Adsense

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Maquetes e Cartazes dos alunos do 5º Ano


Muito trabalho! Mas está tudo prontinho!
Os trabalhos dos alunos do 5º B Ano - Minha Turma, para Mini Aulas!
As ideias de maquete e cartazes também podem ser utilizadas para Feira de ciências na escola.

Confira tudinho aqui:

Maquete Energia Eólica
Maquete Energia Hidrelétrica
Maquete Energia Solar
Cartaz Energia Eólica
Cartaz Energia Solar
Cartaz Economia de energia
Camadas da Terra
Partes do Rio
Matemática - Ângulos
Furacão



















Parabéns à todos os alunos pela dedicação!

Sequência de atividades sobre Cantigas de Roda

Uma linda sequência de atividades sobre Cantigas de Roda!
Atividades cantigas de roda para Educação Infantil

Meu pintinho amarelinho, cabe aqui na minha mão...
Pintinho amarelinho feito com embalagem reciclável, colar olhos, bico e asas.

O sapo não lava o pé, não lava porque não quer... 
Sapo feito com prato de papel
Achei no Fireflies and Mud Pies

Borboletinha tá na cozinha, fazendo chocolate para madrinha...
Uma linda borboleta com recortes e colagem de papel.
Achei no jufjoycella 

Achei no

Como pode o peixe vivo, viver fora da água fria? 
Como poderei viver, como poderei viver, sem a sua companhia?

Vamos fazer peixinhos na água do aquário: 
Achei no 

O  barquinho virou, foi pro fundo do mar, foi por causa da  __________ que não soube remar.
Esse barco fica lindo! Colorir o prato de papel em tons de azul, colocar o sol e o barquinho, pode ser colorido pelas crianças. 

Caranguejo não é peixe, caranguejo peixe é...
Caranguejo feito com forminha de brigadeiro. 

A dona aranha subiu pela parede, veio a chuva forte e a derrubou
Aranha feita com papel preto. A teia da aranha feita no prato de papel e feito também um recorte no prato para movimentar a aranha
Achei no Achei no iheartcraftythings

terça-feira, 23 de outubro de 2018

PLANO DE AULA - 5º Ano - USO DOS PORQUÊS

PLANO DE AULA - 5º Ano - USO DOS PORQUÊS

ÁREA DO CONHECIMENTO: Língua portuguesa e Artes

CONTEÚDOS:
Leitura e Interpretação
Uso dos Porquês
Composição visual bidimensional

OBJETIVOS:
Realizar a leitura e a interpretação de texto
Conhecer as quatro formas possíveis para a escrita dessa expressão: Porque, por que, porquê, por quê
Relacionar as formas aos usos.

DESENVOLVIMENTO:
Iniciar a aula com a rotina da sala de aula.
Realizar com a turma a leitura e a ilustração do poema:


“Por ques” e “porques” engraçados

Por que você acorda?
Porque você dorme.

Por que o leão fugiu?
Porque encontrou a jaula aberta.

Por que o pinto pia?
Porque, não sabe falar.

Por que o galo briga?
Porque a galinha não está no galinheiro.

Por que aquele cachorro não late?
Porque é um cachorro quente.

Por que a xícara tem asas mas não voa?
Porque não é uma ave.

Por que o elefante pesa toneladas?
Porque come muito.

Clélia Márcia


Atividades

1)    Qual é o título do texto?
R.:
2)    Quem é o autor do texto?
R.:
3)    Quantas frases possui o texto?
R.:
4)    Em sua opinião o que levou a autora a dar este título ao texto?
R.:

Fique ligado!
Por que: no inicio e meio de perguntas;
Por quê: no fim de perguntas;
Porque: para responder uma pergunta;
Porquê: quando significar razão ou motivo.

 5)    Agora é sua vez, crie uma pergunta e uma resposta engraçadas utilizando os “por quês”.
R.:

6)    Complete as frases abaixo com o “por que” correto:
a)    Carol está triste. Posso saber  _______________________?
b)    _______________________ Marta chegou atrasada?
c)    Mamãe está feliz _______________________ vai ao cinema.
d)    Qual será o _______________________ de toda aquela multidão?

7)   Complete com (porque, por que, porquê ou por quê) de acordo com o que se pede:

a)    Quero saber _______________ você está assim. (pergunta indireta)

b)    Foi aprovado e não sabe _____________________. (por qual motivo)

c)    ______________ está tão feliz. ( pergunta direta)

d)    Vitória não foi a festa ______________________ não tem vestido. (explicação)

e)    Ignoram o __________________ da sua escolha. (o motivo = substantivo)

f)     São difíceis os caminhos _________________ caminhei. (pelos quais)

g)    Não veio a faculdade _________________ carona? ( pergunta propondo resposta)

h)    Não viajou, _______________não tinha dinheiro. (pois) ( explicação)

i)     _______________ as pessoas vivem brigando? (pergunta direta)

j)      Não viajou _____________? (frase interrogativa)

k)    Ele viajou _____________ foi chamado para uma festa. (uma vez que)

l)      Ela deve estar na escola ______________ está no horário. (resposta)

m)  A mãe quer um ____________ de tanto choro. (substantivo)

n)    Ana não veio a aula ______________ não tem caderno. (pois)

o)    Muitos reclamaram, mas não havia ________________. (por qual motivo)

Achei no acessaber.com

7) Crie um frase para cada uso dos porquês:
Atividade interativa. Recorte, cole em seu caderno apenas no traço em negrito na vertical, e onde está tracejado você não deverá colar, apenas dobrar, escreva as frases nas linhas do seu caderno.
Clique e veja esta e muitas outras atividades!

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

PLANO DE AULA SUPER HERÓIS - 4º E 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

PLANO DE AULA
SUPER HERÓIS - 4º E 5º ANO
ENSINO FUNDAMENTAL

ÁREA DO CONHECIMENTO: Língua Portuguesa e artes

CONTEÚDOS:
Leitura de texto
Adjetivos
Substantivos comum e próprio
Produção Textual
Composição visual bidimensional

OBJETIVOS:
Participar da leitura
Interpretar textos
Identificar substantivos comuns e próprios
Reconhecer tempos verbais: presente, passado e futuro
Empregar adequadamente o adjetivo
Produzir texto usando paragrafação e pontuação correta
Realizar composição visual bidimensional


DESENVOLVIMENTO:
Iniciar com a rotina da classe

Após, realizar com a turma a leitura do texto Os Super-Heróis de Toquinho
Ouvir a música Os Super-Heróis - Toquinho

Os Super-Heróis
Toquinho

Nós somos os super-heróis.
Defendemos nossa nação.
Vivemos nos gibis, nas telas dos cines,
Nos filmes de televisão.
Levamos bandidos, cruéis e malvados
Ladrões pra dormir na prisão

Nós somos os super-heróis.
Lutamos contra quem vier:
Baixinhos, gordinhos, gigantes,
Vilões maquiavélicos, homem ou mulher.
Mas temos momentos na vida
Em que somos pessoas como outras quaisquer.

Eu sou o homem-aranha
E vou lhes contar um pequeno segredo:
Se esqueço da rede subindo num prédio,
Eu fico morrendo de medo.

Eu sou o detetive Batman
E ontem à tarde perdi minha agulha.
Caiu um botão da minha capa e eu
Não pude de noite fazer a patrulha.

Eu sou o leal super-homem
E hoje cedinho, antes de ir pro batente
Estava com sono e passei sem querer
Criptonita na escova de dente.

Eu sou o conhecido Hulk
E vou revelar um segredo contido:
No carnaval na avenida vou me fantasiar
De abacate batido.

Eu sou a mulher-maravilha
E super-mulher que se preza não mente:
Eu fui dar um beijo no meu namorado
E quebrei seus dentinhos da frente.


Conversa informal com a turma sobre:



O que é preciso para ser um Super Estudante? Pense nas qualidades necessárias para ser o melhor que estudante você pode ser! Escreva as qualidades do super aluno abaixo:

1) Responder no seu caderno:

a) Como deve se comportar na escola um super aluno?
R:

b) O que você considera ser muito importante para ser um super aluno?
R:

c) O que um super aluno nunca deve fazer?
R:

d) O que faz no recreio um super aluno?
R:

e) O que um super aluno faz durante as explicações da professora?
R:

f) Como são os olhos e ouvidos de um super aluno durante uma aula?
R:

g) O que as mãos de um super aluno devem fazer na escola?
R:

h) O que os pés de um super aluno devem fazer na escola?
R:

i) Que outras qualidades ajudam a formar um super aluno?
R:


2) Escreva 10 adjetivos para um Super herói ou uma Super Heroína:
1-
2-
3_
4-
5-
6-
7-
8-
9-
10-


 3) Observe os verbos abaixo e passe para o tempo pedido:


4) Retire do texto lido no início da aula, 5 substantivos Comuns e 5 substantivos próprios:

Comum
1
2
3
4
5

Próprio
1
2
3
4
5

5) PRODUÇÃO TEXTUAL

Se como um conto de fadas você se transformasse em herói, que poderes teria? O que iria fazer? Para onde iria? Quem salvaria? 
Pensando sobre isso, escreva um texto descrevendo a incrível Super Heroína! 


Se preferir, a professora poderá pedir que as crianças façam seu herói com papel criativo, depois anexe o herói no texto

Montar um painel com as fotos das crianças com corpo de super herói:
Agora que você já escreveu sobre como seria se você fosse um super herói, faça um desenho bem bonito para ilustrá-lo

terça-feira, 25 de setembro de 2018

PLANO DE AULA – PONTO – LINHAS E CURVAS

PLANO DE AULA – PONTO – LINHAS E CURVAS

ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes

CONTEÚDO: linhas e curvas

OBJETIVOS:
Conhecer diferentes tipos de linhas.
Identificar linhas em obras de arte.
Produzir obra de arte a partir de linha e curva.

A linha, assim como o ponto, é elemento essencial na composição visual. A linha está presente em nossa vida e em todas as coisas que estão ao nosso redor, especialmente na natureza. Observe a folha de uma árvore! Quantas linhas não possui? Inúmeras não é mesmo? Os nossos cabelos também são exemplos de linhas: se são lisos são linhas retas, se são crespos, encaracolados ou cacheados são linhas curvas, onduladas ou espiraladas.
 A linha é obtida através de infinitos pontos. Também é obtida através do “rastro” de um ponto. Quando se coloca um ponto em movimento, ele forma uma linha. A linha é o elemento básico de todo grafismo e um dos mais usados. Representa a forma de expressão mais simples e pura, porém também a mais dinâmica e variada.
Podemos classificar as linhas da seguinte maneira:
       

1 - Quanto à forma a linha pode ser:

2 – Quanto à posição a linha pode ser:

3 - Quanto ao traçado a linha pode ser:



4 - Quanto à direção as linhas podem ser:


DESENHO A PARTIR DE LINHAS.

Nesta atividade vamos exercitar a criatividade. A partir das linhas sugeridas nos quadros abaixo crie desenhos. Solte a imaginação e capriche pintando os desenhos e também o fundo da imagem.
 



Observe o percurso e responda:
1-   Que cor é o carro que está no cruzamento da Rua Cravo com a Rua Amor? Amarelo
2-   O carro azul está em qual cruzamento? Rua Palma e rua da Felicidade
3-   Trace um percurso onde o carro vermelho passe pela rua Cravo, rua da Paz e chegue próximo do carro azul na rua Palma.
4-   Quantos quarteirões podem ser visto inteiros nessa imagem? 8
5-   Se um quarteirão tem 4 ruas, quantas ruas terão:
2 quarteirões: 8          3 quarteirões: 12         4 quarteirões: 16       5 quarteirões: 20
6-   Quantas rua podem ser vistas nessa imagem? 8
7-   Em qual rua estão localizadas três casas? Rua Rosa
8-   Faça uma curva fechada simples em torno do carro azul.
9-   Faça uma curva fechada não simples em torno do carro amarelo.
10- Faça uma curva aberta simples em torno do carro vermelho.


Agora, com muito capricho crie um desenho apenas usando: Ponto, linhas e curvas
Modelos: