Adsense

domingo, 2 de junho de 2019

PLANO DE AULA - Corda - Ensino Fundamental 3º Ano


PLANO DE AULA-  Corda -Ensino Fundamental 3º Ano

ÁREA DO CONHECIMENTO:
Educação Física
Arte
Língua portuguesa

CONTEÚDO:
Biografia e obra dos grandes mestres das artes plásticas.
Elementos básicos do desenho: Linha, forma, cor, ponto, textura, luz.
Princípios  básicos da composição: figura-fundo;representação das formas e figuras abstratas,formato da composição.
Desenvolvimento progressivo dos sistemas básicos do movimento corporal: Força, velocidade, coordenação, ritmo, flexibilidade, equilíbrio, agilidade, resistência.
Composição visual bidimensional (desenho, pintura)
Texto injuntivo Instrucional e procedimental

OBJETIVO:
Conhecer a biografia e obras dos grandes mestres das artes plásticas.
Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais.
Observar e aplicar os elementos da composição nas produções realizadas.
Experimentar e fluir combinações de diferentes elementos da ginástica geral;
Utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral;
Reconhecer as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança.
Experimentar diferentes formas de expressão artística, fazendo uso sustentável de materiais, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
Produzir texto instrucional



DESENVOLVIMENTO:
Iniciar a aula com as atividades de rotina.

Biografia do artista plástico Ivan Cruz.

Ivan Cruz, artista plástico, nasceu em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas de seu bairro como toda criança.
Apesar de amante da Arte, enveredou-se pelo caminho do Direito e se formou em 1970, mas nunca deixando de lado a pintura, o que mostrou frequentando a Sociedade Brasileira de Belas Artes nos anos 60 e visitas constantes ao MAM e ao Museu Nacional de Belas Artes.
Em 1978 troca o sucesso financeiro do Rio pela beleza natural de Cabo Frio: o sol, o mar e seus frutos contagiam seu espírito.
No ano de 1986 resolve abandonar a advocacia e se dedicar integralmente à produção artística, e lembra que quando jovem, a primeira pintura que conheceu foi de Portinari em sua fase geométrica. A sua preocupação foi sempre com a criação. Sempre acreditou ser o ecletismo a sua unidade, querendo sempre criar e não copiar apenas.
Em 1990, se preparando para uma exposição em Portugal, Ivan Cruz pintou seus primeiros quadros com temas de sua infância, mais precisamente suas brincadeiras. Daí, o primeiro quadro da série Brincadeiras de Criança, nasceu na Praça Porto Roça – Cabo Frio, com o Título: ” Crianças na Praça”.
Passou a retratar em suas telas: piões, crianças pulando corda, jogando bola de gude, pulando amarelinha, soltando pipa, pulando carniça e muito mais… De 1990 até hoje, Ivan Cruz pintou mais de 500 quadros, retratando mais de 100 brincadeiras distintas, e chamou essa série de “Brincadeiras de Criança”, que cresceu de tal forma sua expressão e repercussão que se transformou em um projeto, pois passou a reunir em suas exposições não só os quadros, mas os brinquedos retratados, oficinas de brincadeiras e confecção de brinquedos, contadores de história, além de uma ambientação com músicas da época, como cantigas de roda.
                                           
Observe a obra acima e faça uma lista com o nome das brincadeiras que se fazem presentes nesta obra de Ivan Cruz.


BRINCADEIRAS DE CORDA
Há muitas brincadeiras divertidas para fazermos nas férias, feriados e horas livres e as brincadeiras com corda estão entre as mais divertidas. Além disso, também são ótimas para  treinar a coordenação motora e agilidade.
Pular corda é uma brincadeira tão antiga que é difícil saber qual a origem, mas há registros dessa brincadeira desde a antiga Grécia. De qualquer forma, o que temos certeza é que até hoje é uma brincadeira frequente entre as crianças, talvez por ser mais livre, sem muitas regras e com diversão garantida.

VAMOS BRINCAR?
Cabo de Guerra
Essa é outra brincadeira com corda que é clássica. Caso você não conheça, é a atividade em que os participantes (mínimo de 2) são divididos em times e cada um pega uma das extremidades da corda. No chão é feita uma marca que identifica o meio da corda. Ganha o time que conseguir puxar o outro até atravessar a marcação no chão. Descobri, outro dia, que dá até para irmãos de idades diferentes brincarem juntos!

Relógio
Uma criança fica no centro da roda com a corda e os outros participantes da brincadeira ficam em redor, formando um círculo. Quem está no meio gira a corda bem rente ao chão e os demais precisam pular a corda sem deixá-la encostar-se à perna ou pés.

 Fio elétrico
Na brincadeira, duas crianças esticam uma corda na altura do pescoço. As demais participantes devem passar por baixo dela, sem encostar-se à corda. Já na segunda rodada, as crianças que estão segurando a corda devem abaixá-la um pouco mais. Todos voltam a passar debaixo da corda, mas sem encostar. Na terceira rodada, abaixa-se mais. E assim por diante, ficando cada vez mais difícil não tocar a corda.

Chicote queimado
Crianças em círculo, uma no meio segurando uma corda por uma das pontas, essa deve girar a corda junto ao solo próximo aos pés dos colegas que devem pulá-la. Quem tocar na corda duas vezes  vai saindo e voltará para a brincadeira quando for trocado o aluno que está no meio.

“A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”. (Ivan Cruz)
Agora é com você, faça a releitura desta obra.


PRODUÇÃO TEXTUAL
Hoje realizamos muitas brincadeiras com a corda, escolha uma e escreva um manual, explicando a alguém como se brinca.

AVALIAÇÃO: A avaliação ocorrerá através da participação nas brincadeiras, observações quanto ao desempenho e o ajuste rítmico dos jogadores e também na atividade de arte.
 A avaliação ocorrerá também, na construção do texto instrucional, observando através da participação, que os objetivos da aula vão sendo conquistados.

Um comentário:

Unknown disse...

Your Affiliate Money Making Machine is ready -

And making profit with it is as easy as 1...2...3!

Follow the steps below to make money...

STEP 1. Input into the system what affiliate products you want to push
STEP 2. Add some push button traffic (this ONLY takes 2 minutes)
STEP 3. See how the system explode your list and sell your affiliate products all for you!

Do you want to start making money???

Click here to make money with the system