PLANO DE AULA - HISTÓRIA E MATEMÁTICA - 4º ANO
COMPONENTE CURRICULAR:
Matemática
História
UNIDADE TEMÁTICA
Grandezas e medidas
Circulação de pessoas, produtos e culturas
OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS:
Medidas de valor: trocas entre cédulas e moedas no contexto de problemas. Problemas envolvendo medidas de valor: Sistema monetário brasileiro.
A invenção do comércio e a circulação de produtos
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento (cédulas e moedas, cartão de crédito e cheque), utilizando termos como troco, desconto, acréscimo, pagamento a prazo e à vista, lucro e prejuízo, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.
Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Realizar leitura e Interpretação textual
Confeccionar painel com imagens de cédulas utilizadas hoje no Brasil:
(Imagem encontrada na Internet sem referência do autor)
Resolver situações problemas - Sistema monetário
Escrever valor por extenso- moeda - Salário Mínimo no Brasil
Atividades de Matemática - Cédulas
AVALIAÇÃO: A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.
RECURSOS: Folhas impressas, material de uso diário.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Referencial Curricular do Paraná em Foco
ATENÇÃO
Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE
e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.
Não é autorizado a postagem em sites,
blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de
WhatsApp sem autorização prévia da autora.
Caso queira indicar este arquivo para outro educador
compartilhe apenas link do blog.