Adsense

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

PLANO DE AULA – 1º ANO – HISTÓRIA - ESCOLA

 PLANO DE AULA – 1º ANO –  HISTÓRIA  - ESCOLA



COMPONENTE CURRICULAR

História 


UNIDADE TEMÁTICA

Mundo pessoal: Meu lugar no mundo


OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS

A escola e a diversidade do grupo social envolvido


OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – FOCO

(EF01HI04) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade) reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem, diferenciando o público do privado.


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

Realizar leitura do texto: Minha escola, depois, realizar desenho, composição visual.

Qual é o nome da nossa escola?

Quem trabalha em nossa escola?

Qual a função? 

Como são os nomes de algumas das pessoas?



O que faz parte da nossa escola? Amigos, professores, material escolar, objetos da sala de aula.
Escreva os nomes que se pede



AVALIAÇÃO:  A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades. 

RECURSOS: Folhas impressas, caderno e material de uso diário.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Referencial Curricular do Paraná em Foco


DE USO PESSOAL

 

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

 

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

PLANO DE AULA – 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS - CADEIA ALIMENTAR

 PLANO DE AULA – 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIAS - CADEIA ALIMENTAR


COMPONENTE CURRICULAR

Ciências


UNIDADE TEMÁTICA 

Vida e evolução 


OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS 

Cadeias alimentares - Relações alimentares: produtores, consumidores e decompositores


OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – FOCO

Compreender o papel dos produtores, consumidores e decompositores na cadeia alimentar.



ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO


Realizar leitura do texto e responder questões relacionadas ao tema: 

Cadeia Alimentar

Fotossíntese

Produtores, Consumidores e Decompositores

 

Responder questões relacionadas ao tema:


Escolher um animal e realizar pesquisa sobre ele:


Atividade Interativa:
Recorte em volta do quadro abaixo seguindo a margem, recorte nas linhas pontilhadas. 
Cole no caderno apenas onde está escrito cadeia alimentar na vertical.
Escreva no seu caderno, atrás de produtores, quem são os produtores e pelo que são responsáveis. 
Atrás de consumidores, escreva: quem são os consumidores, cite exemplos.
Atrás de decompositores, escreva quem são e o que fazem.


Realizar composição visual utilizando recortes para ilustrar a cadeia alimentar


Exemplos de como podemos ilustrar a cadeia alimentar com papel colorido, recorte e colagem.

Cada animal precisa estar com a boca bem aberta para mostrar o outro animal ou vegetal dentro dela.


Achei aqui


Achei aqui petrucelliart

           

AVALIAÇÃO:  A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.

RECURSOS: Folhas impressas, caderno e material de uso diário.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Referencial Curricular do Paraná em Foco


DE USO PESSOAL

 

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

 

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog.

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

PLANO DE AULA – 1º ANO - CIÊNCIAS - CARACTERÍSTICAS DOS MATERIAIS

 PLANO DE AULA – 1º ANO - CIÊNCIAS - CARACTERÍSTICAS DOS MATERIAIS


COMPONENTE CURRICULAR

Ciências


UNIDADE TEMÁTICA

Matéria e energia 


OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS

Características dos materiais


OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – FOCO

Reconhecer os materiais (madeira, ferro, vidro, papel, plástico, entre outros) que compõem os objetos de uso cotidiano.


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

Do que são feitos os materiais utilizados para compor o ambiente da sua casa?

Observe o quadro de palavras e coloque cada uma no seu lugar conforme o material.


Pense no seu dia a dia, desde o momento que acorda até o momento que vai dormir, fazer uma lista com objetos que usa e de que material é feito.

Alguns materiais são reaproveitados para fazer novos produtos, esse processo chamamos de reciclagem. 
Após realizar a leitura e colorir, ligue cada material a lixeira correta.

AVALIAÇÃO:  A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.

RECURSOS: Folhas impressas, caderno, material de uso diário.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Referencial Curricular do Paraná em Foco


DE USO PESSOAL

 

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

 

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog.