Adsense

segunda-feira, 21 de junho de 2021

PLANO DE AULA – 1º ANO - CIÊNCIAS - TERRA E UNIVERSO

 PLANO DE AULA – 1º ANO - CIÊNCIAS - TERRA E UNIVERSO

COMPONENTE CURRICULAR

Ciências


UNIDADE TEMÁTICA

Terra e universo


OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS

Escalas do tempo: dias, semanas, meses e anos, períodos diários. Atividades diurnas e noturnas de seres humanos. Diferenças entre o dia e a noite.


OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – FOCO

Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.

Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos. Observar e identificar os elementos presentes no céu durante o dia e durante a noite.


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

Realizar a leitura da Poesia A semana inteira de Sérgio Caparelli  


Realizar leitura da atividade, enumerar os dias da semana e escrever cada um.


Que tarefas podemos realizar em cada período do dia?
Escrever uma lista com algumas destas atividades.
AVALIAÇÃO:  A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.

RECURSOS: Folhas impressas, lápis grafite, lápis colorido. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Referencial Curricular do Paraná em Foco



DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE
e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

O compartilhamento deste material ou parte dele por sites, Blogues,
Paginas/perfis “sociais” sem a autorização previa de autor, incorre em
violação de direito autoral conforme Código Penal Art 184, e haverá a
denúncia em órgão de proteção global como DMCA o que poderá acarretar
no bloqueio de sua conta de Google Adsense e perfis sociais.

quinta-feira, 17 de junho de 2021

PLANO DE AULA – 4º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA

 PLANO DE AULA – 4º ANO -  LÍNGUA PORTUGUESA 


PRÁTICA DE LINGUAGEM

Escrita


OBJETOS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDOS

Estratégia de leitura Linguagem verbal e não- verbal

Uso dos recursos gráfico visuais

Decodificação fluência de leitura

Estratégia de leitura;

Localização de informações explícitas.

Planejamento da produção de textos


OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – FOCO

(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

Identificar e interpretar informações explícitas em diferentes gêneros discursivos, como requisito básico para a compreensão leitora.


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO


Realizar leitura do texto



Realizar Interpretação textual:


AVALIAÇÃO:  A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.

RECURSOS: Folhas impressas, material de uso diário.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - Referencial Curricular do Paraná em Foco


ATENÇÃO

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

O compartilhamento deste material ou parte dele por sites, Blogues,

Paginas/perfis “sociais” sem a autorização previa de autor, incorre em

violação de direito autoral conforme Código Penal Art 184, e haverá a

denúncia em órgão de proteção global como DMCA o que poderá acarretar

no bloqueio de sua conta de Google Adsense e perfis sociais.


sexta-feira, 30 de abril de 2021

PLANO DE AULA – 4º ANO – MATEMÁTICA - USO DA CALCULADORA

 PLANO DE AULA – 4º ANO – MATEMÁTICA - USO DA CALCULADORA

"O grande talento das pessoas é pensar". (Thomas O' Brien)


COMPONENTE CURRICULAR

Matemática


UNIDADE TEMÁTICA

Números e álgebra


OBJETOS DO CONHECIMENTO / CONTEÚDOS

Números naturais (adição, subtração, multiplicação e divisão)

Estratégias para verificação de cálculos: operações inversas

Números naturais (adição, subtração, multiplicação e divisão) 

Estratégias para verificação de cálculos: operações inversas


OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – FOCO

EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e

divisão, para ampliar as estratégias e a verificação de cálculos que realiza.

(EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO


AVALIAÇÃO: A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.

RECURSOS: Folhas impressas, lápis grafite, lápis colorido.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Referencial Curricular do Paraná em Foco