Adsense

segunda-feira, 5 de julho de 2021

PLANO DE AULA - HISTÓRIA E MATEMÁTICA - 4º ANO - DINHEIRO

 PLANO DE AULA - HISTÓRIA E MATEMÁTICA - 4º ANO


COMPONENTE CURRICULAR: 

Matemática

História 


UNIDADE TEMÁTICA

Grandezas e medidas

Circulação de pessoas, produtos e culturas


OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS:

Medidas de valor: trocas entre cédulas e moedas no contexto de problemas. Problemas envolvendo medidas de valor: Sistema monetário brasileiro.

A invenção do comércio e a circulação de produtos 


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento (cédulas e moedas, cartão de crédito e cheque), utilizando termos como troco, desconto, acréscimo, pagamento a prazo e à vista, lucro e prejuízo, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

Realizar leitura e Interpretação textual





Confeccionar painel com imagens de cédulas utilizadas hoje no Brasil:
                                            
(Imagem encontrada na Internet sem referência do autor)


Resolver situações problemas -  Sistema monetário



Escrever valor por extenso- moeda - Salário Mínimo no Brasil


Atividades de Matemática - Cédulas





AVALIAÇÃO: A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.

RECURSOS: Folhas impressas, material de uso diário.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Referencial Curricular do Paraná em Foco


ATENÇÃO

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE
e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,
blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de
WhatsApp sem autorização prévia da autora.
Caso queira indicar este arquivo para outro educador
compartilhe apenas link do blog.


PLANO DE AULA – 1º ANO - HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA - FAMÍLIA

PLANO DE AULA – 1º ANO - HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA - FAMÍLIA


COMPONENTE CURRICULAR

História

Língua Portuguesa


UNIDADE TEMÁTICA

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo


PRÁTICA DE LINGUAGEM 

Escrita


OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS

A vida em família e os diferentes vínculos e configurações

Estratégia de leitura Linguagem verbal e não- verbal

Uso dos recursos gráfico visuais

Decodificação fluência de leitura


OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – FOCO

Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar, respeitando as diferenças. 

(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

Realizar leitura do livro: Um amor de família - Ziraldo

                                               

Clique aqui e baixe o livro em PDF


Realizar leitura, fazer desenho da família.


  

Imagens para banco de palavras ou ditado:



Painel Família:

Achei aqui



AVALIAÇÃO:  A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades. 

RECURSOS: Folhas impressas, cadernos, lápis grafite, lápis colorido.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Referencial Curricular do Paraná em Foco


ATENÇÃO!
Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE
e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.
Não é autorizado a postagem em sites,
blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de
WhatsApp sem autorização prévia da autora.
Caso queira indicar este arquivo para outro educador
compartilhe apenas link do blog.

segunda-feira, 21 de junho de 2021

PLANO DE AULA – 1º ANO - CIÊNCIAS - TERRA E UNIVERSO

 PLANO DE AULA – 1º ANO - CIÊNCIAS - TERRA E UNIVERSO

COMPONENTE CURRICULAR

Ciências


UNIDADE TEMÁTICA

Terra e universo


OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS

Escalas do tempo: dias, semanas, meses e anos, períodos diários. Atividades diurnas e noturnas de seres humanos. Diferenças entre o dia e a noite.


OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – FOCO

Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.

Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos. Observar e identificar os elementos presentes no céu durante o dia e durante a noite.


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

Realizar a leitura da Poesia A semana inteira de Sérgio Caparelli  


Realizar leitura da atividade, enumerar os dias da semana e escrever cada um.


Que tarefas podemos realizar em cada período do dia?
Escrever uma lista com algumas destas atividades.
AVALIAÇÃO:  A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.

RECURSOS: Folhas impressas, lápis grafite, lápis colorido. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Referencial Curricular do Paraná em Foco



DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE
e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

O compartilhamento deste material ou parte dele por sites, Blogues,
Paginas/perfis “sociais” sem a autorização previa de autor, incorre em
violação de direito autoral conforme Código Penal Art 184, e haverá a
denúncia em órgão de proteção global como DMCA o que poderá acarretar
no bloqueio de sua conta de Google Adsense e perfis sociais.