PLANO DE AULA – 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL
CIÊNCIAS - CADEIA ALIMENTAR
COMPONENTE CURRICULAR
Ciências
UNIDADE TEMÁTICA
Vida e evolução
OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS
Cadeias alimentares - Relações alimentares: produtores, consumidores e decompositores
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – FOCO
Compreender o papel dos produtores, consumidores e decompositores na cadeia alimentar.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Realizar leitura do texto e responder questões relacionadas ao tema:
Cadeia Alimentar
Fotossíntese
Produtores, Consumidores e Decompositores
Responder questões relacionadas ao tema:
Escolher um animal e realizar pesquisa sobre ele:
Atividade Interativa:
Recorte em volta do quadro abaixo seguindo a margem, recorte nas linhas pontilhadas.
Cole no caderno apenas onde está escrito cadeia alimentar na vertical.
Escreva no seu caderno, atrás de produtores, quem são os produtores e pelo que são responsáveis.
Atrás de consumidores, escreva: quem são os consumidores, cite exemplos.
Atrás de decompositores, escreva quem são e o que fazem.
Realizar composição visual utilizando recortes para ilustrar a cadeia alimentar
Exemplos de como podemos ilustrar a cadeia alimentar com papel colorido, recorte e colagem.
Cada animal precisa estar com a boca bem aberta para mostrar o outro animal ou vegetal dentro dela.
AVALIAÇÃO: A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.
RECURSOS: Folhas impressas, caderno e material de uso diário.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Referencial Curricular do Paraná em Foco
DE USO PESSOAL
Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE
e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.
Não é autorizado a postagem em sites,
blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de
WhatsApp sem autorização prévia da autora.
Caso queira indicar este arquivo para outro educador
compartilhe apenas link do blog.