Adsense

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

PLANO DE AULA – 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS - CADEIA ALIMENTAR

 PLANO DE AULA – 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIAS - CADEIA ALIMENTAR


COMPONENTE CURRICULAR

Ciências


UNIDADE TEMÁTICA 

Vida e evolução 


OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS 

Cadeias alimentares - Relações alimentares: produtores, consumidores e decompositores


OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – FOCO

Compreender o papel dos produtores, consumidores e decompositores na cadeia alimentar.



ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO


Realizar leitura do texto e responder questões relacionadas ao tema: 

Cadeia Alimentar

Fotossíntese

Produtores, Consumidores e Decompositores

 

Responder questões relacionadas ao tema:


Escolher um animal e realizar pesquisa sobre ele:


Atividade Interativa:
Recorte em volta do quadro abaixo seguindo a margem, recorte nas linhas pontilhadas. 
Cole no caderno apenas onde está escrito cadeia alimentar na vertical.
Escreva no seu caderno, atrás de produtores, quem são os produtores e pelo que são responsáveis. 
Atrás de consumidores, escreva: quem são os consumidores, cite exemplos.
Atrás de decompositores, escreva quem são e o que fazem.


Realizar composição visual utilizando recortes para ilustrar a cadeia alimentar


Exemplos de como podemos ilustrar a cadeia alimentar com papel colorido, recorte e colagem.

Cada animal precisa estar com a boca bem aberta para mostrar o outro animal ou vegetal dentro dela.


Achei aqui


Achei aqui petrucelliart

           

AVALIAÇÃO:  A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.

RECURSOS: Folhas impressas, caderno e material de uso diário.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Referencial Curricular do Paraná em Foco


DE USO PESSOAL

 

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

 

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog.

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

PLANO DE AULA – 1º ANO - CIÊNCIAS - CARACTERÍSTICAS DOS MATERIAIS

 PLANO DE AULA – 1º ANO - CIÊNCIAS - CARACTERÍSTICAS DOS MATERIAIS


COMPONENTE CURRICULAR

Ciências


UNIDADE TEMÁTICA

Matéria e energia 


OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS

Características dos materiais


OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – FOCO

Reconhecer os materiais (madeira, ferro, vidro, papel, plástico, entre outros) que compõem os objetos de uso cotidiano.


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

Do que são feitos os materiais utilizados para compor o ambiente da sua casa?

Observe o quadro de palavras e coloque cada uma no seu lugar conforme o material.


Pense no seu dia a dia, desde o momento que acorda até o momento que vai dormir, fazer uma lista com objetos que usa e de que material é feito.

Alguns materiais são reaproveitados para fazer novos produtos, esse processo chamamos de reciclagem. 
Após realizar a leitura e colorir, ligue cada material a lixeira correta.

AVALIAÇÃO:  A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.

RECURSOS: Folhas impressas, caderno, material de uso diário.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Referencial Curricular do Paraná em Foco


DE USO PESSOAL

 

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

 

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog.

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

PLANO DE AULA – 1º ANO - CHAPEUZINHO VERMELHO

PLANO DE AULA – 1º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA - CHAPEUZINHO VERMELHO


COMPONENTE CURRICULAR

Língua Portuguesa

Matemática


PRÁTICA DE LINGUAGEM 

ANÁLISE LINGUÍSTICA / SEMIÓTICA 

NÚMEROS E ÁLGEBRA


OBJETOS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDOS

Protocolos de leitura - Disposição gráfica (aspectos estruturantes)

Decodificação - Fluência de leitura

Reconstrução das condições de produção e recepção de textos

Contexto de produção e de circulação

Sistema de numeração Números naturais

Agrupamentos: dezenas

Adição e subtração - Construção de fatos básicos da adição e da subtração

Antecessor e sucessor


OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – FOCO

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página. 

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campo da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por meio de registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros. Agrupamentos: dezenas

(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas no contexto de jogos e brincadeiras, com apoio de recursos (manipuláveis e digitais) e registros pictóricos. Compreender o valor posicional dos algarismos em um número, estabelecendo as relações entre as ordens da unidade e da dezena


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

LÍNGUA PORTUGUESA

Realizar leitura do alfabeto. Realizar leitura do silabário simples e com as dificuldades ortográficas.

Assistir o filme: Chapeuzinho Vermelho, depois realizar a leitura do livro. Realizar com a turma uma conversa sobre as diferenças entre o livro e o filme. Escrever palavras com o tema.

Conversa com a turma sobre o que sabemos sobre o lobo. Onde está, o que fez, foi certo o errado? Vamos fazer um cartaz de procura (anúncio)


Você já conversou pelo WhatsApp? O que sabemos sobre este aplicativo? Vamos fazer uma conversa entre a vovó e a netinha.   

Sugestão para o texto da conversa:

-Oi netinha!
-Oi vovó!
-Como vai?
-Tudo bem!
-Venha me visitar.


MATEMÁTICA

Realizar leitura do quadro numérico da sala de aula. Realizar contagem com a turma usando o material dourado, explicando a diferença entre unidades e dezenas.

Realizar registro, contando quantidades de biscoitos dentro do pote, depois escrever qual número vem antes e qual número vem depois.

Realizar leitura do quadro numérico da sala de aula. Realizar contagem com a turma usando o material dourado, explicando a diferença entre unidades e dezenas. Realizar registro adições e subtrações, com apoio de material concreto.


Realizar leitura do quadro numérico da sala de aula. Realizar contagem com a turma usando o material dourado, explicando a diferença entre unidades e dezenas. Realizar registro sucessor e antecessor, que número vem antes e que número vem depois.


Realizar leitura do quadro numérico da sala de aula. Realizar contagem com a turma usando o material dourado, explicando a diferença entre unidades e dezenas. Realizar registro 1 dezena, circulando desenhos e depois escrever o nome dos numerais


EXTRAS:

Sugestão de atividade de artes para a história da Chapeuzinho Vermelho usando dobradura:

Chapeuzinho Vermelho feito com dobradura

 

Lobo mau feito com dobradura


AVALIAÇÃO:  A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.

RECURSOS: Folhas impressas, cadernos e material de uso diário. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - Referencial Curricular 


DE USO PESSOAL

 

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

 Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog.