Adsense

terça-feira, 23 de outubro de 2018

PLANO DE AULA - 5º Ano - USO DOS PORQUÊS

PLANO DE AULA - 5º Ano - USO DOS PORQUÊS

ÁREA DO CONHECIMENTO: Língua portuguesa e Artes

CONTEÚDOS:
Leitura e Interpretação
Uso dos Porquês
Composição visual bidimensional

OBJETIVOS:
Realizar a leitura e a interpretação de texto
Conhecer as quatro formas possíveis para a escrita dessa expressão: Porque, por que, porquê, por quê
Relacionar as formas aos usos.

DESENVOLVIMENTO:
Iniciar a aula com a rotina da sala de aula.
Realizar com a turma a leitura e a ilustração do poema:


“Por ques” e “porques” engraçados

Por que você acorda?
Porque você dorme.

Por que o leão fugiu?
Porque encontrou a jaula aberta.

Por que o pinto pia?
Porque, não sabe falar.

Por que o galo briga?
Porque a galinha não está no galinheiro.

Por que aquele cachorro não late?
Porque é um cachorro quente.

Por que a xícara tem asas mas não voa?
Porque não é uma ave.

Por que o elefante pesa toneladas?
Porque come muito.

Clélia Márcia


Atividades

1)    Qual é o título do texto?
R.:
2)    Quem é o autor do texto?
R.:
3)    Quantas frases possui o texto?
R.:
4)    Em sua opinião o que levou a autora a dar este título ao texto?
R.:

Fique ligado!
Por que: no inicio e meio de perguntas;
Por quê: no fim de perguntas;
Porque: para responder uma pergunta;
Porquê: quando significar razão ou motivo.

 5)    Agora é sua vez, crie uma pergunta e uma resposta engraçadas utilizando os “por quês”.
R.:

6)    Complete as frases abaixo com o “por que” correto:
a)    Carol está triste. Posso saber  _______________________?
b)    _______________________ Marta chegou atrasada?
c)    Mamãe está feliz _______________________ vai ao cinema.
d)    Qual será o _______________________ de toda aquela multidão?

7)   Complete com (porque, por que, porquê ou por quê) de acordo com o que se pede:

a)    Quero saber _______________ você está assim. (pergunta indireta)

b)    Foi aprovado e não sabe _____________________. (por qual motivo)

c)    ______________ está tão feliz. ( pergunta direta)

d)    Vitória não foi a festa ______________________ não tem vestido. (explicação)

e)    Ignoram o __________________ da sua escolha. (o motivo = substantivo)

f)     São difíceis os caminhos _________________ caminhei. (pelos quais)

g)    Não veio a faculdade _________________ carona? ( pergunta propondo resposta)

h)    Não viajou, _______________não tinha dinheiro. (pois) ( explicação)

i)     _______________ as pessoas vivem brigando? (pergunta direta)

j)      Não viajou _____________? (frase interrogativa)

k)    Ele viajou _____________ foi chamado para uma festa. (uma vez que)

l)      Ela deve estar na escola ______________ está no horário. (resposta)

m)  A mãe quer um ____________ de tanto choro. (substantivo)

n)    Ana não veio a aula ______________ não tem caderno. (pois)

o)    Muitos reclamaram, mas não havia ________________. (por qual motivo)

Achei no acessaber.com

7) Crie um frase para cada uso dos porquês:
Atividade interativa. Recorte, cole em seu caderno apenas no traço em negrito na vertical, e onde está tracejado você não deverá colar, apenas dobrar, escreva as frases nas linhas do seu caderno.
Clique e veja esta e muitas outras atividades!

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

PLANO DE AULA SUPER HERÓIS - 4º E 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

PLANO DE AULA
SUPER HERÓIS - 4º E 5º ANO
ENSINO FUNDAMENTAL

ÁREA DO CONHECIMENTO: Língua Portuguesa e artes

CONTEÚDOS:
Leitura de texto
Adjetivos
Substantivos comum e próprio
Produção Textual
Composição visual bidimensional

OBJETIVOS:
Participar da leitura
Interpretar textos
Identificar substantivos comuns e próprios
Reconhecer tempos verbais: presente, passado e futuro
Empregar adequadamente o adjetivo
Produzir texto usando paragrafação e pontuação correta
Realizar composição visual bidimensional


DESENVOLVIMENTO:
Iniciar com a rotina da classe

Após, realizar com a turma a leitura do texto Os Super-Heróis de Toquinho
Ouvir a música Os Super-Heróis - Toquinho

Os Super-Heróis
Toquinho

Nós somos os super-heróis.
Defendemos nossa nação.
Vivemos nos gibis, nas telas dos cines,
Nos filmes de televisão.
Levamos bandidos, cruéis e malvados
Ladrões pra dormir na prisão

Nós somos os super-heróis.
Lutamos contra quem vier:
Baixinhos, gordinhos, gigantes,
Vilões maquiavélicos, homem ou mulher.
Mas temos momentos na vida
Em que somos pessoas como outras quaisquer.

Eu sou o homem-aranha
E vou lhes contar um pequeno segredo:
Se esqueço da rede subindo num prédio,
Eu fico morrendo de medo.

Eu sou o detetive Batman
E ontem à tarde perdi minha agulha.
Caiu um botão da minha capa e eu
Não pude de noite fazer a patrulha.

Eu sou o leal super-homem
E hoje cedinho, antes de ir pro batente
Estava com sono e passei sem querer
Criptonita na escova de dente.

Eu sou o conhecido Hulk
E vou revelar um segredo contido:
No carnaval na avenida vou me fantasiar
De abacate batido.

Eu sou a mulher-maravilha
E super-mulher que se preza não mente:
Eu fui dar um beijo no meu namorado
E quebrei seus dentinhos da frente.


Conversa informal com a turma sobre:



O que é preciso para ser um Super Estudante? Pense nas qualidades necessárias para ser o melhor que estudante você pode ser! Escreva as qualidades do super aluno abaixo:

1) Responder no seu caderno:

a) Como deve se comportar na escola um super aluno?
R:

b) O que você considera ser muito importante para ser um super aluno?
R:

c) O que um super aluno nunca deve fazer?
R:

d) O que faz no recreio um super aluno?
R:

e) O que um super aluno faz durante as explicações da professora?
R:

f) Como são os olhos e ouvidos de um super aluno durante uma aula?
R:

g) O que as mãos de um super aluno devem fazer na escola?
R:

h) O que os pés de um super aluno devem fazer na escola?
R:

i) Que outras qualidades ajudam a formar um super aluno?
R:


2) Escreva 10 adjetivos para um Super herói ou uma Super Heroína:
1-
2-
3_
4-
5-
6-
7-
8-
9-
10-


 3) Observe os verbos abaixo e passe para o tempo pedido:


4) Retire do texto lido no início da aula, 5 substantivos Comuns e 5 substantivos próprios:

Comum
1
2
3
4
5

Próprio
1
2
3
4
5

5) PRODUÇÃO TEXTUAL

Se como um conto de fadas você se transformasse em herói, que poderes teria? O que iria fazer? Para onde iria? Quem salvaria? 
Pensando sobre isso, escreva um texto descrevendo a incrível Super Heroína! 


Se preferir, a professora poderá pedir que as crianças façam seu herói com papel criativo, depois anexe o herói no texto

Montar um painel com as fotos das crianças com corpo de super herói:
Agora que você já escreveu sobre como seria se você fosse um super herói, faça um desenho bem bonito para ilustrá-lo

terça-feira, 25 de setembro de 2018

PLANO DE AULA – PONTO – LINHAS E CURVAS

PLANO DE AULA – PONTO – LINHAS E CURVAS

ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes

CONTEÚDO: linhas e curvas

OBJETIVOS:
Conhecer diferentes tipos de linhas.
Identificar linhas em obras de arte.
Produzir obra de arte a partir de linha e curva.

A linha, assim como o ponto, é elemento essencial na composição visual. A linha está presente em nossa vida e em todas as coisas que estão ao nosso redor, especialmente na natureza. Observe a folha de uma árvore! Quantas linhas não possui? Inúmeras não é mesmo? Os nossos cabelos também são exemplos de linhas: se são lisos são linhas retas, se são crespos, encaracolados ou cacheados são linhas curvas, onduladas ou espiraladas.
 A linha é obtida através de infinitos pontos. Também é obtida através do “rastro” de um ponto. Quando se coloca um ponto em movimento, ele forma uma linha. A linha é o elemento básico de todo grafismo e um dos mais usados. Representa a forma de expressão mais simples e pura, porém também a mais dinâmica e variada.
Podemos classificar as linhas da seguinte maneira:
       

1 - Quanto à forma a linha pode ser:

2 – Quanto à posição a linha pode ser:

3 - Quanto ao traçado a linha pode ser:



4 - Quanto à direção as linhas podem ser:


DESENHO A PARTIR DE LINHAS.

Nesta atividade vamos exercitar a criatividade. A partir das linhas sugeridas nos quadros abaixo crie desenhos. Solte a imaginação e capriche pintando os desenhos e também o fundo da imagem.
 



Observe o percurso e responda:
1-   Que cor é o carro que está no cruzamento da Rua Cravo com a Rua Amor? Amarelo
2-   O carro azul está em qual cruzamento? Rua Palma e rua da Felicidade
3-   Trace um percurso onde o carro vermelho passe pela rua Cravo, rua da Paz e chegue próximo do carro azul na rua Palma.
4-   Quantos quarteirões podem ser visto inteiros nessa imagem? 8
5-   Se um quarteirão tem 4 ruas, quantas ruas terão:
2 quarteirões: 8          3 quarteirões: 12         4 quarteirões: 16       5 quarteirões: 20
6-   Quantas rua podem ser vistas nessa imagem? 8
7-   Em qual rua estão localizadas três casas? Rua Rosa
8-   Faça uma curva fechada simples em torno do carro azul.
9-   Faça uma curva fechada não simples em torno do carro amarelo.
10- Faça uma curva aberta simples em torno do carro vermelho.


Agora, com muito capricho crie um desenho apenas usando: Ponto, linhas e curvas
Modelos:





segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Árvore de papel na Educação Infantil

Muitas ideias para fazer uma bela 
Árvore de papel 
com os pequenos da Educação Infantil usando diferentes materiais:
* prato de papel
* papel colorido
* forminhas de brigadeiro
*algodão
* papel crepom
* tampa de plástico em geral
* rolo de papel
* carimbo

Árvore decorada com pássaros


Árvore com recortes de papel
Achei aqui iheartcraftythings

Árvore com rolinho de papel e algodão
Achei aqui nontoygifts

Árvore com carimbo - cores do outono 
Achei aqui craftymorning

Árvore com forminha de brigadeiro 
Achei aqui iheartcraftythings

Árvore com papel picado
Achei no grow-clever

Árvore com prato de papel 
Achei no nounoudunord

Árvore com rolo de papel - abrigo para os pássaros
Achei no patchworkparent

Árvore com colagem de papel e ninho de pássaros 
Achei no sempreclarisse

Árvore com rolinho de papel 
Achei no target

Árvore com recortes de papel - colocar a cor das folhas  conforme a estação que deseja representar
Achei no Krokotak

Árvore com rolinho de papel - Veja o passo a passo
Achei no Krokotak

Árvore com colagem de tampinha plástica
Achei no Krokotak

Árvore para colorir, recortar e colar


Painel com a árvore nas 4 estações 
encontrado na internet sem referência do autor

terça-feira, 18 de setembro de 2018

PLANO DE AULA – 5º ANO - ELEIÇÕES

PLANO DE AULA – 5º ANO - ELEIÇÕES

ÁREA DO CONHECIMENTO:
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências humanas e Produção Textual

CONTEÚDOS:
Leitura, Interpretação e produção textual
Resolução de situações problemas
Criação de gráficos
O papel dos poderes: Legislativo, Executivo e judiciário; e demonstrar a importância destes para consolidação da democracia

OBJETIVOS:
Realizar leitura e interpretação de texto
Conhecer as responsabilidades desempenhadas pelos três poderes
Interpretar e resolver situações problemas
Criar gráficos
Compreender o papel dos poderes: Legislativo, Executivo e judiciário.


DESENVOLVIMENTO:
Iniciar a aula com a rotina da sala de aula: oração, chamada e calendário:

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
Dividir a turma em grupos, pedir que cada grupo realize a leitura dos textos e explique o que compreendeu para seus colegas.

Após realizar a leitura dos textos e compartilhar exemplos e ideias com seus colegas, responda em seu caderno:
a) O que é voto?

b) Como chamamos as pessoas que votam?

c) Como chamamos as pessoas que são votadas?

d) O que significa T.R.E.?

e) Para que serve a propaganda eleitoral?

f) Na sua opinião, o que é que a política tem a ver com a sua vida?

g) Explique como funciona e o que fazem os três poderes do nosso país:

Escreva o nome do atual:

a)    Presidente da República: 

b)    Governador do Estado: 

c)    Prefeito do Município: 

PRODUÇÃO TEXTUAL
Atividade individual:

O Brasil está no período de campanha eleitoral, com isso, vemos a todo momento propagandas no rádio e na televisão, o que não agrada muita gente. Leia e observe a charge abaixo, depois produza um texto dissertativo, falando sobre:
- O que é corrupção?
- Onde a corrupção está?
- O que podemos fazer para ter um país melhor?


SITUAÇÕES PROBLEMAS

Calcule e responda:
1. Quantos eleitores votaram nessas eleições?

2. Quantos eleitores deixaram de votar?

3. Quantos foram os votos válidos nesta eleição?

4. Qual foi o candidato mais votado? Quantos votos ele teve?

5. Qual foi a diferença de votos entre o primeiro e o segundo colocado?

6. Dos votos válidos, quantos não foram o candidato vencedor?

7. Escreva como se lê:
- 3245 –
- 7370 –
- 6250 –
- 4125 –
- 23105 –
- 1535 –

8. Coloque os números em ordem crescente: 3245 – 7370 –  6250 – 4125 – 23105 – 1535:

9. Coloque os números em ordem decrescente: 3245 – 7370 –  6250 – 4125 – 23105 – 1535:

10. Quantos votos teria a candidata Maria, se tivesse conseguido o triplo de votos?

11. Construa um gráfico de colunas representando os votos de cada candidato.