Adsense

domingo, 3 de abril de 2022

PLANO DE AULA – 4º ANO LÍNGUA PORTUGUESA - PONTUAÇÃO

PLANO DE AULA – 4º ANO 

LÍNGUA PORTUGUESA - PONTUAÇÃO


COMPONENTES CURRICULARES

Língua Portuguesa


CAMPOS DE ATUAÇÃO

Todos os campos de atuação


OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS

Pontuação

Estratégia de leitura;

Localização de informações explícitas.

Produção de texto: ortografia e pontuação;

Reconhecimento das variedades linguísticas.


OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Identificar e interpretar informações explícitas em diferentes gêneros discursivos, como requisito básico para a compreensão leitora.

Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos, ponto e vírgula, aspas, reticências e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto, com o objetivo de aperfeiçoar progressivamente a compreensão e o uso da pontuação em suas produções.


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO


Realizar leitura com a turma, recortar e colar no caderno de Português

Pontuação: Vírgula – Ponto final – Travessão – Dois-pontos – Interrogação – Exclamação e aspas.



   

   

Atividades para recortar e colar no caderno – Pontuação

Colocar pontuação nas frases conforme necessidade.

Colocar a pontuação necessária no texto.



Produção de CARTAZES sobre PONTUAÇÃO.

Dividir a turma em equipes, cada equipe confeccionará um cartaz com exemplos de uso para cada Pontuação pedida: Ponto final – Ponto de interrogação – Ponto de Exclamação – Vírgula – Dois pontos e travessão

Explicar aos alunos que deverão produzir cartazes com o tema Pontuação. 

O cartaz deve ter :

- Título;

- Criar exemplos com frases;

- Desenhar o sinal de pontuação da sua equipe de forma que fique claro;

- Colocar margem;









AVALIAÇÃO:  A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.

RECURSOS: Folhas impressas, material de uso diário. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - Referencial Curricular do Paraná em Foco


DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!

sexta-feira, 4 de março de 2022

Dinâmica e Atividades Varal de Frases

 Dinâmica e Atividades para Frases nas séries iniciais do

Ensino Fundamental

1º e 2º ano - Ensino fundamental 

Língua Portuguesa - Varal de Frases


COMO FOI NOSSA ATIVIDADE?

As crianças participaram da confecção das peças de roupas usando papel sulfite, cartolina, giz de cera e canetinhas.



Coloriram, recortaram e colaram na cartolina.


Atrás de cada peça de roupa, coloquei uma frase, na maior parte com sílabas simples, considerando a fase da leitura e escrita dos alunos.



Usei barbante para o varal.

Cada criança, em sua vez, recolheu uma roupa do varal e realizou a leitura.


Ficaram todos muito orgulhosos do trabalho coletivo:
Criação das roupinhas, recorte e colagem, arrumação do varal e principalmente por perceber que estavam lendo!
Enfim, um grande incentivo para a turma!

ATIVIDADES PARA O CADERNO




ROUPAS PARA IMPRIMIR E COLORIR:
 








DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!

PLANO DE AULA CIÊNCIAS 4º ANO - ÁGUA

PLANO DE AULA – 4º ANO - CIÊNCIAS 



COMPONENTE CURRICULAR

Ciências


UNIDADE TEMÁTICA

Matéria e Energia


OBJETOS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDOS

Água: características, estados físicos e distribuição no planeta

Importância da água para manutenção da vida na Terra

Fontes de poluição da água

Preservação dos recursos hídricos


OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – FOCO

Conhecer os estados físicos da água, identificando-os em situações do cotidiano.

Investigar sobre a distribuição de água no planeta, relacionando a sua importância para a vida na

Terra.

Identificar as principais fontes de poluição da água e reconhecer procedimentos de preservação

deste recurso na natureza.


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO


Realizar a leitura do texto: Água


PARA QUE PRECISAMOS DA ÁGUA?
Confecção de cartaz coletivo, cada aluno deve desenhar uma utilidade para a água. Depois reunir e colocar como gotas saindo da torneira.

Atividade no caderno - USOS DA ÁGUA


- EXPERIÊNCIA - As plantas também precisam da água!
 Realizar com a turma uma horta ou boneco ecológico - Você pode usar materiais recicláveis para para plantar. 


Boneco ecológico - Para fazer você irá precisar de: alpiste, serragem e meia. Decore como quiser.


Realizar a leitura do texto: Água - CICLO DA ÁGUA

MUDANÇAS NO ESTADO DA ÁGUA

 De sólido para líquido: Fusão – exemplo: Derretimento do gelo.

De líquido para gasoso: Evaporação –  exemplo: O vapor que se desprende durante a fervura da água.

De gasoso para líquido: Condensação – exemplo: O vapor, ao encontrar uma temperatura mais baixa (na tampa de uma chaleira), transforma-se em gotinhas de água.

De líquido para sólido: Solidificação – exemplo: Formação do gelo.


Realizar atividade para fixação de conteúdo, respondendo questões sobre o tema:

PESQUISA:

Quais problemas o excesso de chuvas pode causar?

Quais problemas a falta de chuvas pode causar?


Realizar a leitura do texto: Água   - POR QUE É PRECISO ECONOMIZAR ÁGUA?

PESQUISAR:
- Se fechar a torneira durante o tempo que escova os dentes, quanto irá economizar de água?
- Se lavar o carro ou a calçada com a água que sai da máquina de lavar, quanto irá economizar de água?
- Se fechar a torneira da pia da cozinha enquanto lava a louça, quanto irá economizar de água?



- Realizar leitura do exto: PORQUE A ÁGUA DO MAR É SALGADA?

QUESTIONAMENTOS

Em que estados a água pode ser encontrada na natureza?

Onde encontramos a água no estado líquido?

Onde encontramos a água no estado sólido?

Como ocorre o ciclo da água na natureza?

EXPERIÊNCIA -  O ciclo da água

MATERIAIS:

  • Uma garrafa de plástico transparente - ou saco plástico transparente sem furo
  • Água
  • Corante alimentício azul
  • Marcadores

PROCEDIMENTO:

  • Na parte de cima da garrafa desenhe um céu com sol e algumas nuvens.
  • Despeje um pouco de água na garrafa sem passar da metade. Coloque um pouco de corante e tampe.
  • Deixe a garrafa no sol por um tempo.
  • A água no fundo da garrafa vai evaporar quando for aquecida pelo sol. Logo começarão a formar gotas de água na parte de cima da garrafa.

(Foto encontrada na internet sem referência do autor)

(Foto encontrada na internet sem referência do autor)

PORQUE ISSO ACONTECE?

Nesse experimento, podemos simular de forma simples parte do ciclo da água que ocorre na Terra. O sol aquece a água, que sobe para a atmosfera na forma de vapor, formando as nuvens.

Quando encontra uma corrente fria de ar, o vapor que está nas nuvens condensa e cai sob a forma de chuva. Esse é um dos experimentos com água para crianças que elas mais gostam.


- Confecção de cartaz com o tema: ECONOMIZE ÁGUA


DICAS PARA CUIDADO COM A ÁGUA:
Diminua o tempo no chuveiro.
Lave sua roupa de forma mais consciente.
Evite lavar a calçada com mangueira.
Use o balde para lavar o carro.
Não deixe a água correndo ao lavar a louça.
Escove os dentes com a torneira fechada.
Verifique vazamentos.
Utilize produtos de limpeza apropriados e de qualidade.
Reutilize a água da chuva.
Prefira equipamentos e eletrodomésticos com uso reduzido de água.
Não jogue lixos nos lagos e rios.

AVALIAÇÃO:  A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.

RECURSOS: Folhas impressas, cartolina, papel colorido, material de uso diário.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Referencial Curricular


DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!