Adsense

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

PLANO DE AULA SUPER HERÓIS - 4º E 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

PLANO DE AULA
SUPER HERÓIS - 4º E 5º ANO
ENSINO FUNDAMENTAL

ÁREA DO CONHECIMENTO: Língua Portuguesa e artes

CONTEÚDOS:
Leitura de texto
Adjetivos
Substantivos comum e próprio
Produção Textual
Composição visual bidimensional

OBJETIVOS:
Participar da leitura
Interpretar textos
Identificar substantivos comuns e próprios
Reconhecer tempos verbais: presente, passado e futuro
Empregar adequadamente o adjetivo
Produzir texto usando paragrafação e pontuação correta
Realizar composição visual bidimensional


DESENVOLVIMENTO:
Iniciar com a rotina da classe

Após, realizar com a turma a leitura do texto Os Super-Heróis de Toquinho
Ouvir a música Os Super-Heróis - Toquinho

Os Super-Heróis
Toquinho

Nós somos os super-heróis.
Defendemos nossa nação.
Vivemos nos gibis, nas telas dos cines,
Nos filmes de televisão.
Levamos bandidos, cruéis e malvados
Ladrões pra dormir na prisão

Nós somos os super-heróis.
Lutamos contra quem vier:
Baixinhos, gordinhos, gigantes,
Vilões maquiavélicos, homem ou mulher.
Mas temos momentos na vida
Em que somos pessoas como outras quaisquer.

Eu sou o homem-aranha
E vou lhes contar um pequeno segredo:
Se esqueço da rede subindo num prédio,
Eu fico morrendo de medo.

Eu sou o detetive Batman
E ontem à tarde perdi minha agulha.
Caiu um botão da minha capa e eu
Não pude de noite fazer a patrulha.

Eu sou o leal super-homem
E hoje cedinho, antes de ir pro batente
Estava com sono e passei sem querer
Criptonita na escova de dente.

Eu sou o conhecido Hulk
E vou revelar um segredo contido:
No carnaval na avenida vou me fantasiar
De abacate batido.

Eu sou a mulher-maravilha
E super-mulher que se preza não mente:
Eu fui dar um beijo no meu namorado
E quebrei seus dentinhos da frente.


Conversa informal com a turma sobre:



O que é preciso para ser um Super Estudante? Pense nas qualidades necessárias para ser o melhor que estudante você pode ser! Escreva as qualidades do super aluno abaixo:

1) Responder no seu caderno:

a) Como deve se comportar na escola um super aluno?
R:

b) O que você considera ser muito importante para ser um super aluno?
R:

c) O que um super aluno nunca deve fazer?
R:

d) O que faz no recreio um super aluno?
R:

e) O que um super aluno faz durante as explicações da professora?
R:

f) Como são os olhos e ouvidos de um super aluno durante uma aula?
R:

g) O que as mãos de um super aluno devem fazer na escola?
R:

h) O que os pés de um super aluno devem fazer na escola?
R:

i) Que outras qualidades ajudam a formar um super aluno?
R:


2) Escreva 10 adjetivos para um Super herói ou uma Super Heroína:
1-
2-
3_
4-
5-
6-
7-
8-
9-
10-


 3) Observe os verbos abaixo e passe para o tempo pedido:


4) Retire do texto lido no início da aula, 5 substantivos Comuns e 5 substantivos próprios:

Comum
1
2
3
4
5

Próprio
1
2
3
4
5

5) PRODUÇÃO TEXTUAL

Se como um conto de fadas você se transformasse em herói, que poderes teria? O que iria fazer? Para onde iria? Quem salvaria? 
Pensando sobre isso, escreva um texto descrevendo a incrível Super Heroína! 


Se preferir, a professora poderá pedir que as crianças façam seu herói com papel criativo, depois anexe o herói no texto

Montar um painel com as fotos das crianças com corpo de super herói:
Agora que você já escreveu sobre como seria se você fosse um super herói, faça um desenho bem bonito para ilustrá-lo

Nenhum comentário: