diário de uma minhoca e responda:
a)
Segundo o livro, existe um alimento preferido das minhocas?
___________________________________________________
___________________________________________________
b)
No diário desta minhoca, quais as desvantagens em ser uma minhoca?
___________________________________________________
___________________________________________________
c)
No dia 29 de agosto ele cita algumas vantagens em ser minhoca, quais são?
___________________________________________________
___________________________________________________
d)
O que a minhoca quer ser quando crescer?
___________________________________________________
___________________________________________________
e)
Crie uma ilustração bem colorida para o livro
AVALIAÇÃO:
A proposta de
avaliação será de uma avaliação continuada ao longo de todas as atividades, nas
quais serão observados: os conhecimentos construídos em relação ao sistema
alfabético de escrita; a participação dos estudantes nas situações didáticas;
os conhecimentos construídos em relação ao gênero trabalhado, suas
características, meio de circulação, etc.
REFERÊNCIAS:
Base Curricular