Adsense

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

NOVO plano identidade Educação Infantil

PLANO DE AULA - EDUCAÇÃO INFANTIL

SEMANA DE ADAPTAÇÃO E IDENTIDADE

O eu, o outro e o nós 

A identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar a da história pessoal. Sua construção gradativa se dá por meio de interações sociais estabelecidas pela criança, nas quais ela, alternadamente, imita e se funde como o outro para diferenciar-se da oposição. (RCNEI, 2001).

OBJETIVO GERAL
De acordo com os profissionais de saúde, as crianças precisam conhecer o mundo por si mesmas, 
Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade, conhecendo a história e o significado de seu nome. Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e construção de outros valores de vida. Conhecer a história de sua vida e conhecer seus antepassados. 
Adquirir noções de higiene e reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental. Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde e sua vida.
Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental, estabelecer uma relação com a sociedade.  Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.
Possibilitar que a criança construa a sua identidade, autonomia e se adapte a escola, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações. Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima participando das atividades propostas, brincadeiras e da organização da rotina diária.


CONTEÚDOS:

ARTES VISUAIS 
Ler imagens de diferentes grupos sociais.

IDENTIDADE E AUTONOMIA
Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses;
Brincar;

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA 
Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.

MOVIMENTO
Perceber sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo

MÚSICA 
Ouvir, perceber, imitar, inventar, perceber sentimentos, interpretar.

NATUREZA E SOCIEDADE 
Respeito às diferenças existentes entre os costumes, valores e hábitos das diversas famílias e grupos, e o reconhecimento de semelhanças.


DESENVOLVIMENTO:

SEGUNDA-FEIRA
Ideias para decoração da porta da sala de aula:

 

Acolhida - DINÂMICA - BALÕES  SURPRESA
OBJETIVO: Ler para a criança o conteúdo do balão com frases de boas vindas
TEMPO APROXIMADO: 15 minutos
MATERIAL:  Um balão colorido com uma das frases de boas vindas para cada aluno

COMO FAZER:
O professor deve colocar previamente uma frase de boas vindas em cada balão vazio.
Cada criança pega um balão, enche e brinca com ele no espaço, explorando seus movimentos;
Ao ouvir o sinal do professor, todos devem estourar um balão e pegar o papel com a frase que havia dentro dele
Ideias para frases:
SEJA BEM VINDO!
É BOM TÊ-LO COMO AMIGO(A)!
QUE POSSAMOS TER UM ÓTIMO ANO JUNTOS!
ESPERO PODER CONTAR COM A SUA AJUDA!
UM ÓTIMO INÍCIO DE AULA!
ESTOU FELIZ QUE VOCÊ ESTEJA AQUI!
QUE VOCÊ POSSA SER UM BOM COMPANHEIRO(A)!
VAMOS TER UM  ANO MARAVILHOSO JUNTOS!
COMO É GOSTOSO ESTAR NO ___ ANO!
SEMPRE SAIBAMOS SER SOLIDÁRIOS UNS COM OS OUTROS!

Como é o meu corpo? Realizar com a turma a atividade oralmente, nomeando cada parte do corpo, depois as crianças ilustrar, cada um a si mesmo.
Atividade:
                                           


TERÇA-FEIRA

Atividade:
Momento de apresentação na roda, para que todos possam se conhecer melhor e conhecer as regras da sala.
Mostre aos alunos a organização da sala, fale dos cuidados com o material e o que irão fazer durante o ano.
Leve para sala atividades divertidas de colagens, massinhas, recortes, pinturas etc.
Organize as carteiras escolares e marque os lugares das crianças com nomes colados ou personalizados do jeito que preferir

Organize crachás para que possam memorizar seus nomes e de seus colegas ou se preferir, faça os crachás junto com a turma?
Como é o meu nome? Convidar os alunos a escrever seu nome com alfabeto móvel e depois montando o crachá.
Achei no imaculada



QUARTA-FEIRA
Acolhida
Para compor os painéis de da sala de aula, convidar as crianças a confeccionar o painel de aniversários da turma.
Fazer fotos (como nos modelos abaixo) colocando os aniversariantes de cada mês.


Atividade:

Fazer uma pintura com balão cheio de ar ou de farinha de trigo. Emendar algumas folhas de papel com durex, encher o balão. Colocar cores diferentes de tinta em pratinhos descartáveis. Deixar a criança melar o balão na tinta e jogá-lo no papel.


 Achei no finleeandme



QUINTA-FEIRA
Acolhida

Atividade: O que eu fiz durante as férias???
Realizar uma roda de conversa com as crianças sobre o tema, depois, convidar a turma para desenhar no óculos de sol algo que represente onde foi, o que fez ou alguma coisa que comeu.


SEXTA-FEIRA
Acolhida
Dia do Brinquedo - momento do livre brincar

Acolhida - DINÂMICA  -  O MESTRE MANDOU
Escolher uma criança para ser o mestre. Ela deverá inventar uma ordem fácil de resolver e todas as outras devem cumpri-las. Por exemplo: “o mestre mandou dar dois pulinhos”. Somente quem realizar a tarefa continua na brincadeira.

EU - MEU ROSTO - MEU NOME
Depois da brincadeira, convidar os pequenos a realizar o auto retrato com desenho livre ou com recorte e colagem.

A cara redonda
Que hoje eu fiz
tem olhos, tem boca 
pequeno nariz.
Pescoço comprido
E ombros iguais
Chapéu na cabeça
Com laço pra trás.

Cara quadrada
A cara quadrada
que hoje eu fiz
tem olhos, tem boca
pequeno nariz
Tem duas orelhas
que são bem iguais
E tem um cabelo 

Bonito de mais.

 

3 comentários:

valentina disse...

Encontrei nesse blog muito conteúdo que pode ajudar nosso colégio zona norte SP, parabéns pelo blog de qualidade, adoro!

Unknown disse...

If you're looking to lose kilograms then you absolutely need to start using this brand new personalized keto meal plan.

To create this keto diet service, certified nutritionists, fitness trainers, and chefs united to produce keto meal plans that are productive, suitable, money-efficient, and delicious.

Since their launch in early 2019, thousands of clients have already transformed their figure and health with the benefits a great keto meal plan can give.

Speaking of benefits: in this link, you'll discover eight scientifically-confirmed ones offered by the keto meal plan.

Beyonce Velez disse...

Fui diagnosticada com câncer de mama em estágio 3 em agosto de 2015. Uma amiga preciosa me contou sobre a mistura de ervas do Dr. James na África Ocidental. Ela me deu seu número de contato e endereço de e-mail, entrei em contato com ele rapidamente para que ele pudesse me garantir que seu fitoterápico vai curar meu câncer e eu serei curada para sempre. Eu perguntei a ele sobre o processo de cura, ele me pediu para pagar as taxas que eu fiz e em 5 dias úteis ele me mandou o fitoterápico então ele me instruiu sobre como beber por duas semanas para me curar. Contei a meu amigo Gomez sobre o medicamento fitoterápico, então ele me mandou beber. Então, depois de beber por duas semanas, fiquei curado. Estou muito grato e prometo recomendá-lo a qualquer pessoa com câncer e outras doenças como ... Herpes, Hiv / Aids, pcos,
Síndrome de Fibriodisplasia, Epilepsia, Doença de Dupuytren, Diabetes, Doença Cardíaca, Angiopatia, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Doença de Alzheimer, Carcinoma Adrenocortical.Asthma, Doenças Alérgicas.Hiv_, Herpes, Doença Inflamatória Intestinal, AIDS,
Aqui estão suas informações de contato ...... [Email ... drjamesherbalmix@gmail.com.
Whatsapp ... + 2348152855846]