Adsense

sexta-feira, 19 de junho de 2020

PLANO DE AULA – HISTÓRIA - 5º ANO - Organização política e econômica no Brasil Colônia.

PLANO DE AULA –  HISTÓRIA - 5º ANO
COMPETÊNCIAS:
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo

COMPONENTE CURRICULAR
História

UNIDADE TEMÁTICA
Povos e cultura: Meu lugar no mundo e meu grupo social

OBJETOS DO CONHECIMENTO:
As formas de organização social e política: a noção de Estado.

DIREITOS E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Conhecer as primeiras formas de exploração econômica no território brasileiro: extração do pau-brasil, cana-de-açúcar, mineração e mão-de-obra escravizada.

CONTEÚDOS:
Organização política e econômica no Brasil Colônia.

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS:

Realizar e leitura dos textos: 

AS PRIMEIRAS FORMAS DE EXPLORAÇÃO ECONÔMICA NO BRASIL 
EXPLORAÇÃO DO PAU-BRASIL
Ao desembarcar no Brasil, os europeus se depararam com a Mata Atlântica e nela desenvolveram a primeira atividade econômica no território: a exploração do pau-brasil.
O pau-Brasil é uma árvore de madeira nobre. Seu nome científico é Caesalpinia Echinata e é típica do território brasileiro. Podendo atingir 30 metros de altura e 1.5 metros de tronco, essa árvore possui um interior de forte coloração vermelha, num tom que se assemelha a brasas de fogo, daí o nome dado em língua portuguesa. Com o pau-brasil era produzido um corante vermelho para tingir tecidos bastante valorizado na Europa.
O Pau Brasil foi explorado até a exaustão no país. Símbolo de nossa terra e base da nossa economia em seu nascedouro, o pau Brasil é um patrimônio do nosso país e hoje o nosso esforço é voltado a preservá-lo da maneira mais eficiente possível, permitindo assim que as gerações vindouras possam ter a chance de conhecer a árvore que nomeia o nosso país.

CICLO DA CANA-DE-AÇÚCAR
Em 1530, Martim Afonso de Souza deu início à agricultura da cana-de-açúcar no Brasil.
Foi em Pernambuco que o cultivo da cana-de-açúcar mais cresceu, em virtude do solo favorável, clima quente e úmido do relevo do terreno (fácil de abrir caminhos até o litoral) e da menor distância de Portugal. Para dar lugar às vastas plantações de cana-de-açúcar, mais porções da Mata Atlântica foram derrubadas. Os primeiros trabalhadores escravizados a atuar na produção do açúcar foram os indígenas e, em seguida, os africanos.
A cana-de-açúcar provocou:
O aparecimento de vilas no litoral do Nordeste;
A introdução da mão de obra dos escravos negros;
O aparecimento de Vilas do Nordeste e no Recôncavo Baiano (região da Baía de Todos os Santos);
A cobiça dos estrangeiros principalmente holandeses, que invadiram o Brasil;
O desenvolvimento da criação do gado;
O açúcar passou a ser a principal riqueza da colônia;
Os senhores de engenho (donos das fazendas) tornaram-se ricos e poderosos.

CICLO DO OURO
Não é possível falar na exploração do ouro no Brasil sem falar no papel dos bandeirantes paulistas. Desde a chegada em terras brasileiras a coroa portuguesa buscava por minérios. No século XVII as expedições dos bandeirantes estavam em busca de indígenas para escravização e de metais preciosos, e encontram as terras dos atuais estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Para garantir o lucro com a exploração do ouro a arrecadação de tributos foi constante. Para isso impostos como o Quinto foram criados. Este estabelecia que a quinta parte do ouro extraído pertencia ao rei, as formas de cobrança desse imposto foram bastante violentas. O quinto passou a ser associado à expressão “quinto dos infernos” até hoje utilizada na linguagem popular.
A sociedade aurífera envolvia um grande número de ofícios e fazeres: mineradores, comerciantes, advogados, fazendeiros e padres conviviam com a exploração do ouro e boa parte dela vivia. Na base desta pirâmide estão os escravizados.


1) Copie no caderno as perguntas abaixo e responda com base nos textos enviados pela professora e em suas pesquisas em livros ou na internet.
a) O que é pau-brasil e qual seu nome científico e como é esta árvore?
b) Cite 3 fatos provocados pela cana-de-açúcar:
c) Qual o principal imposto recolhido durante o ciclo do ouro?

2) A escravidão no Brasil, o tráfico negreiro escravização dos indígenas também fizeram parte da história da economia  do país. Pesquise em livros, revistas ou na internet e responda:
a) Os portugueses conseguiram escravizar os índios?
b) Os negros vieram para o Brasil de onde? Por quê?
c) Como era a viagem dos negros até chegar em terras brasileiras?
d) Onde eram feitas as compras de escravos?
e) Como os escravos eram tratados no Brasil?
f) O que é Lei Áurea?
g) Em termos gerais, você acha que a escravidão no Brasil acabou? 



AVALIAÇÃO: A avaliação do processo de aprendizagem será realizada por meio das atividades propostas para esta aula, considerando o desenvolvimento de cada um dos alunos.

RECURSOS: 
Folhas impressas, internet (sugestão de leitura) caderno; lápis e borracha.

REFERÊNCIAS:
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/crep_2020/historia_curriculo_rede_estadual_paranaense_diagramado.pdf
https://novaescola.org.br/conteudo/216/a-escravidao-ainda-existe
https://www.infoescola.com/historia/ciclo-da-exploracao-do-ouro/

Nenhum comentário: