PLANO DE AULA – 4º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA - PONTUAÇÃO
COMPONENTES CURRICULARES
Língua Portuguesa
CAMPOS DE ATUAÇÃO
Todos os campos de atuação
OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS
Pontuação
Estratégia de leitura;
Localização de informações explícitas.
Produção de texto: ortografia e pontuação;
Reconhecimento das variedades linguísticas.
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Identificar e interpretar informações explícitas em diferentes gêneros discursivos, como requisito básico para a compreensão leitora.
Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos, ponto e vírgula, aspas, reticências e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto, com o objetivo de aperfeiçoar progressivamente a compreensão e o uso da pontuação em suas produções.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Realizar leitura com a turma, recortar e colar no caderno de Português
Pontuação: Vírgula – Ponto final – Travessão – Dois-pontos – Interrogação – Exclamação e aspas.
Atividades para recortar e colar no caderno – Pontuação
Dividir a turma em equipes, cada equipe confeccionará um cartaz com exemplos de uso para cada Pontuação pedida: Ponto final – Ponto de interrogação – Ponto de Exclamação – Vírgula – Dois pontos e travessão
Explicar aos alunos que deverão produzir cartazes com o tema Pontuação.
O cartaz deve ter :
- Título;
- Criar exemplos com frases;
- Desenhar o sinal de pontuação da sua equipe de forma que fique claro;
- Colocar margem;
AVALIAÇÃO: A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.
RECURSOS: Folhas impressas, material de uso diário.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - Referencial Curricular do Paraná em Foco
DE USO PESSOAL
Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE
e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.
Não é autorizado a postagem em sites,
blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de
WhatsApp sem autorização prévia da autora.
Caso queira indicar este arquivo para outro educador
compartilhe apenas link do blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário