Adsense

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - A CESTA DE DONA MARICOTA - TATIANA BELINKY

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - A CESTA DE DONA MARICOTA - TATIANA BELINKY

ENSINO FUNDAMENTAL


 DESENVOLVIMENTO 

Iniciamos apresentando aos alunos a história: A cesta de dona Maricota e o painel com a feira feita com capricho. Colocamos frutas, verduras e legumes, um pote com a compota e um caldeirão com legumes.

Claro que as frutas, verduras e legumes possuem leituras que serão realizadas pelos alunos durante a sequência.
























LEITURA - Livro: A cesta de dona Maricota


DINÂMICA DE LEITURA - Explicação dos sinais de pontuação: PONTO FINAL, VÍRGULA, EXCLAMAÇÃO, INTERROGRAÇÃO, DOIS PONTOS E TRAVESSÃO. Utilizar cartazes da sala de aula.

As leituras estarão  atrás das frutas, verduras e legumes na feirinha.


Letra M - Para os alunos em fase de alfabetização


Uso do M antes de P e B e no final de palavras



Leitura de FRASES com diferentes pontuações, sílabas simples e complexas.




Vamos montar um prato saudável?


Alimentação saudável com recorte e colagem



Como é o rosto de Dona Maricota?







ESCRITA – 1º e 2º Anos - Ditado de palavras: legumes, frutas e verduras. 




Leitura e escrita de palavras


DISCRIMINAÇÃO VISUAL – Os alunos deverão observar a imagem e encontrar os itens solicitados, quando encontrar, deverá colorir.




Gráfico da fruta preferida da turma:

 

Sequência numérica:


Sucessor e antecessor:


Ficha de leitura – Interpretação textual e lista de palavras.

ARTE – Cada aluno irá montar seu prato. O que colocará? A brincadeira só tem uma regra: SÓ PODE COLOCAR ALIMENTOS SAUDÁVEIS!


PRODUÇÃO ESCRITA – (3º - 4º e 5º) 
Produção De texto – Gênero textual: CONTO.

No primeiro momento, os alunos escreverão um texto com auxílio da professora. 


PRODUÇÃO ESCRITA – Depois cada colega fará seu texto sozinho.


MATEMÁTICA – Situação problema - Relação quantidade X numeral


TECNOLOGIA – Cada aluno irá escolher uma fruta, verdura ou legume e realizar pesquisa no Chromebook sobre as principais funções nutritivas. 

Copiar no caderno e apresentar aos colegas.


O PALADAR – Escrever o nome de cada sabor que podemos perceber através do paladar.

  


PRODUÇÃO ESCRITA – LISTA

Produzir uma lista com frutas, verduras e legumes que conhece.


MAQUETE: Montar com os alunos uma panela de papelão. Fazer desenhos dos ingredientes de uma sopa e anexar a fios(barbante) que serão pendurados na tampa da panela. Quando abrir a panela, os legumes aparecerão.

    

PSICOMOTRICIDADE – Brincadeiras psicomotoras:

1º BRINCADEIRA – 

MATERIAIS: Copo de papel – bola de piscina de bolinha

Colocar os copos de papel empilhados, um dentro do outro de cabeça oara baixo. Em cima da torre de copos, colocar uma bola de piscina de bolinha em cima. Com uma mão, o aluno deverá levantar um copo(com a bola em cima) passar a bola para o ouro copo que ficou na torre e colocar o copo ao lado. Repetir até o final.

2º BRINCADEIRA – 

MATERIAIS: Garrafa de água com metade de água – Bolinha de piscina de bolinha – copos descartáveis coloridos

Colocar 6 copos de boca para baixo, 1 deles deverá ter uma bolinha de piscina de bolinha em cima. O aluno deverá lançar a garrafa de água para que ela fique em pé. Se conseguir que a garrafa fique em pé, a bolinha poderá passar de um copo para o outro, caso não consiga, deverá continuar tentando. Ganha quem conseguir fazer a bolinha chegar ao final dos 6 copos.


ANEXOS - IMAGENS









DE USO PESSOAL


Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!

Nenhum comentário: