Adsense

sexta-feira, 1 de março de 2013

Plano de aula - Identidade - Estrutura Corporal

ESTRUTURA CORPORAL
MATERNAL I E II
Tema: Estrutura corporal
Alunos atendidos: Maternal I e II
Professora: Gicely e Vivian

Objetivos do Projeto:
proporcionar o conhecimento das partes do corpo, nomeando-as, higienizando-as e reconhecendo sua importância;
exercitar a observação das características das pessoas, evoluindo no seu traçado em busca de uma representação mais fiel;
identificar a função de determinadas partes do corpo;
valorização e apreciação das produções em grupo;
amenizar a postura egocêntrica desta faixa etária.

Conteúdos Conceituais:
construção da estrutura corporal;
cuidados e higiene com as diversas partes do corpo;
respeito e cuidados com o amigo.


Conteúdos Atitudinais:
compartilhar descobertas;
respeitar a opinião dos colegas de classe;
respeitar e cumprir os combinados;
valorizar produções individuais e em grupo.


Conteúdos Procedimentais:
1. Roda de conversa sobre a estrutura da figura humana: escolher um aluno para que as crianças o observem e relatem quais as partes do corpo eles conseguem observar: olhos, nariz, boca, etc.
2. Dramatização das partes do corpo, começando pelo rosto, através da brincadeira:

“Janela
Janelinha
Porta
Campainha:
DIN-DON!”

Brincar com as crianças recitando o versinho, identificando os olhos, boca e nariz;
Nossas alturas:

Com a ajuda de um espelho, as crianças identificarão no próprio rosto as partes que o compõem ao som de cada verso da brincadeira;
Pedir às crianças que, com cuidado, indiquem nos colegas as partes recitadas.
3. Desenho coletivo de um rosto: cada criança desenhará uma parte do rosto, identificando com os colegas o lugar correto de onde se encontra parte a ser desenhada.

4. Desenho do rosto de um colega da sala.

  5. Roda de apreciação: cada criança apresentará seu desenho ao grupo, dizendo quem desenhou. A professora deverá questionar o desenho, perguntando detalhes como, por exemplo, onde estão os olhos, a boca, etc.

6. Roda de conversa sobre “Os cinco sentidos” (visão, audição, olfato, paladar e tato): a importância dos sentidos, como nos auxiliam diariamente, cuidados necessários e higiene.

7. Visão: utilizando papel celofane de diferentes cores, as crianças poderão apreciar o ambiente colorido.

8. Audição: recreação dirigida - brincar com as crianças de “Gato mia!”.Venda-se os olhos de um aluno que será o caçador. Cantar a música:
“Senhor caçador,
não vá se enganar,
preste muita atenção
quando o gato miar:
- Gato, mia!”

Ao som do ultimo verso, a professora indicará um aluno, que será o gato e deverá dizer “miau!”. O “aluno caçador” tentará descobrir quem de seus coleginhas é o gato.

9. Olfato: estimular o olfato com diferentes cheiros de frutas. Vendaremos os olhos dos alunos para que sintam o cheiro e tentem adivinhar qual alimento estão cheirando.

10. Paladar: as crianças degustarão diferentes tipos de alimentos, doces e salgados, com os olhos vendados. A professora questionará os alunos sobre alimentos que experimentarem: se é gostoso, se já haviam provado, em que local, e deverá adivinhar o nome do alimento.

11. Culinária: escolher uma receita prática para desenvolver com os alunos. Enfocar os cheiros dos ingredientes, o estado que se encontram antes e depois de misturados, etc.

12. Tato: exploração das mãos: para que servem, quantas temos, o que vemos nas mãos, quantos dedos, higienização, tocar diferentes texturas, etc.


13. Manusear diferentes tipos de texturas com os alunos (macia, ásperas, objetos sólidos, líquidos, etc.) e temperaturas (quente e frio).

14. Carimbo das mãos com tinta guache

15. Exploração dos pés: Para que servem, quantos temos, quantos dedos em cada pé, higienização, etc.

16. Desenho do contorno dos pés e pintura livre.



17. Recreação dirigida: vamos brincar de “Adivinhe o que é?!”. A brincadeira consiste em o aluno, com os olhos vendados, adivinhar o nome do objeto que estará apalpando com os pés.

18. Exploração das outras partes do corpo: ombros, braços, pernas, etc. para que servem, quantas temos, no que nos auxiliam, etc.

19. Desenho coletivo de um corpo. Cada criança desenhará uma parte do corpo indicado pela professora.


20. Recreação dirigida: as crianças poderão explorar os diferentes movimentos do corpo brincando de “Estátua”. A brincadeira se inicia ao som de uma música, deverão ficar imóveis, ou seja, sem se mexerem. Variar os ritmos musicais.

21. Desenho com interferência de revista: as crianças deverão completar o que está faltando no desenho.

22. Recreação dirigida envolvendo estrutura corporal: Vamos cantar a musica “Cabeça, ombro, joelho e pé”, indicando as partes do corpo citadas nos versos.

23. Com o contorno de uma das crianças fazer um boneco de pano para ser mais um integrante do grupo. Assim que o boneco ficar pronto, as crianças colocarão feltro para dar a estrutura de um boneco. Faremos olhos, nariz e boca com caneta para tecido e o cabelo será feito de lã.

24. Roda de conversa: decidir se o boneco será menino ou menina, e escolher um nome para ele.

25. Depois de decidido o nome do boneco, pedir para as crianças doação de roupas para ele: cueca ou calcinha, meia, tênis e um uniforme do colégio (ver a possibilidade da escola doar o uniforme).

26. Estabelecer com o grupo regras de cuidados com o boneco, tais como: não molhar, pois ele é de pano, não sujar, etc.

27. Desenho de como ficou nosso boneco pronto.

28. Recreação dirigida envolvendo estrutura corporal: as crianças e a professora irão se movimentar, indicando as partes do corpo que a música indicará: música “Foi à feira”.

29. Toda sexta-feira, sortear uma criança para levar o boneco para a casa. Na segunda-feira a criança deverá trazer de volta o boneco, a folha de registro de como foi o final de semana, escrita pelos pais do aluno e fotos para socializar em roda com o grupo.

30. Desenho de observação das professoras: cada criança poderá escolher uma professora da sala para desenhar.

31. Roda de apreciação: cada criança deverá apresentar seu desenho ao grupo, dizendo quem desenhou. A professora deverá questionar o desenho, perguntando detalhes como: onde estão os olhos, a boca, as orelhas, etc.

32. Desenho com interferência de revista: as crianças deverão completar o que está faltando.


33. Recreação dirigida envolvendo estrutura corporal: “Mamãe mandou”. A brincadeira se inicia quando as crianças estarão espalhadas pelo pátio e a professora diz “mamãe mandou” e as crianças perguntam “o que?”, e então a professora dará o comando “rastejar pelo chão”, e todos fazem. Variar a brincadeira com diversos movimentos: pular, virar cambalhota, andar para o lado, etc.

34. Organizar com as crianças as fichas de relato dos pais e as fotos para montar o livro de registro.

35. Combinar com o grupo a capa do livro e providenciar os materiais necessários para confeccioná-la.

36. Roda de apresentação: mostrar aos alunos o livro concluído e relembrar cada passo do nosso projeto. Os alunos darão suas opiniões sobre: o que mais gostaram de fazer, o que menos gostaram, etc.



Culminância:

Livro com registro e fotos trazidos pelos alunos, fotos e relatos do trabalho desenvolvido em sala de aula, desde a confecção do boneco às atividades realizadas.

Nenhum comentário: